Estaremos colocando aqui um pouco da história e vídeos das bandas do Rock Nacional dos anos 80, que foi um período a que se atribui a popularização do Rock no Brasil. Uma verdadeira explosão de bandas de rock em todo país.

08

 

Sangue da Cidade

Grupo de rock criado em 1975, no Rio de Janeiro, pelo guitarrista e compositor Di Castro.

A primeira apresentação da banda foi no mesmo ano no Colégio Americano, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, com a seguinte formação: Dicastro (guitarra e vocal), Ronaldo Jones (baixo) e Negão Vico (bateria).

Em 1977 a banda fez show ao ar livre no Parque do Aterro do Flamengo.

Em 1979 o baterista Rommey substituiu Negão Vico e o grupo fez shows nos Teatro Opinião e Teatro de Bolso do Leblon. Neste mesmo ano a banda fez apresentação no programa “Olimpop”, da TV Tupi, no Rio de Janeiro.


Em 1981com a entrada do baterista Peninha no lugar de Rommey a banda apresentou a primeira fita demo (com três músicas), uma dela “Hora do rush”, muito executada na Rádio Fluminense FM (A Maldita). Ainda em 1981 e com a seguinte formação: Dicastro (guitarra), Ronaldo Jones (baixo), Vid (voz), “PH” Paulo Henrique (teclados) e Negão Vico (bateria), o grupo apresentou-se na casa noturna Western, um dos points do rock dos anos 80.

No final de 1982 Dicastro compõe e grava “Brilhar a minha estrela”, mais conhecida como “Dá mais um”, que passou a ser executada em várias emissoras, entre as quais a Rádio Fluminense FM, no programa “Ronca Ronca”, de Maurício Valladares. A composição despertou o interesse da gravadora Warner que convidou a banda para participar do LP “Rock voador”, disco responsável pelo lançamento de vários artistas do rock na década de 1980. Neste mesmo ano de 1982 a gravadora Warner lançou o compacto do grupo contendo a música “Brilhar a minha estrela”, de autoria do guitarrista Di Castro. Por essa época a banda era integrada por Dicastro (guitarra), Ronaldo Jones (baixo), Vid (vocal), PH (teclados) Peninha (bateria), que depois da gravação do compacto viria a ser substituído por Rodrigo Grandão, na bateria. Por essa época a composição “Brilhar a minha estrela”, então sucesso do grupo, foi incluída no disco “Cometa loucura”, da Som Livre, LP do programa homônimo apresentado na TV Globo.

Em 1983 o grupo rescindiu contrato com a gravadora Warner. No ano seguinte o guitarrista Di Castro incluiu a sua composição “Vídeo game” na trilha sonora do filme “Beth Balanço”, de Lael Rodrigues. Por divergências da banda com a gravadora a composição não foi incluída no disco da trilha sonora do filme.

Em 1984 entraram para a banda Roberto Cartier (voz) e Otávio Henrique (bateria).

Em 1985 a banda, liderada por DiCastro, participou com as músicas “Ela era menor” e “Vizinho rockeiro”, ambas de DiCastro, no disco “Metal rock”, da gravadora RGE. Neste mesmo ano a faixa “Ela era menor” foi incluída no LP “Aumenta que isso é rock and roll”, da gravadora Som Livre.

Em 1986 o grupo encerrou as atividades e seus componentes seguiram carreira solo. Neste mesmo ano, seu fundador, o guitarrista Dicastro, inclui cinco músicas na trilha sonora do filme “Rockmania”, de Adnor Pitanga.

Em 1987, Dicastro lançou o primeiro disco solo. Em 2006 Vid, Dicastro e Ronaldo Jones (cantor, guitarrista e baixista, respectivamente) participaram do CD/DVD “Festa Ploc II” executando o sucesso da banda, Sangue da Cidade, a composição “Brilhar a minha estrela”.

Em 2007 foi utilizada a gravação original de “Brilhar a minha estrela” na trilha sonora do filme “Tropa de Elite”, dirigido por José Padilha.

Nos primeiros anos de atuação a banda apresentou-se no Circo Voador (ainda na Lona do Arpoador) incluindo a própria estreia da lona, juntamente com a Blitz, o Barão Vermelho e o Atlântico Blues. A banda fez também shows no Teatro Ipanema, Canecão e participou do “Festival de Juiz de Fora”, além de programas de televisão como “Chacrinha” (O Velho Guerreiro), “Globo de Ouro” e ‘Cometa Loucura”, da Rede Globo.

SANGUE DA CIDADE = BRILHAR A MINHA ESTRELA (DÁ MAIS UM)

Dicastro Sangue da Cidade – Hora do Rush HD

Dicastro Sangue da Cidade – Um Cara Legal – Heavy Rock and Roll from Brazil

 

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite seu nome