Documentários para assistir durante a quarentena

Aqui no blog nós já demos dicas de filmes e séries para ver no Netflix durante a quarentena e agora chegou a vez dos documentários!

Se você é fã vai gostar dessas dicas, e se ainda não é a sua praia, recomendo que assista a pelo menos um desses que vou listar por aqui. Vai ver que é uma experiência enriquecedora e uma forma de assimilar conhecimento de forma leve.

Documentários para assistir durante a quarentena:

ABSTRACT: THE ART OF DESIGN

É uma série documental produzida pela própria Netflix, ela conta com oito episódios, cada um com uma média de 40 minutos de duração. A série é completamente focada em arte, cada episódio aborda um artista influente dentro de uma área do design (design gráfico, cenografia, fotografia, arquitetura, etc). E apesar de ser uma série documental focada para designers ela não excluí o público em geral. Dá para agradar todos os gostos e estilos, o importante é você gostar de arte.

Avaliação: 8,4

– BARÃO VERMELHO, porque a gente era assim

Dirigido pela cineasta Mini Kerti.

O filme conta a trajetória da banda que marcou a história do rock nacional, além de mostrar fatos nunca revelados antes.

O longa ainda destaca a grande parceria de Cazuza e Frejat.

Avaliação: 7,6

– COM A PALAVRA ARNALDO ANTUNES

Um documentário autobiográfico sobre o papel que a palavra, a música e a imagem ocupam na obra de Arnaldo Antunes. De sua origem como poeta ao sucesso como cantor e compositor, o artista revisita os momentos mais marcantes de sua carreira.

Avaliação: 7,9

– DEMOCRACIA EM VERTIGEM

Documentário sobre o processo de impeachment da ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que foi considerado como um dos reflexos da polarização política e da ascensão da extrema-direita para o poder. O filme conta com imagens internas e exclusivas dos bastidores do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e do Palácio da Alvorada, enquanto ocorria a votação para a queda de Dilma.

Avaliação: 7,5

– EXPLICANDO

Explicando é aquele tipo de série que agrada a todos os tipos de pessoas, isso porque ela trás uma vasta variedade de temas em um formato enxuto; episódios com em média de 20 minutos cada. Produzida pela Netflix em parceria com a britânica VOX, a série documental examina e discorre sobre um tema diferente.

Com o propósito de apresentar e explicar um tema por episódio a série aborda questões como: questão racial pelo viés salarial, monogamia, críquete, eSports , K-Pop, mercado de ações, falência das dietas, vida extraterrestre e criptomoedas. Ou seja, de tudo um pouco.

Avaliação: 8,3

– EXPLICANDO A MENTE

Nossas mentes costumam parecer uma caixa preta.  Como podemos ajudar a nós mesmos, e um ao outro, quando nossas mentes nos traem? O que podemos fazer para recuperar um pouco de controle?

Cientistas descobriram muito mais do que você imagina. E a série mergulha fundo em todas essas descobertas, em cinco novos episódios narrados por Emma Stone, levando você a uma aventura pela mente. Descubra como o cérebro controla a ansiedade, os sonhos, a memória e muito mais.

Avaliação:8,1

 

– FYRE FESTIVAL

Fascinados pela promessa de um festival luxuoso nas Bahamas, centenas de pessoas compraram pacotes que custavam de 10 a 100 mil dólares com direito a acomodações de luxos, apresentações musicais e as melhores comidas e aventuras. No entanto, ao chegar lá eles se depararam com um terreno ainda em construção e algumas tendas. Do dia para a noite, estavam presos em uma ilha deserta com condições instáveis e mudanças climáticas agressivas.

Avaliação:7,5

 

– INDÚSTRIA AMERICANA

Na cidade de Ohio, durante um grande momento pós-industrial, um chinês bilionário se aproveita de um terreno abandonado da General Motors para para criar a própria empresa no local, com a intenção de realizar uma grande mudança no cenário norte-americano. Com a contratação de mais de dois mil trabalhadores para as construções, as perspectivas para Ohio se amplificam.

Avaliação: 7,5

– NOSSO PLANETA

Uma viagem por 50 países que mostra a diversidade de habitats ao redor do mundo. São imagens inéditas da vida selvagem, desde o Ártico, passando pelas selvas da América do Sul e pelas profundezas dos oceanos, até as paisagens africanas. O projeto mostra a importância de preservar o mundo natural.

Avaliação: 9,3

– O BARATO DE IACANGA

A história do Festival de Águas Claras, o lendário festival ao ar livre de música brasileira que, fazendo sucesso entre a década de 1970 e de 1980, ficou conhecido por muitos como o Woodstock do Brasil. Unindo entrevistas com artistas e fundadores do evento à imagens de arquivo de shows históricos e bastidores, o documentário relembra a trajetória que tornou o festival um símbolo da contra cultura no país.

Avaliação: 8,0

– O CÓDIGO BILL GATES

É um documentário que aborda a vida do bilionário fundador da Microsoft. A promessa é saber como funciona a mente de um homem tão inteligente e sagaz.

Avaliação: 8,0

– PRIVACIDADE RACKEADA

O escândalo da empresa de consultoria Cambridge Analytica e do Facebook é recontado através da história de um professor americano. Ao descobrir que, junto com 240 milhões de pessoas, suas informações pessoais foram hackeadas para criar perfis políticos e influenciar as eleições americanas de 2016, ele embarca em uma jornada para levar o caso à corte, já que a lei americana não protege suas informações digitais mas a lei britânica sim.

Avaliação: 7,5

 

– RAUL, O INÍCIO, O FIM E O MEIO

Trajetória do conhecido cantor e compositor, polêmico, ícone e criador da “sociedade alternativa” ao lado parceiro inseparável, hoje escritor, Paulo Coelho. Um raio x do astro do rock brasileiro através de documentos, depoimentos de familiares, ex-esposas, filhas, amigos, músicos e compositores.

Avaliação: 7,9

– ROLLING THUNDER REVUE

Em 1975, Bob Dylan embarcou em uma turnê através dos Estados Unidos junto com diversos artistas, brincando com novas técnicas criativas e adotando uma teatralidade raramente vista em sua carreira. Unindo imagens de arquivo restauradas e novas entrevistas com Dylan, o diretor Martin Scorsese captura a experiência desse momento histórico tanto para a música, quanto para o espírito americano.
Avaliação: 7,8

 

– VIPS HISTÓRIA REAIS DE UM MENTIROSO

Marcelo Nascimento da Rocha levou uma vida repleta de mentiras e golpes aplicados nas mais diversas pessoas. Fingindo ser sobrinho do diretor de uma companhia rodoviária ele conseguiu viajar várias vezes sem pagar. Aprendeu a pilotar aviões ao trabalhar para contrabandistas, que atuavam na fronteira do Brasil com o Paraguai. Seu golpe mais conhecido foi quando fingiu ser Henrique Constantino, filho do dono da companhia de aviação Gol, em um evento patrocinado por ela em Recife. Entrevistado pela diretora Mariana Caltabiano, Marcelo conta seus feitos diretamente da prisão.

Avaliação: 7,5

 

 

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite seu nome