Sempre no nosso Blog vamos reviver a história, curiosidades, compositores, músicos, cantores e vídeos sobre a BOSSA NOVA.

CURIOSIDADES SOBRE A BOSSA NOVA

 

1. Por volta de  1932, o compositor Noel Rosa ouviu a expressão “bossa” em sala de aula, na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Na época, a palavra significava – no jargão médico – “protuberância arredondada na superfície óssea do crânio”, que, de acordo com uma ciência chamada frenologia, determinava a vocação e capacidade das pessoas.  Ele acabou usando a palavra no samba “São Coisas Nossas”, empregando “bossa” com o sentido de aptidão, vocação.

2. Um grupo de sambistas formado por Mário Reis, Luiz Barbosa e Ciro Monteiro adotou o termo e passou a se auto-denominar “cantores de bossa”.

3. Na década de 1950, a gíria já tinha se espalhado pela cidade e qualquer coisa original ou extravagante era chamada de “bossa”.

4. O primeiro show profissional da turma inicial da Bossa Nova foi no Clube Universitário Hebraico do Brasil, no Flamengo, no Rio de Janeiro. No palco, Menescal, Lyra, Sylvinha Telles, Normando Santos, Luizinho Eça, Bebeto e Bôscoli. Na entrada, num quadro negro, lia-se: “Hoje, Sylvinha Telles e um grupo bossa nova”. A secretária do clube colocou o termo “bossa nova” porque não sabia o nome do conjunto que iria tocar. Até então a expressão “bossa” já havia sido utilizada por outros músicos, como Noel Rosa, em 1932, para designar aquilo que era novo, diferente. E assim ficou. Trêmulos, aqueles moços e moças, exceto Sylvinha Telles, subiam a um palco pela primeira vez na vida, apresentando uma estranha combinação de jazz e samba.

5. A música “Desafinado”, composta por Tom Jobim e Newton Mendonça, é considerada a primeira música de bossa nova. O termo aparece na letra, no trecho “Se você insiste em classificar / Meu comportamento de anti-musical / Eu mesmo mentindo devo argumentar / Que isto é Bossa Nova, isto é muito natural”.

6. O nome original de “Garota de Ipanema” foi “Menina que passa”.

Por causa do jeito diferente e mais sussurrado de se cantar muitos diziam que os cantores da bossa eram desafinados e isso motivou Tom a compor a musica “Desafinado” que ele cantava propositalmente num tom diferente das notas do piano.

7. João Gilbertoe Elizeth Cardoso (famosa cantora de samba canção) brigaram durante a gravação de “Canção do amor demais” porque ela insistia em cantar de sua maneira, que era diferente da bossa.

8. Ronaldo Bôscoli foi sobrinho-bisneto da compositora Chiquinha Gonzaga e namorou várias cantoras da época como: Nara Leão,Maysa e Elis Regina(com quem foi casado e teve um filho).

9. A Bossa Nova conquista Nova York. O sucesso foi tamanho que, três meses após lançada no Brasil, a música foi apresentada em concerto do Carnegie Hall, prestigiado palco para shows em Nova York.

10. A verdadeira musa da música Garota de Ipanema. Não demorou para várias mulheres se apresentarem como a verdadeira inspiração. A especulação só acabou em 1965, quando Vinicius de Moraes esclareceu que sua inspiração fora a adolescente Heloísa Pinheiro.

11. Calcula-se em 170 as versões para a canção Garota de Ipanema. E continua a ser regravada por grandes nomes, entre os quais se destaca a feita britânica Amy Winehouse.

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite seu nome