Todos os dias estaremos colocando um pouco da história e vídeos das bandas do Rock Nacional dos anos 80, que foi um período a que se atribui a popularização do Rock no Brasil. Uma verdadeira explosão de bandas de rock em todo país.

 

06

Gang 90 e as Absurdettes

 foi um grupo de rock brasileiro dos anos 1980, fundado pelo disc jockey e jornalista Júlio Barroso Suas canções misturavam new wave com viagens beatnik, e ainda carregava batidas fortes e coro feminino, inspirado no grupo B-52s.

Sua primeira aparição foi na discoteca Paulicéia Desvairada em 1981. Participou do Festival MPB Shell do mesmo ano, com a música Perdidos na Selva, o que tornou o grupo famoso.

Para divulgar o grupo, o programa Fantástico de 2 de agosto de 1981 apresentou o clipe de ‘Perdidos na Selva’. Nesta época, a banda chamava-se simplesmente “Gang 90”. A música foi lançada originalmente em compacto pelo selo HOT, tendo a faixa “Lilik Lamê” no lado B, cantada por Alice Pink Pank, uma das cantoras-musas da banda, ao lado de May East e Lonita Renaux.

Um momento particularmente importante para a banda foi sua participação, também em 1981 do festival MPB Shell, promovido pela Rede Globo. Naquela ocasião, e defendendo a canção “Perdidos na Selva”, conseguiram um grau de exposição e notoriedade até então incomum para bandas da cena pop brasileira, o que já prenunciava o vigor do movimento de rock nacional que surgiria a seguir ao longo da década de 80.

Em 1983, a banda lançou o LP Essa tal de Gang 90 & As Absurdettes, que continha os sucessos anteriores da banda e que emplacou uma canção como tema de novela das 8 da Rede GloboLouco Amor, de Gilberto Braga.

No mesmo ano, também participaram do especial da Rede Globo Plunct, Plact, Zuuumcom a música “Será que o King Kong é Macaca”?

Júlio Barroso faleceu prematuramente em 1984, caindo da janela de seu apartamento em São Paulo em circunstâncias nunca completamente esclarecidas (embora hoje exista praticamente um consenso de que se tratou de um acidente).

Após esse fato trágico, a tecladista Taciana Barros assumiu a liderança do grupo e tentou insistir em sua continuidade lançando um álbum (Rosas e Tigres) que tinha em seu repertório uma série de canções inéditas de Julio Barroso. O trabalho acabou tendo muito pouca repercussão comercial apesar de haver sido razoavelmente bem recebido pela crítica especializada. Uma última tentativa, em 1987, foi o álbum “Pedra 90” já sem praticamente nenhum integrante original do grupo e que selou o fim da banda.

Além de Júlio Barroso, participaram desse projeto músicos como♙Alice Pink PankLobãoMay East, Lonita Renaux (Denise Barroso), Luíza Maria, Miguel Barella, Wanderley TaffoGuilherme ArantesLee Marcucci, Sandra Coutinho, Gigante Brasil, Herman Torres, Otávio Fialho, Luiz Paulo Simas, Taciana Barros, Beto Firmino, Gilvan Gomes, Paulo Le Petit e Curtis, Claudia Niemeyer.

Gang 90 & Absurdettes 1983 Telefone

Gang 90 Absurdetes Perdidos na selva Geração 80 1981

Gang 90 – Nosso louco amor

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite seu nome