Carlos Braz é agitador cultural e historiador. Idealizador do Festival Freakshow e toca na banda Iguanas.

Alice in Chains

Ascensão, queda e renascimento

Por Carlos Braz

Would? - Alice In Chains - LETRAS.MUS.BR

Na história da música, poucas bandas conseguiram alcançar o sucesso comercial e, ao mesmo tempo, ser ícone de um estilo e de uma geração. Normalmente, quando isso acontece, a banda ganha seu lugar no Olimpo do rock, garantindo sucesso e estabilidade para o resto da vida.  A banda Alice in Chains teve uma ascensão meteórica, sucesso comercial e foi representante da geração X e do grunge. No entanto, instabilidade emocional, vícios e tragédias impediram a banda de ter garantia de estabilidade. Porém, após uma trajetória de ascensão e queda, a banda teve um merecido renascimento.

ALICE IN CHAINS divulga nova música, "The One You Know" | Roadie Crew

Em 1987, Jerry Cantrell conheceu Layne Staley no Music Bank, ponto de encontro de bandas em Seattle, Washington. Cantrell ficou impressionado com estilo e o cabelo rosa de Staley, que estava cercado de belas garotas. Layne Staley tocava numa banda de glam metal chamada Alice N’ Chains. Cantrell havia tocado na banda Diamond Lie, mas estava sem banda naquela época. Cantrell pediu ajuda a Staley para encontrar músicos. Staley indicou o baterista Sean Kinney, que indicou o baixista Mike Starr. Os três desejavam que Layne fosse o vocalista da banda, mas Staley não se mostrou interessado. No entanto, após vários testes fracassados com outros vocalistas, Staley se comoveu com os amigos e aceitou assumir o posto.

Crítica: Novo álbum do Alice in Chains é celebração da cena de Seattle - Jornal O Globo

Decidiram aproveitar o nome da banda de Layne Staley, alterando de Alice N’ Chains para Alice in Chains. Em 1988, já com certa notoriedade na cena local, a banda decide gravar uma demo chamada The Treehouse Tapes, que chega às mãos dos empresários Kelly Curtis e Susan Silver, empresária da banda Soundgarden.   Em 1989, a banda assina um contrato com a Columbia Records. Em julho de 1990, lançaram o primeiro EP “We Die Young”. Em agosto de 1990, um mês após o lançamento do EP e da boa receptividade da música pelas rádios americanas, lançaram o álbum Facelift.

alice in chains logo - Bing Images Leia agora os nossos artigos sobre música grunge em http://mundodemusicas.com/ca… | Imagens de rock, Desenho rock, Bandas de rock

Em novembro de 1990, a banda conseguiu uma turnê ao lado do lendário Iggy Pop. Em dezembro, um concerto no The Moore Theater, Seattle, foi gravado, dando origem ao vídeo Live Facelift. A música “Man in the Box” virou um hit,  permanecendo 26 semanas na parada Top 20. A grande exibição do vídeo na MTV ajudou a alavancar o sucesso do álbum. Após a turnê com Iggy Pop, a banda participou de algumas datas do festival de thrash metal “Clash of the Titans” ao lado de bandas como Slayer, Anthrax e Megadeth. Fez turnês como banda de suporte para Extreme, Megadeth e Van Halen. A turnê de divulgação durou 2 anos. O álbum ganhou dupla platina e a Alice in Chains foi a primeira banda de sucesso do estilo que seria chamado de grunge.

Alice In Chains Comemora 30 Anos De Facelift Com Edição Especial - RockBizz

Em março de 1992, a banda lançou um EP SAP. Dirt, o segundo álbum oficial, foi lançado em setembro de 1992. Se em 1991, a banda estava deslocada tocando no festival Clash of the Titans, ao lançar o segundo álbum, já eram maiores que todas as bandas que participaram do festival. O grunge já havia estourado, roubando toda atenção da mídia musical e aniquilando estilos como o hard rock glam metal. Jani Lane, da banda Warrant, disse que o grunge foi responsável pela derrocada de bandas como Warrant e Poison. Em 2019, Sammy Hagar, vocalista da banda Van Halen nos anos 90, admitiu que a banda teve medo do grunge e do Nirvana, por isso convidaram o Alice in Chains para abrir seus shows em 1990. Voltando ao álbum Dirt, músicas como Would e Rooster garantiram o sucesso do álbum, considerado o clássico da banda. Dirt ganhou o certificado de quádrupla platina. O disco também levou a banda a participar do filme Singles, Vida de Solteiro. A turnê mundial do álbum passou pelo Brasil, a banda tocou no festival Hollywood Rock, em 1993.

Alice in Chains anuncia show em SP | Música em São Paulo | G1

Após 1993, a banda não conseguia mais fazer shows devido ao vício de Layne Staley em heroína. Em 1994, o EP Jar of Flies foi lançado. O baixista Mike Starr foi afastado da banda por causa do vício em heroína. Mike Inez substituiu Starr. O EP foi um sucesso comercial, no entanto, mais uma vez, a banda não conseguiu fazer turnê devido aos problemas com Staley. Ainda em 1994, Layne Staley e Mike McCready do Pearl Jam formam a banda Mad Season. O projeto paralelo foi uma tentativa de Mike McCready de salvar Staley do vício em heroína.

Alice in Chains | Wiki | Muv Rock & Metal Amino

Em 1995, o terceiro álbum foi lançado, o homônimo Alice in Chains. O álbum foi um sucesso comercial, porém, novamente não houve turnê de divulgação. A banda só voltaria a tocar ao vivo para a gravação do álbum Unplugged MTV, lançado em 30 de julho de1996. Em 29 de outubro de 1996, Demri Parrott,  ex-noiva de Layne Staley, faleceu por complicações causadas pelo uso de heroína. Staley que já vivia recluso, aumentou seu isolamento e o uso de drogas.

Alice in Chains, 1988 promo shot | Alice in chains albums, Alice in chains, Alice

Em 1998, Layne Staley escreveu e fez suas duas últimas gravações com o Alice in Chains, “Get Born Again” e “Died”, ambas para a coletânea Music Bank. Após as gravações, Staley se isolou novamente. O disco que Jerry Cantrell preparava para a banda acabou sendo lançado com seu primeiro álbum solo. Em 2000, o álbum Live foi lançado. Em 2001, foi a vez do disco The Greatest Hits, contendo os 10 maiores hits da banda. Em 19 de abril de 2002, o corpo de Layne Staley foi encontrado em seu apartamento, 14 dias após seu falecimento e em adiantado estado de decomposição.

http://www.mixdownmag.com.au/secrets-alice-chains-%E2%80%98dirt%E2%80%99-guitar-sound | Alice in chains, Jerry cantrell, Vagalume

Sem Staley, o Alice in Chains encerrava suas atividades. Em julho de 2002, Cantrell lançou Degradation Trip, seu segundo álbum solo. Em 18 de abril de 2005, os membros remanescentes da banda Alice in Chains se reuniram para uma apresentação beneficente no Premiere Club, em Seattle. Para substituir os vocais de Staley, foi chamado o vocalista Patrick Lachman, da banda  Damageplan. Em 10 de março de 2006, a banda se reuniu novamente com outros vocalistas para uma apresentação no concerto Decades Rock Live, no VH1, na ocasião tocaram a música Rooster com o vocalista William DuVall. O sucesso da reunião resultou numa pequena turnê nos Estados Unidos, apresentações em festivais na Europa e uma turnê pelo Japão. A banda seguiu fazendo apresentações acústicas nos Estados Unidos. Em 2008, a banda começou a gravar demos para um novo álbum. Em 2009, Black Gives Way To Blue foi lançado, confirmando o renascimento da banda. Embora Layne Staley tivesse uma das vozes mais marcantes da história do rock, William DuVall, competentemente e corajosamente, assumiu o posto de vocalista. No dia 8 de março de 2011, Mike Starr, baixista original da Alice in Chains, foi encontrado morto em sua residência, em Salt Lake City, Utah, Estados Unidos. Em 2013, The Devil Put Dinousaurs Here foi lançado. O álbum estreou na 2ª posição da Billboard 200, comprovando a aprovação do público e crítica.

Em 24 de agosto de 2018, o álbum Rainier Fog, terceiro trabalho com o vocalista William DuVall.

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite seu nome