BRASIL DÉCADA DE 1910 A 1919 - Minuto CulturalBRASIL ERA DE 1910 A 1919

Esta década ficou marcada pela Primeira Guerra Mundial, o naufrágio do Titanic e o início da Revolução Russa. No Brasil, mesmo após quase 90 anos da independência de Portugal, o país ainda tinha total influência europeia.

Neste período, deu-se início a emancipação feminina, que também deixou seu reflexo na moda: elas começaram a usar calças, além de Belle Époque ainda vivia seus últimos tempos até o ano de 1914, período que teve seu início em 1871, nas ruas, homens e mulheres ostentavam vestimentas que não se adequavam ao clima tropical.

Década de 1910 - A família de José Arouche de Toledo. | Fotos antigas, História do brasil, Sao paulo antiga

A evolução dos transportes, das comunicações entre as cidades e as facilidades que vinham sendo introduzidas na sociedade não acontecia somente em Paris e sim em outros países do mundo, principalmente nas grandes potencias. O clima era de otimismo e inovações, incentivando principalmente as camadas sociais mais ricas ao divertimento e a apreciação das artes que estavam em um período de grande desenvolvimento.

Avenida Central. Rio de Janeiro, 1910. Foto de Marc Ferrez. | Fotos do rio, Cidades mais bonitas, Rio de janeiro

Como a moda é o reflexo do momento histórico, as grandes inovações como o telefone, o telégrafo, o carro, o avião, cinema, ópera, teatros e, principalmente a eletricidade, fizeram com que os comportamentos das pessoas viessem, literalmente, do escuro para a luz.

ESPORTES

– Fundação do Sport Club Corinthians Paulista em 1910

Sport Club Corinthians Paulista 1910 - Pesquisa Google | Wallpaper corinthias, Escudo corinthians, Imagem corinthians

– Os Jogos Olímpicos de Verão de 1912  realizaram-se em Estocolmo, capital da Suécia, entre 5 de Maio e 27 de Julho

Historia Olímpica

– Nasce o Santos Futebol Clube em 1912

Literatura na Arquibancada: O centenário do Santos Futebol Clube

– 1914 – Ano do nascimento do Palestra Itália, antiga denominação do Sociedade Esportiva Palmeiras e do Cruzeiro Esporte Clube

De Palestra Itália ao Palmeiras: a história por trás da 'revolução' | Goal.com

O Comitê Olímpico Brasileiro é fundado.

A organização foi criada em 8 de junho de 1914, mas só conseguiu se organizar, para valer, em 1935, um ano antes dos Jogos de Berlim-1936.

– Os Jogos da VI Olimpíada da Era Moderna nunca foram realizados, devido à Primeira Guerra Mundial. Os jogos seriam realizados em BerlimAlemanha.

A Confederação Brasileira de Futebol é fundada.

A evolução do centenário escudo da Seleção até o "rebranding" em 2020. Aprova? - Cassio Zirpoli

DESCOBERTAS NA DÉCADA

Geladeira

Florence Parpart inventou a geladeira elétrica moderna em 1914.

Uma mulher, Florence Parpart que, em 1914, inventou o frigorífico moderno que, totalmente diferente dos nossos atuais, é a base do conceito de “frigorífico”.
A sua invenção veio substituir as ditas caixas de gelo. Florence criou uma forma de manter o gelo dentro desta nova “máquina” através de gás.

Teoria da relatividade geral 

A teoria da relatividade geral de Albert Einstein, publicada em 1915, revolucionou completamente a compreensão da ciência sobre o universo.

Ela só foi confirmada pela primeira vez em 1919, com um experimento feito durante um eclipse total do Sol em Sobral, no Ceará, e na Ilha de Príncipe, no arquipélago de São Tomé e Príncipe.

Fraldas descartáveis

Só em 1917, a americana Marion Donovan criou uma capa de tecido impermeável que não provocava assaduras e mantinha o bebé seco que anexou às fraldas.

Este modelo estava ainda longe das espetaculares fraldas de hoje, mas foi a sua invenção que permitiu ser tão fácil, higiénico e confortável mudar de fralda, mais tarde e até hoje, para bebés, mães, pais, educadoras e auxiliares.

OS FATOS HISTÓRICOS E POLÍTICO MARCARAM O PAÍS E O MUNDO

Na década tivemos três presidentes, todos eleito pelo voto direto e na plena normalidade democrática,

Hermes da Fonseca (15/11/1910 a 15/11/1914)

Wenceslau Braz (15/11/1914 a 15/11/1918);

Delfim Moreira (15/11/1918 a 28/07/1919);

A passagem do Cometa Halley

Em função de sua órbita, a cada 75-76 anos, o Cometa Halley passa perto do nosso planeta. Em maio de 1910, quando o cometa pôde ser visto a olho nu a partir da Terra, a passagem causou grande comoção.
Sua passagem foi aguardada e observada com apreensão. Rumores sobre os efeitos nocivos do gás na cauda do cometa criaram um clima de pânico. Como das outras vezes, o Halley seguiu sua trajetória sem causar qualquer dano na Terra.

Cometa Halley passa pelo Sistema Solar e causa uma chuva de meteoros desencadeada por seu rastro de poeira | Divulgação/Grupo Marista
Cometa Halley passa pelo Sistema Solar e causa uma chuva de meteoros desencadeada por seu rastro de poeira| Foto:

A Primeira Guerra Mundial (1914-1918)

Foi o resultado dos atritos permanentes provocados pelo imperialismo entre as grandes potências europeias.

O conflito durou quatro anos e começou em 28 de julho de 1914 e terminou em 11 de novembro de 1918, com a vitória da Tríplice Entente formada por França, Inglaterra e Estados Unidos.

A guerra deixou 10 milhões de soldados mortos e outros 21 milhões ficaram feridos. Também 13 milhões de civis perderam a vida.

Aulas On-Line de História

A Revolta da Armada

25/11/1910
Marinheiros dos encouraçados Minas Gerais e São Paulo revoltam-se. Sob o comando de João Cândido, fuzilam o comandante Batista das Neves e ameaçam bombardear a capital federal. Exigiam a revogação do regime primitivo da chibata.

Movimento de Restauração da Monarquia no Brasil | Facebook

O naufrágio do Titanic

20/04/1912
O maior e mais luxuoso navio do mundo naufraga após atingir um iceberg. 1.523 pessoas morreram no acidente. Na capa, a declaração dos sobreviventes pedindo que as medidas de segurança dos navios fossem revistas.

Slide 1 de 21: The White Star Line passenger liner R.M.S. Titanic embarking on its ill-fated maiden voyage.

Bondinho do Pão de Açúcar

27/10/1912

O Bondinho do Pão de Açúcar é inaugurado na cidade do Rio de Janeiro

O primeiro bondinho do Pão de Açúcar - noticias - O Estado de S. Paulo - Acervo Estadão

Assassinado o arquiduque Ferdinando

04/06/1914
Terrorista bósnio-sérvio mata o arquiduque Ferdinando e sua esposa. O assassinato do herdeiro do trono austro-húngaro leva este império a declarar guerra à Sérvia, tem início os eventos que levaram à Primeira Guerra Mundial.

Aventuras na História · De Francisco Ferdinando a John Kennedy: os 8 maiores assassinatos políticos do século 20

Inglaterra declara guerra à Alemanha

05/08/1914
Durante a mobilização de forças na Europa, desencadeadas pelo sistema de alianças. A Alemanha invade a Bélgica para atingir a França. A Inglaterra exige que neutralidade da Bélgica seja respeitada. Como isso não ocorre, declara guerra à Alemanha.

diplomacia secreta | Frumentarius

Serviço Militar obrigatório

É implantado o Serviço Militar Obrigatório em todas as Regiões Militares do país.

Jovens que completam 18 anos já podem se alistar - Moreiranet

Navio brasileiro é afundado, Brasil entra na Guerra

16/03/1917
Submarino alemão afunda o navio brasileiro Macau. O presidente da República, Venceslau Brás, declara guerra ao império Alemão.Meses antes , outro navio brasileiro, o Paraná, havia sido torpedeado.

Em 1917, o Brasil declarou guerra ao Império Alemão | Notícias e análises sobre os fatos mais relevantes do Brasil | DW | 26.10.2017

Gripe Espanhola

A gripe espanhola, também conhecida como gripe de 1918, foi uma vasta e mortal pandemia do vírus influenza. De janeiro de 1918 a dezembro de 1920, infectou uma estimativa de 500 milhões de pessoas, cerca de um quarto da população mundial na época.

Número De Mortes50.000.000

Assinado armistício, a paz volta à Europa

12/11/1918
Alemanha e os países da Tríplice Entente (Inglaterra, França e Rússia) assinam armistício, colocando fim aos combates no fronte ocidental. Com a capitulação da Alemanha, acaba a Primeira Guerra Mundial.

AUTOMÓVEIS

MODA

Aqui no Brasil, onde quem ditava a moda era a Europa, os costumes eram importados não só no vestuário como, até mesmo, no comportamento da sociedade,

Galeria de Fotos Um século de street style: livro retrata a moda no Brasil a partir de fotos de família // Foto 1 // Notícias // FFW

Nesse momento histórico no mundo, os hábitos da sociedade até então, sofrem significativas mudanças. Os homens deixam seus postos de trabalho para irem enfrentar as batalhas e cabe às mulheres uma mudança radical no modo de viver, sendo nesse momento, por força das circunstâncias, obrigadas a entrarem no mercado de trabalho, fazendo com que a moda seguisse e inovasse com modelos e roupas adequadas para cada ocasião. “As mulheres ocuparam espaços masculinos da área da saúde aos transportes e da agricultura à indústria, inclusive a bélica. Foi o começo da emancipação feminina, que durante a guerra foi uma necessidade”.

Fatos e fotos da moda de 1910 a 1920 | Blog da Mari Calegari

Moda 1910 e o Feminismo | História da moda, Moda antiga, Moda brasileira

JORNAIS MAIS LIDO

História do jornal O Estado de São Paulo na década de a 1910 - Acervo Estadão

REVISTAS

LIVROS

os livros mais lidos da década

 

FILMES

A partir de 1910, os cinemas começaram a filmar peças e romances mais conhecidos e contrataram grandes nomes do teatro.

Foram fundados grandes estúdios, como a Paramount Pictures (1912), a Universal (1912), a Fox Film (1913), a Columbia Pictures (1914) e a United Artists (1919).

Durante a 1ª Guerra Mundial, a produção europeia quase parou por falta de matéria prima e de energia, mas os europeus queriam muito ver filmes, principalmente alegres, e assim os americanos aproveitaram-se da situação e entraram no mercado europeu.

 

Filmes Brasileiros

Os filmes que foram produzidos na década no Brasil foram:

1910

Título
Diretor
Elenco
Gênero
O Chantecler
Alberto Moreira
Mário Alves
O Cometa
Júlio Ferrez
Ismênia Mateos, Eulália Soller, Asdrúbal Miranda, Manoel Pedro dos Santos
Comédia, musical

1913

Título
Diretor
Elenco
Gênero
Um Crime Sensacional
Paulino Botelho
Antonio Ramos, T. Leão
Drama, policial

1914

Título
Diretor
Elenco
Gênero
O Crime dos Banhados
Francisco Santos
Jayme Cardoso, Jorge Pinto
Drama, policial

1917

Título
Diretor
Elenco
Gênero
Amor de Perdição
José Viana
Álvaro Fonseca, Dona Miramar
Drama, romance
O Cruzeiro do Sul
Vittorio Capellaro
Vittorio Capellaro, Georgina Marchiani
Drama
Dioguinho
Guelfo Andalo
Antonio Latari, Elvira Latari, Georgina Marchiani, Antonio Rolando
Drama, romance
Kaiser
Álvaro Marins
Animação

1918

Título
Diretor
Elenco
Gênero
Amazonas: O Maior Rio do Mundo
Silvino Santos
Documentário
Amor e Boemia
Luiz de Barros, Eduardo Aroucas
Belmiro Braga, Antonia de Negri
Comédia
O Curandeiro
Antonio Campos
Senhor Simões, Laura Simões
Comédia

1919

Título
Diretor
Elenco
Gênero
Alma Sertaneja
Luiz de Barros
Otília Amorim, Alvaro Fonseca
Drama, romance
Cenas Amazônicas
Silvino Santos
Documentário
Como Deus Castiga
Eugênio Fonseca Filho, José Medina
Inocência Colado, Antonio Tagliaferro, Rafael Franco
Drama

MÚSICA

música do Brasil é uma das expressões mais importantes da cultura brasileira. Formou-se, principalmente, a partir da fusão de elementos europeus, indígenas e africanos, trazidos por colonizadores portugueses e pelos escravos.

Top 10 Brasil década 1910 (Músicas mais tocadas

(1910 a 1919)

10- Caboca di caxangá – Patricio Texeira
09- Forrobodo – Chiquinha Gonzaga
08- O meu boi morreu – Eduardo das Neves
07- Flor do mal – Vicente Celestino
06- Já te digo – Bahiano
05- Ontem ao luar – Vicente Celestino
04- Apanhei-te cavaquinho – Grupo o passo no choro
03-Atraente – Grupo Chiquinha Gonzaga
02-Cançao do marinheiro (Cisne Branco)-Eduardo neves
01-Pelo Telefone- Bahiano
As Musicas MAIS Tocadas No Brasil Em 1910 – Top 5

As Musicas MAIS Tocadas No Brasil Em 1911 – Top 5

As Musicas MAIS Tocadas No Brasil Em 1912 – Top 5

As Musicas MAIS Tocadas No Brasil Em 1913 – Top 5

As Musicas MAIS Tocadas No Brasil Em 1914 – Top 5

As Musicas MAIS Tocadas No Brasil Em 1915 – Top 5

As Musicas MAIS Tocadas No Brasil Em 1916 – Top 5

As Musicas MAIS Tocadas No Brasil Em 1917 – Top 5

As Musicas MAIS Tocadas No Brasil Em 1918 – Top 5

As Musicas MAIS Tocadas No Brasil Em 1919 – Top 5

DEZ MÚSICAS DA DÉCADA DE 1910

PELO TELEFONE – Baiano # (Raridade, Original.1917))

Ó ABRE ALAS – Banda da Casa Edison (1913)

O MEU BOI MORREU – Eduardo das Neves & Bahiano (1916)

A VIOLA ESTÁ MAGOADA – samba de Catullo Bahiano, Júlia Martins e Coro da Casa Edison – – ano de 1913

BAIANA DOS PASTÉIS – Chiquinha Gonzaga – Risoletta & Eduardo das Neves – gravação de 1911

LUAR DO SERTÃO – Eduardo das Neves – (1914)

CHORO CARIOCA – NHONHÔ EM SARILHO 1911

RATO, RATO – polca de Casemiro Rocha – Artur Castro – Gravação de 1913

A BARATINHA – Bahiano – Mário São João Rabelo – Gravação de 1917

URUBU MALANDRO – Eugênio Martins – popular – Lourival de Carvalho (Louro) 1913

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite seu nome