Sempre no nosso Blog vamos reviver a história, curiosidades, compositores, músicos, cantores e vídeos sobre a BOSSA NOVA.

08

 

Wanda Sá

Wanda Maria Ferreira de Sá (São Paulo, 11 de julho de 1944) é uma violonista e cantora de bossa nova e música popular brasileira.

Seus pais trocaram São Paulo pelo Rio de Janeiro. Estudava balé e aos onze anos começa a tocar violão. Gostava de bossa nova, e durante a sua adolescência assistiu a muitos espetáculos. Sentava-se na primeira fila para memorizar os acordes do braço do violão. Foi aluna de Roberto Menescal. Em 1962 já fazia parte do professorado de violão da escola de música, que Roberto Menescal tinha junto com Carlos Lyra, em Copacabana. Tem um filho com o compositor Edu Lobo.

Em 1962 participou junto com Tom Jobim, Sérgio Mendes e o conjunto Bossa Rio, do programa de TV “ao vivo” – Dois no balanço – direção de Luiz Carlos Miéle e Ronaldo Bôscoli, na TV Excelsior. Durante o antológico show Fino da bossa, no Teatro Paramount, atual Teatro Abril, de São Paulo, foi lançado o longplay Wanda Vagamente em 1964, produzido por Roberto Menescal, com a participação de Dom Um Romão, Edison Machado, os conjuntos de Luís Carlos Vinhas, Tenório Junior e Sérgio Mendes, com os primeiros arranjos de Eumir Deodato (2001 – Uma odisséia no espaço – Assim falou Zaratustra – 1968), constando também as primeiras composições de Edu Lobo, Francis Hime, Marcos Valle e Nelson Motta. Fez parte do conjunto musical Brasil 65 de Sérgio Mendes, indo para os Estados Unidos da América. Volta ao Brasil decidida a prestar vestibular para o curso de Sociologia da Pontifícia Universidade Católica PUC-RJ. Casou-se com Edu Lobo e foi morar nos Estados Unidos. Deixou suas atividades artísticas para se dedicar à família. Separando-se em 1982 de Edu Lobo, retomou a carreira artística.

Participações

* 1997 – Mistura Fina (casa noturna do Rio), com Luiz Carlos Miéle
* 1998 – Estrada Tokyo-Rio – que marca as constantes apresentações da cantora no Japão
* 2001 – Pavia, Itália – Fare Festival – realizado pela Societá dell Academia
* 2004 – Canecão (casa de shows do Rio) – Bossa Nova in Concert – com Johnny Alf, João Donato, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Leny Andrade, Pery Ribeiro, Durval Ferreira,Os Cariocas e outros
* 2005 – Bar do Tom (casa noturna do Rio) – Benção Bossa Nova com Roberto Menescal e Luís Carlos Miéle.
* 2007 – Modern Sound – Roberto Menescal (violão e voz), Adriano Giffoni (contra-baixo), Adriano Souza (teclado) e João Cortez (bateria), com a participação de Luis Carlos Miéle.

Um encontro com Roberto Menescal Wanda Sa e Marcos Valle

Resposta Certa – Wanda Sá

Roberto Menescal e Wanda Sa – Programa Ensaio – “O Barquinho”

Roberto Menescal – Wanda Sá e Marcos Valle – 17 – Bênção Bossa Nova.

Pery Ribeiro e Wanda Sá – “Vagamente” (High Def)

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite seu nome