Estaremos colocando aqui um pouco da história e vídeos das bandas do Rock Nacional dos anos 80, que foi um período a que se atribui a popularização do Rock no Brasil. Uma verdadeira explosão de bandas de rock em todo país.

10

 

Herva Doce

Herva Doce foi uma banda de pop rock brasileira da década de 1980.
A ideia para criar o grupo surgiu no carnaval de 1982, quando Marcelo Sussekind e Renato Ladeira gravaram quatro músicas “demo” (“Volta Meu Bem”, “Ganhei Um Avião”, “O Negócio é Relaxar” e “Não Faz Sentido” – esta última, se transformaria posteriormente num grande sucesso na voz de Ney Matogrosso). A “demo” foi apresentada a Fernando Mansur, locutor da Rádio Cidade do Rio de Janeiro, que acabou por incluir “Volta Meu Bem” na programação da rádio.

Em seguida, Sussekind e Ladeira assinaram um contrato com a EMI Odeon. Por exigência da gravadora, tiveram de desistir de se apresentar como dupla e montaram uma banda, a qual incluía o baterista Sérgio Della Mônica (que apenas assinou o contrato, mas que nunca se apresentou com o grupo), o baixista e guitarrista Paul de Castro e o baixista Roberto Lly. O primeiro LP do grupo foi lançado em novembro de 1982 tendo como carro-chefe a música “Erva Venenosa” (versão de “Poison Ivy”, uma canção de 1959 do conjunto The Coasters, composta por Leiber/Stoller[1]).

O grande momento do “Herva Doce” ocorreu em 18 de junho de 1983, quando abriram o show do Kiss no estádio do Maracanã, tendo se apresentado para um público estimado entre 140 e 200 mil pessoas (dependendo da fonte). O grupo também abriu um show do Van Halen no Maracanãzinho.

Depois de gravar mais um disco pela EMI, o grupo assinou contrato com a RCA. Nesta época, Paul de Castro e Pena saíram da banda, dando vez para Fred Maciel (bateria e voz).

O primeiro LP pela RCA (terceiro do grupo) trazia a faixa-título “Amante Profissional”, um grande “hit” nas rádios do Brasil e que originou (numa época pré-MTV) o número recorde de três videoclips por três emissoras de TV diferentes.

A banda gravou ainda mais um LP (“Desastre Mental”, de 1986), que teve boa recepção por parte da crítica, mas cujas vendas não foram expressivas. Finalmente, após a saída de Fred Maciel, o grupo ainda chegou a lançar um compacto com a música “Faz Parte do Meu Show”, escrita por Renato Ladeira e Cazuza, e que acabaria sendo um grande sucesso na voz do último.

Herva Doce – Amante Profissional 

Erva Doce – Erva venenosa (Inédito) 1982

Herva Doce – Falso Viciado

 

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite seu nome