Elvis Presley

Por Dilva Frazão

Elvis Presley (1935-1977) foi um cantor norte-americano, considerado o maior ídolo do rock’n roll mundial. Foi chamado o Rei do Rock. Entre suas músicas destacam-se: That’s All Right, Love Me Tender, It’s Now or Never e Kiss Me Quick.

Elvis Presley (1935-1977) nasceu em East Tupelo, Mississipi, Estados Unidos no dia 08 de janeiro de 1935. Filho de Vernon Presley e Gladys Presley, nasceu de um parto difícil, de gêmeos, onde seu irmão não sobreviveu. Em 12 de setembro de 1948, sua família muda-se para Memphis, Tennessee. De família pobre, trabalhou como lanterninha de cinema e como caminhoneiro. Em 1953, concluiu seus estudos secundários.

Passou sua infância em Memphis, Tennessee, onde participava do coro da igreja evangélica local. Recebeu influência do blues e do country. Aprendeu a tocar guitarra e participou de concursos de música em sua cidade. Em 1954, foi contratado pelo produtor musical da Memphis Recording Service, Sam Phillips, então a procura de um cantor branco que cantasse blue.

 

Em 1954 Elvis gravou seu primeiro disco, um compacto com as músicas “That’s all right” e “Blue Moom of Kentucky”. Suas apresentações encantavam as plateias. No dia 2 de outubro fez sua primeira apresentação fora de seu estado, em Atlanta, Geórgia.

Em 1955, foi contratado pela gravadora RCA Victor. Suas novas músicas “Mystery Train” e “Baby Let’s Play House”, logo ocuparam as paradas de sucesso. Suas apresentações nos programas de rádio e televisão fascinavam o público. Em 1956, Elvis apresentou-se no programa de televisão dos irmãos Dorsey e seu álbum “Heartbreak Hotel” alcançou num só ano a marca de nove milhões de cópias vendidas. Atuou em seguida no filme “Love Me Tender”, primeiro de uma série de 33 gravações.

Elvis Presley inicia suas apresentações internacionais, encantando e escandalizando as plateias, com suas roupas estravagantes e sua maneira exagerada de rebolar. Em 1958, é chamado para servir o exército. No dia 14 de agosto, morre sua mãe. Em outubro é transferido para uma base militar dos Estados Unidos, na Alemanha, onde fica até março de 1960.

De volta a sua cidade, retorna aos palcos e marca com sua apresentação no programa The Frank Sintra Show, onde com suas roupas extravagantes, realiza uma de suas melhores apresentações. Participa de vários filmes, entre eles, “Fun in Acapulco”(1963) e “Viva Las Vegas”(1964). No dia 1 de maio de 1967, casa-se com Priscilla Presley, em Las Vegas. No dia 1 de fevereiro de 1969 nasce Lisa Marie Presley.

Durante os anos 70, Elvis realiza grandes shows e se apresenta em Las Vegas, em várias temporadas. Grava novo disco, e as músicas “Suspicious Minds”, “In the Ghrtto”, despontam nas paradas. Com seu rebolado provoca reações histéricas nas plateias adolescentes. Em janeiro de 1973, separa-se definitivamente de Priscilla Presley.

No auge de sua carreira, apresenta sérios problemas de saúde, acima do peso e viciado em remédios controlados evita aparecer em público. No dia 21 de junho de 1977, Elvis Presley fez seu último show em Los Angeles. No dia 16 de agosto Elvis Presley morre, de ataque cardíaco.

Após sua morte em Memphis, em 16 de agosto de 1977, oito milhões de cópias de seus discos esgotaram-se em apenas cinco dias. Graceland, a suntuosa mansão do cantor na cidade, ainda hoje é local de peregrinação de seus admiradores.

COISAS SURPREENDENTES SOBRE A VIDA DE ELVIS PRESLEY
– Elvis é considerado o artista que mais vende de todos os tempos, com mais de 500 milhões de discos vendidos;
– Quando estava no Ensino Médio, o cantor não ia bem nas aulas de música;
– Elvis se apresentou no Havaí em 1973. O show foi o primeiro a ser transmitido via satélite. Cerca de 1,5 bilhão de pessoas em 40 países assistiram ao concerto.

 

– Elvis comprou a mansão Graceland, em Memphis, quando tinha apenas 22 anos de idade, por US$ 102,500;
– Seu cabelo era originalmente louro, mas o cantor o pintava sempre de castanho escuro;
– Um dos grandes desafetos do cantor era o beatle John Lennon, que Elvis simplesmente odiava;
– Ao longo de sua carreira, ganhou 3 Grammys, todos por músicas religiosas;
– Elvis nunca fez um show fora da América do Norte;
– O cantor teve um irmão gêmeo, que morreu logo após o nascimento;
– Elvis comprou o iate presidencial de Franklin Roosevelt por US$ 55 mil;
– Certa vez, ao entrar em uma limusine, Elvis perguntou ao motorista se ele era o dono do veículo ou se trabalhava para uma empresa de transporte. O motorista respondeu que trabalhava para uma empresa, e então Elvis disse “bem, você é dono do carro agora”, e deu uma limusine como gorjeta ao felizardo;
– Depois da morte de Elvis Presley, o cantor Bob Dylan não falou com ninguém durante uma semana;
– Gladys Love Smith Presley era uma mãe-coruja. Até Elvis completar 15 anos de idade, ela o acompanhava na ida e na volta da escola todos os dias e o fazia usar seus próprios utensílios para não se contaminar com os germes de outros alunos. O jovem Elvis era proibido de nadar e fazer qualquer coisa considerada perigosa pela mãe.

– Em 1948, quando Elvis tinha 13 anos, a família Presley mudou-se para Memphis, no Tennessee. Foi nessa cidade em que a carreira de Elvis começou.
– Elvis ganhou seu primeiro violão de presente de sua mãe em seu aniversário de 11 anos, em 1946. O presente teve o objetivo de convencer Elvis a desistir da ideia de comprar uma espingarda. Tupelo Hardware, a loja onde ela comprou o instrumento, ainda existe na cidade natal do cantor.
– No dia 1º de fevereiro de 1968, nasceu Lisa Marie Presley, a única filha de Elvis. Ela chamava o pai de “Yisa” e “Buttonhead”. Lisa Marie seguiu a carreira do pai, tendo sido apelidada pela imprensa como “a princesa do rock”.

Ela já foi casada com Michael Jackson e com o ator Nicolas Cage
– Apenas uma residência nos EUA recebe mais visitas do que a casa de Elvis Presley: a Casa Branca;
– O empresário do cantor, Tom Parker, vendia broches de “Eu amo Elvis” e também de “Eu odeio Elvis” nos shows do cantor;
– Em 1977, três homens tentaram roubar os restos mortais do cantor, e desde então eles foram removidos para Graceland, onde são vigiados constantemente;
– A música “Love Me Tender” começou a fazer sucesso em 1956. Por 19 semanas permaneceu nas paradas, sendo cinco semanas como a música número 1. A canção, que foi tema do primeiro filme de Elvis, é uma adaptação da cantiga popular “Aura Lee”, escrita em 1861.

 

– Antes de morrer, Elvis Presley consumia cerca de 90 mil calorias por dia – o dobro do que come um elefante asiático. Só o café da manhã dele incluía mais de cinco mil calorias: seis ovos quentes com manteiga, ½ quilo de bacon, 250 gramas de linguiça e 12 biscoitos amanteigados.
– Nos anos 60, os Beatles fizeram uma visita ao Rei do Rock. Jogaram bilhar e cantaram juntos, mas, para a tristeza dos fãs, não gravaram músicas.
– Seu primeiro Cadilac foi comprado em 1955. O carro era azul, mas Elvis o mandou pintar de rosa. O Cadilac foi um presente para a mãe dele, e custou cinco mil dólares. Aliás, esse era um presente que Elvis gostava de dar. Certa vez, para agradar seus amigos de Memphis, o rei do rock comprou vários Cadilacs e distribuiu para a turma. E como se os presentes não bastassem, quando Elvis queria ir ao cinema com seus amigos de Memphis, ele fechava uma sala só para eles.
– Os macacões brancos (“jumpsuits”) que marcaram a fase final da carreira de Elvis foram criados por ele mesmo, inspirados nos quimonos de caratê. O cantor era faixa preta no esporte, e queria se destacar entre os outros astros do período, como Frank Sinatra, Sammy Davis Junior e Dean Martin, que usavam terno em suas apresentações.
– A música “Almost in Love”, gravada por Elvis nos anos 60, foi composta pelo brasileiro Luiz Bonfá.

– Elvis Presley morreu no dia 16 de agosto de 1977. Seu corpo foi encontrado pela namorada da época, Ginger Alden, em um dos banheiros da mansão Graceland. Inicialmente, sua morte foi divulgada como resultado de um ataque cardíaco. Depois, descobriu-se que o uso de drogas contribuiu substancialmente para levá-lo à morte. Ele tinha 42 anos.
– Elvis nunca fez aulas de canto nem de instrumentos musicais;
– Elvis era vizinho de um rabino ortodoxo, então, todos os sábados o cantor ligava e desligava os eletrodomésticos para o rabino e sua família, já que pela tradição judaica eles não podem fazer qualquer esforço nesse dia;
– Existe um pequeno planeta que foi nomeado em homenagem ao cantor, em 1999, o 17059 Elvis;
– O último show de Elvis aconteceu no dia 26 de junho de 1977, em Indianápolis, Estados Unidos. A última música cantada ao vivo foi “I Can’t Help Falling in Love with You”.

 

– Em 1977, havia 170 sósias de Elvis. Em 2000, eram 85.000. Se o número continuar crescendo na mesma proporção, em 2020 um terço da população mundial será de sósias de Elvis Presley.
– Apesar de ter gravado mais de 600 canções, Elvis Presley não escreveu nenhuma delas. Ele recebeu os créditos pela autoria de “Heartbreak Hotel”, mas não participou de sua criação – foi parte de um acordo feito antes da gravação da música. Com “Love me Tender”, aconteceu um processo semelhante: Ken Darby fez a letra, mas cedeu a autoria a sua esposa e a Elvis Presley, pela honra de ouvi-la na voz do ídolo.
– A última coisa que o cantor comeu antes de sua morte foram quatro bolas de sorvete e seis cookies de chocolate.
– Antes de se tornar o Rei do Rock, Elvis Presley ganhava a vida como caminhoneiro em Memphis. Também chegou a trabalhar como coveiro e lanterninha de cinema.
– Em apenas cinco dias após a sua morte oito milhões de cópias de seus discos esgotaram. Hoje ainda são arrecadados em torno de 30 milhões de dólares por ano com venda de discos, ingressos de visitações de sua mansão e a venda de sua imagem.
– O pai de Elvis, Vernon Presley, ficou na cadeia por oito meses quando o cantor tinha três anos. Ele foi acusado de falsificar cheques. Por causa desse transtorno, Vernon Presley acabou perdendo sua casa.

– Quando era criança e já demonstrava sua vontade de ser cantor, Elvis ouviu que nunca daria certo nessa profissão, que deveria ser motorista de caminhão;
– O cantor era faixa preta em karatê;
– Alguns programas de televisão proibiam que Elvis fosse filmado da cintura para baixo, devido aos seus gestos sensuais durante a dança;

– Elvis se apaixonou pela sua futura esposa quando ela era uma menina, com apenas 16 anos, levou-a para sua mansão e ela se manteve virgem até completar 18 anos.
– Ele deixou um patrimônio de mais de cem milhões de dólares para sua filha;
– Presley ingressou no exército em dezembro de 1957, aos 23 anos, quando já era um astro da música. Ele recebeu treinamento básico no Texas. Foi enviado a Alemanha em 1958, onde dirigia um jipe do Exército. E ainda recebia toneladas de cartas de fãs. Foi nessa época que ele conheceu sua primeira mulher, Priscilla, que tinha então 14 anos.”

Assistem alguns clipes do Rei do Rock :

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite seu nome