Os 10 melhores curtas brasileiros de todos os tempos, assista:

Produzindo Cultura ABRACINEBrasilCinemaCinema NacionalCulturaCurta-metragemCurtasDiFilmesGlauber RochaIlha Das FloresJorge FurtadoProduzindo Cultura

Ilha das Flores, curta metragem atemporal de Jorge Furtado, foi eleito o melhor curta brasileiro de todos os tempos, pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE). Ao todo foram selecionados 100 curtas, que estarão presentes no livro Curta Brasileiro – 100 Filmes Essenciais.

E é claro que além de Ilha das Flores, todos os demais curtas dessa lista são realmente essenciais, por isso separamos aqui os dez primeiros colocados para você assistir online. São curtas documentais e ficcionais que ajudam a compreender as lógicas de uma sociedade muito mais complexa do que parece ser. Salve essa lista, porque realmente vale a pena. Confira abaixo:

  1. Arraial do Cabo (1959), de Paulo Cezar Saraceni e Mário Carneiro

Filmado em 1959, o curta aborda a entrada de uma produtora de sal marinho na cidade de Arraial do Cabo, Rio de Janeiro, onde a realidade dos funcionários da fábrica se choca com a dos pescadores, ameaçados pelo funcionamento da empresa.

  1. A entrevista (1966), de Helena Solberg

Realizado a partir de entrevistas feitas com mulheres jovens, o curta relata uma figura idealizada da mulher, em uma montagem que relaciona esse imaginário à questões de opressão e repressão.

  1. Maioria absoluta (1964), de Leon Hirszman

A obra retrata o cotidiano de trabalhadores rurais analfabetos que vivem na miséria extrema. Apesar de não saberem ler, nem escrever, eles são conscientes de sua condição.

  1. SuperOutro (1989), de Edgard Navarro

Um mendigo jogado nas ruas tenta libertar a si mesmo da miséria que o acompanha durante toda sua vida, realizando atos pela cidade. Até que um dia ele decide realizar o seu sonho de voar como um super-herói.

  1. Aruanda (1960), de Linduarte Noronha

No quilombo Olho d’Água da Serra do Talhado, em Santana do Sabugi, na Paraíba, vivem diversas famílias em situações e condições sub-humanas, já que o quilombo foi isolado do restante do Brasil.

  1. Couro de gato (1962), de Joaquim Pedro de Andrade

Quando o carnaval se aproxima, garotos de uma favela roubam gatos para fabricantes de tamborins. Mas um deles acaba se apegando a um dos gatos e vive o dilema de vendê-lo ou não.

  1. A velha a fiar (1964), de Humberto Mauro

Considerado o primeiro videoclipe brasileiro e um dos primeiros do mundo, o curta ilustra a canção popular de mesmo nome, executada pelo Trio Irakitã.

  1. Blábláblá (1968), de Andrea Tonacci

Durante uma grave crise nacional, um ditador é confrontado na cidade e no campo por revoltas, buscando por uma paz ilusória, decide fazer um longo pronunciamento televisionado. Mas ele acaba perdendo o controle da situação.

  1. Di (1977), de Glauber Rocha

Neste curta, Glauber Rocha homenageia o pintor Di Cavalcanti e a sua obra.

  1. Ilha das Flores (1989), de Jorge Furtado

Através da jornada de um tomate, desde a sua plantação até a chegada às mesas das famílias brasileiras, o curta mostra toda a desigualdade envolvida nesse processo.

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite seu nome