Sergio Garloppa – Produtor Artístico Cultural – Carioca, torcedor do Bangu, atualmente Morador de Volta Redonda -RJ. Trabalhou e produziu show de diversos artistas da MPB entre eles Baby do Brasil, Novos Baianos, Moraes Moreira, Elimar Santos, Paulinho Moska, Ivan Lins, Maria Gadu, Zeca Baleiro, Gonzaguinha, Vando, Charlie Brow Junior, Cazuza, e Luiz Melodia. Participou como produtor em 03 Rock in Rio e diversos shows internacionais.


14

PAPO DE SOM

 

RUY MAURITY – NEM OURO, NEM PRATA

Ruy Maurity nasceu no dia 12 de dezembro de 1949, em Paraíba do Sul (RJ).

Ruy Maurity é um cantor e compositor brasileiro que ao longo dos anos se tornou uma referência na música brasileira por abordar inúmeros gêneros regionais em sua produção. Tendo aprendido sozinho a tocar violão, Maurity vem de uma família musical. Irmão do pianista Antonio Adolfo e filho da primeira violinista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal,

Em 1970 venceu o Festival Universitário do Rio de Janeiro com a música “Dia cinco”, que compôs junto com Zé Jorge. No mesmo ano, gravou seu primeiro LP, “Este é Rui Maurity”. Em 1971 grava o maior sucesso de sua carreira, Serafim e Seus Filhos, que faria parte do repertório do álbum Em Busca do Ouro.

Com Safra 74, Maurity emplaca canções nas trilhas sonoras das novelas Fogo Sobre Terra e Escalada da Rede Globo de Televisão.

Em 76 e 77 lançou, respectivamente, os LPs “Nem ouro nem prata” (considerado por muitos o melhor álbum de sua carreira) e “Ganga Brasil”, que inclui a gravação do tema principal da novela “Dona Xepa”, da TV Globo.

No álbum Nem Ouro, Nem Prata. Nesse LP, Maurity se aprofunda ainda mais em ritmos regionais em um álbum que contém a icônica faixa-título Nem Ouro, Nem Prata e também uma gravação de seu grande sucesso Serafim e Seus Filhos.

Em 1978 gravou o disco “Bananeira mangará”. Com o tempo foi caracterizando cada vez mais a sua carreira com os temas e músicas regionais. Na década de 80 gravou os discos “Natureza” e “Aviola no Peito”.

Tem uma de suas músicas lembrada todo ano no réveillon “Marcas do que de foi”. Realizou ainda inúmeros shows em diversas cidades brasileiras. No ano de 98 lançou o CD De coração, distribuído atualmente pela Kuarup, no qual interpreta diversas parcerias com José Jorge.

Sem mais delongas, Ruy Maurity não é, Nem Ouro, Nem Prata, é Diamante Puro.

Ruy Maurity – Nem Ouro nem Prata – 1976

Marcas Do Que Se Foi – Ruy Maurity

Ruy Maurity – Os males do Brasil (Inédito) 1981

MÃE GUERREIRA – RUY MAURITY

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite seu nome