https://www.tudosobreparis.com/

 

226 ANOS DO MUSEU DE LOUVRE

Inaugurado a finais do século XVIII, o Museu do Louvre é o museu mais importante da França e um dos mais visitados do mundo. Atualmente recebe mais de oito milhões de visitantes a cada ano.

Formado a partir das coleções da monarquia francesa e das espoliações realizadas durante o Império Napoleônico, o Museu do Louvre abriu as suas portas em 1793 mostrando um novo modelo de museu, que passava das mãos das classes dirigentes ao desfrute do público geral. 

Arquitetura do edifício

O Museu do Louvre está instalado no Palácio do Louvre, uma fortaleza do século XII que foi ampliada e reformada em diversas ocasiões. Antes de que se tornasse um museu, alguns monarcas como Carlos V e Felipe II utilizaram o palácio como residência real onde acumulavam suas coleções artísticas.

Depois da transferência da residência real ao Palácio de Versalheso impressionante edifício de 160.000 metros quadrados deu início ao seu processo de transformação a um dos museus mais importantes do mundo.

Em 1989 foi construída a pirâmide de cristal, rompendo a monotonia dos grandes blocos cinzas do museu e que atualmente serve como porta de acesso.

As exposições

A coleção do Louvre compreende cerca de 300.000 obras anteriores a 1948, das quais são expostas aproximadamente 35.000.

A imensa coleção está organizada de forma temática em diferentes áreas: antiguidades orientais, antiguidades egípcias, antiguidades gregas, romanas e etruscas, história do Louvre e o Louvre medieval, pintura, escultura, objetos de arte, artes gráficas e arte do Islã.

Entre as pinturas mais importantes do museu vale a pena destacar as seguintes:

  • Monalisa de Leonardo da Vinci.

  • A Liberdade Guiando o Povo de Delacroix.

  • As Bodas de Caná de Veronese.

Entre as esculturas, as obras mais destacadas são:

  • Venus de Milo da Antiga Grécia.

  • O escriba sentado do Antigo Egito.

  • Vitória de Samotrácia do período Helenístico da Antiga Grécia.

Um museu de grande nome e extensão

O Louvre é enorme e os amantes da arte podem passar vários dias passeando por ele. Para ter uma ideia geral e ver as obras mais destacadas, é necessário dedicar pelo menos uma manhã completa para percorrer o museu.

Se você se interessa pela arte e quer conhecer a fundo as obras do Louvre, o museu coloca à disposição de seus visitantes um audioguia com comentáriossobre cada obra dessa galeria. Você pode fazer o download em seu celular ou no Nintendo 3DS.

Embora o Museu do Louvre seja muito importante a nível mundial, para as pessoas que não são muito interessadas em arte ele pode acabar se tornando um passeio cansativo devido às suas enormes dimensões, além do calor e das aglomerações.

Curiosidades sobre o Museu do Louvre

Antônia Caroline de Chagas

O Museu do Louvre é o maior e mais visitado museu do mundo. Lar de milhares de obras de arte, o famoso museu é protagonista de várias curiosidades. Hoje trouxemos uma lista de curiosidades e coisas que você provavelmente não sabia sobre o Louvre. Vem que eu te conto!
  • O museu tem 72.735 m2e abriga 38 mil obras de artes expostas. Sim, expostas, pois há outras 422 mil que não estão em exposição e sim guardadas no local.
  • O museu tem sua própria brigada de incêndio, com 48 bombeiros à disposição 24 horas por dia.
  • São 2290 funcionários ao todo, 1200 são seguranças.
  • Seriam necessários 100 dias para ver todas as obras do museu.
  • O Louvre recebe cerca de 15 mil visitantes por dia.
  • Ele começou a ser construído no século 16, para ser um palácio. Ele foi ganhando novas estruturas a cada rei que assumia o poder.
  • O quadro mais famoso exposto no museu é a Mona Lisa, é claro. O quadro tem sua própria estrutura à prova de balas e é escoltado por dois seguranças.

  • Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas tomaram Paris e transformaram o Louvre em um depósito para as obras de artes que eles roubavam dos judeus.
  • A famosa pirâmide de vidro é um símbolo muito conhecido do museu. Mas ela não foi bem aceita quando foi inaugurada, em 1989. A pirâmide foi criticada por seu design moderno contrastar demais com a estrutura renascentista do museu.
  • É no Louvre que se encontra o Código de Hammurabi.
  • Nas quartas e quintas-feira o museu fica aberto até às 21:45, uma boa pedida para quem quer visitar o local sem ter que enfrentar enormes filas.
  • Na mesma sala em que está exposta a Mona Lisa, se encontra a maior pintura exposta no museu: As Bodas de Caná, com 6 metros de largura e 9 metros de altura.

 

 

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite seu nome