Carlos Braz é agitador cultural e historiador. Idealizador do Festival Freakshow e toca na banda Iguanas.

05

 

MINUTO ROCK

VIOLENT SOHO

Ecos grunge vindos da Austrália

Por Carlos Braz

Violet Soho é uma banda de Brisbane, Queensland (Austrália). Foi formada em 2004. Com influências do Rock Alternativo dos anos 90, especialmente, do Grunge, citam bandas como: Nirvana, Sonic Youth, Dinosaur Jr. e Pixies como suas maiores inspirações.

O estilo dos anos 90 parece mesmo fazer a cabeça dos australianos. Já em 1992 o Silverchair, outra banda da Austrália, era claramente influenciada pelo Grunge. Hoje, além do Violent Soho, outra banda que levanta a bandeira do estilo é a Dear Seattle, que faz referência até em seu nome, citando Seattle, berço do Grunge. No entanto, apesar de usarem o mesmo visual dos anos 90, guitarras e efeitos que marcaram época, o resultado não é assim tão fiel. Principalmente no caso da Dear Seattle, que, em certos momentos, soa mais como bandas de Hardcore melódico, outro estilo derivado dos anos 90, mas bem diferente do Grunge.

Se nos anos 90 a banda Silverchair era uma versão adolescente do som de Seattle, e Dear Seattle soa melódica e sentimental demais para ser comparada com o estilo soturno do Grunge original, o Violent Soho é a que chega mais próximo da proposta. Embora em certos momentos soe muito ensolarada, com vocais e guitarras que, às vezes, lembre o Blink 182, na maior parte do tempo, traz ótimos arranjos e melodias.

A banda já lançou 4 álbuns, sendo os dois últimos; Hungry Ghost e Waco os mais lapidados. Porém, o primeiro álbum, We Don’t Belong Here, lançado em 2008, é o que soa mais fiel ao Grunge. Não à toa, o disco foi regravado em 2010, com o nome de Violent Soho, contando com a produção luxuosa de Gil Norton, famoso por trabalhar com Pixies nos anos 80 e, recentemente, com Foo Fighters.

A banda é formada por Luke Boerdam (guitarra/vocal), James Tidswell (guitarra/vocal), Luke Henery (baixo) e Michael Richards (bateria).

Discografia:
  • 2008 – We Don’t Belong Here
  • 2010 – Violent Soho
  • 2013 – Hungry Ghost
  • 2016 – Waco

 

 

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite seu nome