Amigo da onça é uma expressão popular brasileira, usada para se referir ao indivíduo que não é de confiança e tenta enganar seus “amigos” para levar a melhor sobre os outros.

Um amigo da onça é alguém que finge ser amigo apenas para satisfazer os seus interesses pessoais. Neste sentido, a expressão costuma ser vista como pejorativa e insultuosa. Porém, em determinados casos, pode também ser usada de modo descontraído, como uma brincadeira entre verdadeiros amigos.

“Se aquele amigo da onça tivesse me dito que eu seria mandado embora, eu já teria procurado outro emprego”.

“Não conte pra ele o seu segredo, ele é um amigo da onça”.

“Quando os problemas surgiram, o amigo da onça desapareceu”.

Origem do Amigo da Onça

No entanto, a expressão se popularizou a partir da personagem Amigo da Onça, criada pelo cartunista *Péricles Maranhão , em 1943. O Amigo da Onça era uma figura debochada e irônica, conhecida por colocar as pessoas em situações desagradáveis, com o objetivo de tirar proveito delas.

Péricles se inspirou na história popular de um caçador que foi perseguido por uma enorme onça, sendo que esta foi espantada pelos gritos do homem. Ao contar o fato a um amigo, que duvidou da história, o caçador perguntou: você é meu amigo ou amigo da onça?

*Péricles

Péricles de Andrade Maranhão foi um cartunista brasileiro de grande sucesso nos anos 1940 e 50. Criado em Pernambuco, em 1942 Péricles mudou-se para o Rio de Janeiro, onde começou sua carreira Wikipédia

Nascimento14 de agosto de 1924, Recife, Pernambuco

Falecimento31 de dezembro de 1961, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Personagem O Amigo da Onça, criação do cartunista Péricles Maranhão:

 

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite seu nome