Engenheiros do Hawaii

Engenheiros do Hawaii é uma banda de pop rock brasileira, formada em 1984 na cidade de Porto Alegre, que alcançou grande popularidade com suas canções irônicas e críticas. O vocalista Humberto Gessinger é o único integrante original a permanecer no grupo até hoje.

Quatro estudantes da Faculdade de Arquitetura da UFRGS – Humberto Gessinger (vocal e guitarra), Carlos Stein (guitarra), Marcelo Pitz (baixo) e Carlos Maltz (bateria) – resolveram formar uma banda apenas para uma apresentação em um festival da faculdade, que aconteceria por protesto à paralisação de aulas. O primeiro show da banda foi em 11 de janeiro de 1985. Escolheram o nome Engenheiros do Hawaii para satirizar os estudantes de engenharia que andavam com bermudas de surfista, com quem tinham uma certa rixa.

A banda, em menos de quatro meses de carreira já consegue gravar duas músicas na coletânea Rock Grande do Sul (1985) com diversas bandas gaúchas, em razão de uma das bandas vencedoras do concurso adicionador à coletânea ter desistido da participação do álbum na última hora. Quando a banda seguiu com seus ensaios, durante a greve da faculdade, Carlos Stein realizou uma viagem, o que acabou inviabilizando sua permanência no grupo, e, tempos depois, ele passa a integrar a banda Nenhum de Nós. Meses passaram, e os Engenheiros do Hawaii gravam o seu primeiro álbum: Longe Demais das Capitais, em 1986. O norte musical do disco apontava para um som voltado à música pop, muito próximo ao ska de bandas como o The Police e Os Paralamas do Sucesso. Destacam-se as canções “Toda Forma de Poder”, que foi tema da novelaHipertensão da Rede Globo e “Segurança”, além de “Sopa de Letrinhas” e “Longe Demais das Capitais”.

 

OrigemPorto Alegre, Rio Grande do Sul(1985)

A banda foi formada por Humberto Gessinger, Carlos Stein, Marcelo Pitz e Carlos Maltz.

            A banda “Engenheiros do Hawaii” passou por várias formações ao longo de sua carreira e em 2008 resolveu dar um tempo ao grupo. O único integrante que esteve em todas as formações foi Humberto Gessinger.

GênerosRock alternativoArt rockNew waveRock progressivo

Acústico MTV é um álbum da banda de rock brasileira Engenheiros do Hawaii, lançado em CD e DVD em novembro de 2004.

Gravado no Espaço Locall em agosto de 2004, o disco reúne a maior parte dos sucessos da banda, como O Papa é Pop, Infinita Highway, Somos Quem Podemos Ser, entre outros; as inéditas Armas Químicas e Poemas e Outras Frequências; uma canção de autoria de Carlos Maltz, chamada Depois de Nós; e três canções do Humberto Gessinger Trio: Vida Real, O Preço e De Fé, sendo esta última uma faixa exclusiva do DVD.

O álbum se diferencia da maior parte dos Acústicos por não incluir participações especiais, apenas “fraternais”: Clara Gessinger, filha do líder Humberto Gessinger (em “Pose”), e o ex-baterista e fundador da banda, Carlos Maltz (em Depois de Nós, música de sua autoria).

ENGENHEIROS ACÚSTICO MTV 2004

 

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite seu nome