Musical ‘O Livro de Mórmon’

O polêmico musical vencedor do Tony “O Livro de Mórmon”

O musical, feito pelos criadores da comédia animada da televisão “South Park”, é uma sátira sobre dois missionários mórmons de Salt Lake City que são enviados à África.

Os escritores levam os mórmons a confrontarem um líder combatente tribal de um olho só que aterroriza os camponeses doentes terminais em Uganda, em um mundo onde a Aids domina e a circuncisão feminina prevalece.

A peça estreou na Broadway em março de 2011 e foi aclamada, ganhando nove prêmios Tony, a mais alta honraria da Broadway.

“The Book of Mormon”, continua fazendo imenso sucesso na Broadway e segue um caminho nada tradicional para um musical. Contando a história de pregadores mórmons que tentam transmitir suas lições decoradas a uma comunidade do Nordeste de Uganda, o texto, iconoclasta e saudavelmente desbocado, é absolutamente hilário, e lembra a todos como o politicamente incorreto pode ser sem fel e até amoroso.

Denunciando a hipocrisia e a falsidade de pregações que ignoram ao mesmo tempo a fé e o humano, “The Book of Mormon”, que se apresenta como “o musical favorito de Deus”, tem música que colabora, e muito, para o andamento da trama, e explode de alegria com sua postura crítica, como quando um dos jovens constata que “a África não é o Rei Leão”. Mais importante, o musical é pleno de referências a marcos da cultura contemporânea e quebra com as tradições românticas do gênero.

A montagem, do projeto Teatro Musicado do Centro de Letras e Artes da Unirio, é em si um milagre de esforço nos cenários e figurinos de João de Freitas Henriques, que dão um jeito de dar conta do recado, tudo com verbas mínimas e dedicações enormes. A direção musical de Marcelo Farias mantém o tom e o ritmo justos e vivos, com a única objeção de ocasionalmente a orquestra cobrir as vozes. A direção é de Rubens Lima Jr., que vem há alguns anos levando à frente esse incrível projeto e consegue atingir em cheio o objetivo dos autores, o que não é fácil, já que o texto usa meios muito americanos para chegar à sua crítica mais ampla.

Avaliação: 8,5
Enredo
A história de The book of Mormon gira em torno dos personagens Elder Price e Elder Cunningham, dois jovens missionários que recebem a tarefa de ir para Uganda converter os africanos para sua religião, através do Livro dos Mórmons. A caricatura da ingenuidade e do otimismo com que os Mórmons enxergam a vida é brilhantemente composta. As atuações afetadas dos personagens que quase beiram o homossexualismo, são um tiro certeiro na hipocrisia religiosa diante de assuntos como a repressão sexual. Aliás, todas as piadas em The book of Mormon têm um alvo certo. Ao chegarem em seu destino, Price e Cunningham encontram um povo que não está nada disposto a ouvir a palavra de Deus, pois além da miséria, precisam enfrentar um general sanguinário, o vírus da AIDS, uma onda estupros de bebês de gente que acredita que isso pode os curar do vírus da AIDS, mutilamento de clitóris de virgens, e mais uma série de problemas, que apesar de sérios, através das cativantes canções são retratados com a crítica e bom humor característicos dos criadores de South Park.

Elenco: Andrei Lamberg, Bruno Nunes, Caio Scot, Flavio Alvarenga, Gabriel Demartine, Giulianna Farias, Guilherme Serrão, Hugo Kerth, Isabela Vieira, Isabele Marinho, Larissa Landim, Leandro Montenegro, Leo Bahia, Luisa Vianna, Luiz Gofman, Marcus Brandão, Maria Penna, Mayara Ramos, Nando Brandão, Rayssa Bentes, Santiago Villalba, Tauã Delmiro, Vinicius Teixeira, William Sala.

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite seu nome