Sou nascido e criado em Volta Redonda e tenho um amor enorme pela minha cidade. Além a importância pessoal, Volta Redonda se destaca pela importância econômica e pela localização estratégica no eixo RJ-SP.
Nesse post trago o resumo da história da cidade, contada com imagens e filmes de quando ela era apenas um povoado, até os dias atuais. Te convido a fazer esse mergulho histórico comigo pela cidade.

Vamos compartilhar com os nosso parentes ,filhos e amigos para que mais gente possa conhecer a nossa maravilhosa cidade.

– Primeiros habitantes

Em 1750 a 1800, Volta Redonda era habitado por tribos indígenas Puris, Coroados e Araris, que viviam às margens do rio Paraíba. Os primeiros homens brancos que pisaram nesta região foram os bandeirantes que atravessavam a região para encurtar o caminho até Minas Gerais.

– A origem de Volta Redonda

Corria o ano de 1727, quando os jesuítas, após demarcarem a Fazenda Santa Cruz, na baixada que ainda hoje guarda este nome, cruzaram a Serra do Mar abrindo caminho para a colonização do Médio Vale do Paraíba. No ano seguinte, foi aberta uma estrada ligando Rio de Janeiro a São Paulo.
Somente em 1744 quando teve início o povoado de Campo Alegre da Paraíba Nova, cujas terras eram exploradas por garimpeiros em busca de ouro e pedras preciosas, e até mesmo caça. Esses garimpeiros tomaram conhecimento do acidente geográfico da curva do Rio Paraíba, e a chamaram de Volta Redonda.

Em 1765José Alberto Monteiro obteve do vice-rei Antônio Álvares da Cunhaconde da Cunha, uma sesmaria à margem do Rio Paraíba do Sul, onde, hoje, se encontra a maior parte do território do município, sendo considerado o primeiro “homem branco” a habitar suas terras. A partir de então, algumas povoações cresceram próximas às grandes fazendas de café que se formaram no século XIX, durante o ciclo do café.

– Fazendas

A primeira fazenda em Volta Redonda, construída por José Alberto Monteiro, quando recebeu as terras do Vice-rei. Esta fazenda ficou conhecida como Fazenda Santa Cecília, e atualmente encontra-se tombada pelo Município e abriga o Zoológico Municipal de Volta Redonda. A partir deste momento, grandes fazendas se instalaram na região dando início ao ciclo do café e a uma intensa movimentação. Estas fazendas receberam o nome de Três Poços, Santa Cecília, Retiro, Santa Rita ,Belmonte, etc.

Fazenda Três Poços

– Primeiro Núcleo Urbano

Em 3 de outubro de 1832 foi criado o município de Barra Mansa. Parte considerável de Volta Redonda pertencia às suas terras.

Por volta de 1860, foi criado o primeiro núcleo urbano, chamado ‘Arraial de Santo Antônio da Volta Redonda’, no atual bairro de Niterói.

Atividade comercial ancorada em porto fluvial que existia na margem esquerda do Paraíba e que escoava café até Barra do Piraí trazendo mercadorias diversas para as fazendas (O rio Paraíba era navegável por 115 km entre Campo Belo – atual Itatiaia – e o povoado de Ipiranga, logo após Barra do Pirai).

Arraial de Santo Antônio
Arraial de Santo Antonio
Arraial de Santo Antonio

– Ponte

Em 1860/1864,A primeira ponte construída em Volta Redonda foi sobre o rio Paraíba, era de madeira e era cobrado pedágio para sua travessia. A ponte permitiu que o café produzido nas fazendas da margem direita do rio fosse também embarcado no porto, incremento da atividade comercial.

Desta época até 1888 o povoado expandiu-se com a criação de agência de correios, 2 escolas no povoado e 2 fora dele, hospedaria, taberna, armazéns de secos e molhados, depósitos e oficinas.

– Igreja Santo Antônio

Em 1870 foi Inaugurada a Igreja de Santo Antônio, que foi demolida em 1955 e substituída pela atual.

No fundos a igreja Santo Antônio

Reforma da igreja
Reforma da igreja Santo Antonio

– Estação Ferroviária

A estação ferroviária , foi inaugurada em 16 de setembro de 1871.(prédio original foi demolido em 1944),com a presença da Princesa Isabel.

A chegada da ferrovia trouxe o consequente declínio do transporte fluvial.

– Desenvolvimento

Compreende o atual centro de comércio da avenida Amaral Peixoto,contava em 1890 com alguns equipamentos urbanos, como uma estação ferroviária, uma agência de correios, duas escolas, uma linha de bondes de tração animal e algumas casas comerciais.

Em 1871 foi construída a  primeira agencia dos correios.

Em 1874  duas escolas são inauguradas e a primeira linha de bonde com tração animal.

Em 1890 foi constituído o distrito de paz de Volta Redonda,

Em 1891 foi construído um distrito policial.

Em 1895 foi criado um cemitério atrás da Igreja Santo Antonio, como era costume da época, que ficava nas imediações da Igreja.

Em 1901 a primeira iluminação pública, constituída por quatro lampiões a querosene, colocados nos lugares mais convenientes do distrito.

 Em 1912 foi introduzido o telefone e em 1931 foi inaugurado o serviço telefônico local.

– Decadência  

Começou em 1888,quando sofreu um grande golpe em sua economia com a libertação dos escravos, em cujos braços se apoiava toda a agricultura das fazendas locais, os trabalhadores escravos abandonaram, quase em massa, as lavouras trazendo como resultado a ruínas na  maiorias das fazendas.

Soerguimento

Com a inauguração de um trecho ferroviário da antiga Estrada de Ferro Oeste Minas até as divisas do grande estado montanhês em 1897, seguido de sua ligação com a linha tronco, em Augusto Pestana em 1915, assinalou o raiar de uma nova era para Volta Redonda. Muitos fazendeiros e colonos procedentes de Andrelândia, Lavras e outras localidades mineiras, começaram a procurar o Município e adquirir as velhas fazendas de café, algumas decadentes e outras já abandonadas. Sem desprezar de todo a agricultura, enveredaram pela pecuária. Deste modo,conseguiram em pouco tempo elevar não só Barra Mansa como  Volta Redonda à posição destacada de grandes centros-pastoril.

– Jornais

Em 1900 surgiu o primeiro jornal ”O Cometa” , depois de uma longa pausa nas atividades jornalísticas, surgiu em 31 de julho de 1926, “A Aurora”, depois “ O boletim do serviço da Companhia Siderúrgica Nacional” em 1942,“O Siderúrgico”e o Lingote que foi lançado no dia 23/03/1953 e em 5 de outubro de 1992 foi fundado o jornal Diário do Vale, o primeiro jornal da região sul fluminense com circulação diária.

– Engenho de Açúcar e Aguardente

Foi construída no ano de 1903 por José Rodrigues Peixoto. Fazia parte de um engenho de cana que fabricava açúcar, aguardente e outros produtos derivados.

Em 1925 foi criada a “Sociedade de Laticínios Santa Cecília Ltda.”, que se instalou nas antigas dependências do engenho.

Em 1965, suas instalações foram demolidas para a construção do viaduto Nossa Senhora das Graças, que liga os bairros Centro e Aterrado.

Sobrou apenas uma chaminé, que permanece até os dias de hoje, A chaminé restaurada e tombada, pode ser vista ao passar pelo Viaduto Nossa Senhora das Graças.

Foi tombada pela Prefeitura Municipal em 18 de dezembro de 1985 e
em março de 2002 ela foi restaurada.Possui 40 metros de altura e está situada em um pedestal, sendo toda revestida de tijolo aparente. Em seu topo há um pequeno pedestal de dois metros de largura e onde se encontra a inscrição “1903”.

– Distrito de Volta Redonda

Em 1926 foi criado, definitivamente, o distrito de Volta Redonda, o oitavo de Barra Mansa

– Volta Redonda Foot Ball Clube

Em 30 de junho de 1926 foi fundado o Volta Redonda Foot Ball Clube.

A iluminação elétrica

A iluminação elétrica pública e particular foi inaugurada em 1932.

Nova Fase

– A população de Volta Redonda

Segundo o recenseamento de 1° e julho de 1940, no distrito de Volta Redonda, haviam apenas 2.782 habitantes, sendo 1.017 localizados na área distrital, e os restantes, 1.765, na área rural. Em 1 de julho de 1950 já acusava a existência de 33.110 habitantes.

– Cicuta

A Floresta da Cicuta está localizada no Sul do Rio de Janeiro, em Barra Mansa e Volta Redonda, Parte integrante da propriedade Fazenda Santa Cecília, pertencente ao patrimônio da Companhia Siderúrgica Nacional, esteve aberta à visitação pública, desde a década de 40 até o ano de 1972, quando foi fechada pela CSN ,objetivando a preservação ambiental.

– CSN

Em 9 de abril de 1941 realizou-se a assembléia geral de criação da Companhia Siderúrgica Nacional, A usina de Volta Redonda foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1946. Na presença, entre outros, do presidente Eurico Dutra e de seu ministro da Viação e Obras Públicas, Edmundo de Macedo Soares e Silva. Getúlio Vargas, o grande incentivador da usina siderúrgica, estava ausente, deposto com o final do Estado Novo.
E junto com a Usina marca-se um período na evolução político-industrial e urbana do distrito de Volta Redonda.

– O primeiro banco na cidade

 Foi inaugurado em 1942, Banco Industrial Brasileiro S/A

– Tiro de Guerra

Hoje desativado,foi fundado com a finalidade de atender as necessidades de prestação de serviço militar dos empregados da CSN, através de um convenio do ministério do exercito com a CSN, foi criado em fevereiro de 1943.

Com o passar dos tempos os empregados da CSN e a população em geral, regularizavam sua situação militar através do serviço obrigatório do Tiro de Guerra.

– Núcleos Urbanos

Volta Redonda existiam dois núcleos urbanos definidos, ambos localizados às margens do Paraíba do Sul

Margem esquerda do rio:

A chamada Cidade Velha, separada da CSN e que não dispunha dos serviços da parte planejada. Os trabalhadores não aproveitados pela CSN foram deslocados para a parte Velha ou para a periferia da cidade, e os proprietários de fazendas da região se converteram em loteadores e especuladores. Com isso, a cidade conheceu uma considerável expansão da malha urbana com a implantação de numerosos loteamentos dando origem a novos bairros, principalmente na margem esquerda do Rio Paraíba do Sul

Margem Direita do Rio:

Chamada de cidade Nova, que só passaria à administração municipal
em 1968 e que possuía melhor infra -estrutura urbana e de serviços públicos que o restante do município.

A partir de 1942, começaram a surgir os primeiros bairros operários da CSN: Acampamento Central, Vila Sta. Cecília, Acampamentos dos índio(bairro 60), Laranjal, Conforto, Rustico, Tangerinal, Fazenda cicuta, Monte Castelo, Jardim Paraíba, Laminação, etc.

Bairro Rustico
Bairro Bela Vista
Bairro Laranjal
Bairro Conforto
Bairro Sessenta
Bairro Monte Castelo
Bairro Acampamento Central

Os primeiros trabalhadores

Apelidados de arigós, eles ficavam abrigados em barracas armadas nos altos dos morros, enquanto eram construídas as casas dos funcionários. Quem trabalhava não tinha direito a férias. Era tudo controlado pelos militares.

Barracas,onde os trabalhadores moravam,esperando a construções das casas

– Igreja Santa Cecília

A Igreja Santa Cecília foi construída em 1943, em uma área de 2.400 m², projetada pelo arquiteto Antônio Santos Pinto. Sua criação está intimamente ligada aos projetos de urbanização da então vila operária.

– As Famílias 

Vieram de todo o país, a maioria de Minas Gerais e do Espírito Santo. Era uma média de 30 mil funcionários que viviam na cidade.

– Estádio General Sylvio Raulino de Oliveira

Estádio de Futebol foi construído no final dos anos 1940 pelo General Sylvio Raulino de Oliveira, então presidente da CSN.

Em 1959, o General Sylvio Raulino de Oliveira passou a administração do estádio para o Guarani Futebol Clube, através de comodato.

Em 1976,a prefeitura desapropriou o estádio, uma vez que o terreno pertencia à CSN.

Em 2003, atendendo as exigências do estatuto do torcedor foi feito um arrojado projeto arquitetônico e tecnológico com capacidade para vinte mil pessoas.o novo estádio foi entregue à população em 17 de abril de 2004.

Foi o primeiro estádio de futebol no Brasil, a  abrigar no seu interior um complexo de esportes, lazer, saúde e educação, com acesso gratuito à população, por isso, o estádio ganhou a alcunha  de Estádio da Cidadania

Vista aérea do bairro Jardim Paraíba, o campo do Guarani ,na direita na parte debaixo.
Foto atual do estádio General Sylvio Raulino de Oliveira

– Hotel Bela Vista

Foi inaugurado em 1943 e está intimamente ligado à história de Volta Redonda. O hotel foi construído para que os engenheiros responsáveis pela construção da CSN tivessem onde morar. Na época, Volta Redonda não passava de uma vila, distrito de Barra Mansa.

O hotel tem um estilo clássico. Começou a sair do papel ainda em 1941, na antiga Fazenda Santa Cecília, local escolhido para receber a Companhia Siderúrgica Nacional.

Os 8 colégios mais antigos 

– Colégio Nossa Senhora do Rosário

Foi fundado em 1955, no antigo hospital, bairro Jardim Paraíba. De início, o colégio se encarregou da educação apenas das meninas – cerca de 295 –, contando com a colaboração de oito professoras. Em 1956, a CSN começou a obra do novo prédio do colégio, onde atualmente funciona, que foi inaugurado em 1958

– Grupo Escolar Presidente Roosevelt

Foi fundado em 1954 e está situado na Rua 4 no conforto.

– Colégio Getúlio Vargas

De 1953 a 1955, com o nome de “Ginásio Volta Redonda” o Colégio Getúlio Vargas funcionava nas dependências do Grupo Trajano de Medeiros, atual colégio Prof. Manuel Marinho, em 1956 até 1971 passou a funcionar no Grupo Escolar Roosevelt localizado no  bairro conforto, a sua sede foi construída em 1972.

– Colégio Instituto Batista Americano

O casal de missionários norte-americanos , Srª Geny e Srº Walter Bayliss McNealy, chegou a Volta Redonda cheio de sonhos e logo começou a trabalhar arduamente a fim de concretizá-los: construir uma Igreja Batista.Foi assim que, em 30/06/1946, foi organizada a Igreja Batista Central de Volta Redonda (Mantenedora do Colégio), primeira parte do sonho realizada.
Quase cinco anos depois, em 15/03/1951, foi fundado o COLÉGIO DO INSTITUTO BATISTA AMERICANO, que funcionou inicialmente numa das salas da Igreja.

– Colégio Macedo Soares

Foi fundado em 6 de março de 1946 pelo clube dos Funcionários da CSN, funcionava a princípio no bairro Jardim Paraíba. Em 18 de julho de 1958, a CSN construiu na rua 21 na Vila Sta. Cecília.

– Escola Estadual Manuel Marinho

Foi fundado em 1945 com o nome Trajano de Medeiros, que inicialmente construído para ser hotel e posteriormente convertido em colégio.

– Escola Técnica Pandiá Calógeras

Foi fundada em 19 de abril de 1944 com a intenção de oferecer ensino técnico aos primeiros empregados da Companhia Siderúrgica Nacional e aos seus filhos.

– Escola Estadual Barão de Mauá

É a escola mais antiga de Volta Redonda, foi fundada  no início de 1940, situada no Jardim Paraíba.

– Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense

Foi fundado Em 19 de maio de 1945, quando Volta Redonda ainda era distrito de Barra Mansa.

– Hotel Brasil 

Na década de 40 foi Inaugurado o Hotel Brasil que, na sua fase de planejamento, chegou a ser chamado de Hotel Comercial e Hotel Volta Redonda.

– Lojas Americanas

Foi inaugurada em 1947, no térreo do antigo Hotel Brasil e permanece até hoje no mesmo lugar.

– Feira livre

Surgiu em 1947 aos domingos na Vila e depois nos bairros localizados nos terrenos da CSN.

– UHG – União Hospitalar Gratuita

Foi criada em 25 de maio de 1952, com a finalidade de facultar assistência Hospitalar gratuita para ser levada a toda e qualquer pessoa pública e notoriamente reconhecida como pobre e necessitado.

Foi passado para Prefeitura Municipal de Volta Redonda em 10 de setembro de 1971, em regime de comodato.

– Radio Siderúrgica Nacional

Retransmissora de rádio (não existe atualmente), inaugurada em 1955 e retirada do ar em 1980. Foi criada para proporcionar lazer e contribuir para a educação dos jovens a época, a maioria filhos dos funcionários da CSN, além da função de reforçar valores e ideologias da empresa. Tinham uma programação de valorização da música popular brasileira e da música clássica com finalidade educacional e cultural.

– OS CINEMAS:

CINE SANTA CECÍLIA

(não existe atualmente) Conhecido como “Poeirinha”, foi o primeiro cinema de Volta Redonda, funcionando a partir de 1946. Construído pela CSN para seus funcionários.

Rua 33, s/n – Vila

Fundação: 1946

430 lugares

CINE 9 DE ABRIL

Construído por iniciativa do Clube dos Funcionários da CSN e inaugurado em 27 de fevereiro de 1957 e Batizado com a data da criação da CSN, Cine 9 de abril. O espaço, com 1500 lugares, ainda é uma das maiores salas de projeção em toda a América Latina.

CINE TEATRO AVENIDA

Av. Amaral Peixoto,213 – Centro

Fundação: 1948

1.400 lugares

CINE MARLY

Rua Fernando Tedesco, 1971- São Lucas

Fundação: 1952

200 lugares

CINE CONFORTO

Rua 249 s/n

Fundação: 1955

500 lugares

CINE RETIRO

Av. São Domingos,122 – Retiro

Fundação: 1956

200 lugares

– CINE 17 DE JULHO

Era no Aterrado na Avenida Paulo de Frontin, perto da prefeitura.

– Praça Brasil
A construção da praça foi iniciada em 1954 e sua inauguração ocorreu em 1957.Ornamentada com obras de arte de Leão Veloso como um conjunto de três estátuas em bronze, simbolizando a siderurgia e homenageando os trabalhadores da CSN, e o obelisco central, com gravações em alto-relevo de diversas etapas da fabricação do aço.

Praça Brasil em construção.

– Aero Clube de Volta Redonda

O primeiro clube de Volta Redonda, fundado em 1943, como clube aeronáutico com 250 sócios funcionários e não funcionários da Companhia. Tinha como objetivo formar pilotos civis e desenvolver a aeronáutica brasileira. Sua sede social e toda infraestrutura foi construída em terreno da CSN por comodato.

– Clube Círculo Operário de Volta Redonda

Entidade sociocultural (não existe atualmente) Fundada em 1946. Inicialmente Círculo Operário de Volta Redonda e, mais tarde, passou a chamar Círculo dos Trabalhadores Cristãos.

Clube dos Funcionários

O Clube foi criado em 1942, por um grupo de trabalhadores da obra de construção da Companhia Siderúrgica Nacional. Os funcionários de diversos pontos do país queriam um local para se divertir com festas e futebol.

No início, o clube funcionou em um barracão na área da usina. Lá mesmo, no barracão dentro da obra, eram realizadas as festas, reuniões sociais e os bailes.

Em 1962, finalmente ganhou sua Sede Social – um prédio de oito andares ao lado do cinema, na Rua Quatorze.

– Clube Náutico Recreativo Santa Cecília

Fundado em 25 de abril de 1948, foi construído para atender os funcionários técnicos. No local, havia uma estrutura de madeira para promover entretenimento para os funcionários da CSN e mais tarde passou a possuir sede própria. o Clube Carinho da Cidade. Clube tradicional de Volta Redonda.

– Clube Comercial

Foi fundado em 26 de Janeiro de 1951. A agremiação funcionava onde hoje está situado o Restaurante Popular de Volta Redonda, no bairro Aterrado.

Em 1963 a Prefeitura de Volta Redonda solicitou a desapropriação do terreno, para a construção de um cemitério. A diretoria decidiu fechar o terreno com um muro, com tijolos pra demarcar o seu espaço e, assim, mais tarde, recebeu outras obras como o campo de futebol, as piscinas e a construção da conhecida e não menos importante Sede Velha.

Em 1977, é construída a nova sede própria  do clube  no bairro São Geraldo na colina.

– Clube Foto-Filatélico

Entidade sociocultural Fundado em 1954, está situado na Vila Santa Cecília, tem por finalidade difundir artes, fotografias, filatelia, numismática e cultura.

– Clube Umuarama

O clube foi construído exclusivamente para engenheiros e técnicos, principalmente americanos, que vieram para a construção da CSN. Foi inaugurado em 1956.

– Clube Laranjal

 Foi fundado em 1965 por engenheiros, supervisores, gerentes e diretores da CSN residentes no bairro.

Ao longo dos anos construiu-se no terreno cedido pela Companhia, além da sede social, toda uma infraestrutura de piscinas e campos de futebol.

– Clube de Escoteiros de Volta Redonda

Começou o movimento de escoteiros em 1942, que foi reconhecido em 1944, quando foi fundado o 7° Grupo de escoteiros São Judas Tedesco. Foi formado por crianças, jovens, adultos e voluntários. No principio, tinha a sua sede nas dependências da CSN, que era no “Acampamento Central”, depois passou a sua sede para o Recreio dos Trabalhadores, onde funcionou durante muitos anos.

– GACEMSS – Grêmio Artístico e Cultural Edmundo Macedo Soares

Foi fundado em novembro 1945 a partir de um grupo de trabalhadores da empresa que desejavam construir em Volta Redonda um teatro para realização de peças, recitais e concertos de música erudita. O apoio da CSN foi concretizado com a venda, a preço simbólico, de um terreno para que o Grêmio pudesse construir a sua sede e o teatro. A construção foi iniciada em 1961, e sua conclusão deu-se somente em 1987. Antes de sua sede ficar pronta, realizava suas atividades no auditório do Grupo Escolar Trajano de Medeiros, no Cinema 9 de abril e nos clubes Umuarama e Funcionários da CSN.

Teatro Santa Cecília Teatro

Foi Fundado pela CSN, sendo inaugurado em 1955. Promovia espetáculos teatrais e atividades de caráter educativo e social. Funcionou como escola primária. Atualmente pertence à Igreja Católica Santa Cecília.

– Ginásio do Recreio do Trabalhador

O Ginásio do Recreio do Trabalhador é um dos mais importantes ginásios poliesportivos do Estado do Rio.

Complexo Esportivo construído pela CSN com a finalidade de promover lazer e esportes para os operários e suas famílias. Inaugurado em 1951.

O Ginásio é todo coberto, e fica dentro do Clube Recreio do Trabalhador Getúlio Vargas, foi Inaugurado em 9 de abril de 1954.

– Palácio 17 de julho

A Prefeitura Municipal era em um pequeno prédio alugado na Rua 1º de Maio no centro comercial (rua transversal à Avenida Paulo de Frontin).Em 1958 fez a sua sede na Praça Sávio Gama.

– Câmara Municipal de Volta Redonda

Desde sua instalação, em 8 de fevereiro de 1955, a Câmara Municipal funcionou juntamente com a Prefeitura Municipal.No dia 27 de setembro de 1958, a Câmara Municipal mudou sua sede da Rua 1º de Maio para o Palácio 17 de Julho na Praça Sávio Gama.

Em 28 de agosto de 1980, a Câmara Municipal transfere suas instalações para a sede própria na Avenida Lucas Evangelista nº 511.

– Marchinha de carnaval

A música que levou Volta Redonda para o carnaval carioca.

Com 4 anos de emancipação, em 1958 o cantor Blecaute levou o nome da cidade recém-nascida para os salões de baile do carnaval carioca, marchinha de Estanislau Silva, Rosa de Oliveira e Oldemar Magalhães.

Volta Redonda

autor:Estanislau Silva, Rosa de Oliveira e Oldemar Magalhães

Cantor: Blecaute

Quem quer sossego não procura onda
Eu vou pra Volta Redonda

O Rio já encheu
Pra mim não dá mais pé
Eu vou pra Volta Redonda
Por que no Rio
Só se encontra jacaré.

– Centro de Puericultura

Fundado na década de 60, localizado no início da Rua 33, o Centro de Puericultura foi tombado como patrimônio histórico de Volta Redonda. A estrutura autêntica da arquitetura industrial dos anos 60 centralizava serviços de saúde, como odontologia, vacinação e atendimentos clínicos aos filhos dos funcionários da CSN.

– Hospital da CSN

Hospital criado pela Companhia Siderúrgica Nacional, à época de sua fundação, na cidade de Volta Redonda. A sua sede, foi inaugurado em 01 de Maio de 1963 e localizado no bairro Vila Santa Cecília.

 

– Escritório Central

Em 1965 é inaugurado o Edifício do Escritório Central da CSN, uma imponente edificação de 37 mil metros quadrados divididos em 16 andares localizada na área mais nobre de Volta Redonda.

– O Zoológico Municipal de Volta Redonda,

Também conhecido como Horto Municipal, é um um parque zoobotânico, localizado no bairro Vila Santa Cecília, ele possui uma área verde de 150 mil metros. A área do zoológico foi adquirida pela prefeitura durante a década de 1970. Primeiramente, foi utilizada como Horto Florestal e somente dez anos mais tarde, por volta de 1981, foi transformado em Jardim Zoológico.

– Edifício Redondo

Projetado para modernizar o bairro do aterrado, o icônico edifício redondo, desenhado pelo arquiteto Oswaldo Moreira, com o nome de shopping 35, foi construído em 1966 .O edifício viria a ser o primeiro shopping da América latina, porém nunca foi finalizado.

– Kartódromo de Volta Redonda

O Kartódromo foi inaugurado em 1966, e conta com uma pista de 1.025 metros. Grandes campeões do automobilismo já correram nesta pista, como Emerson Fittipaldi, que participou da primeira inauguração, e Ayrton Senna

– Área de segurança nacional

Em 1973, o município foi considerado Área de Segurança Nacional, situação que prevaleceu até 15 de novembro de 1985, quando foram restabelecidas as eleições diretas para prefeito.

– Terminal Rodoviário Francisco Torres

Fica localizado próxima ao centro da cidade. Foi inaugurado em 1972, sob o nome oficial de Rodoviária Prefeito Francisco Torres.

1° Festival de Rock em Volta Redonda

 Em 1974 foi realizado o 1° Festival de Rock da cidade, no antigo Estádio Guarani (onde é hoje o Estadio General Sylvio Raulino ), com a presença da banda A Bolha, do cantor Serguei e o grupo Novos Baianos.

– Primeira Discoteque em Volta Redonda

 Em 1977 foi inaugurado Trapu’s Discoteque, a boate que revolucionou a juventude de Volta Redonda, ela era situada na Av. 17 de julho no Aterrado.

– Greve de 1988

Conhecida como Massacre de Volta Redonda.

A greve dos  trabalhadores durou de 4 de novembro até o dia 24. Os operários reivindicavam reposição e aumento salarial, redução de jornada de trabalho e reintegração de operários demitidos, e teve como saldo a morte de 3 trabalhadores ( Carlos Augusto Barroso, Walmir Freitas Monteiro  e William Fernandes Leite)  em conflito com o Exército Brasileiro, do qual ainda restaram dezenas de pessoas feridas e considerável dano ao patrimônio da empresa.

Memorial 9 de Novembro

É um importante monumento, de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer que fica na cidade de Volta RedondaRJ. Foi inaugurado no dia 1º de Maio de 1989, na Praça Juarez Antunes, na Vila Santa Cecília, em homenagem aos três operários da CSN, mortos no dia 09 de novembro de 1988 durante conflito com as tropas do Exército, que aconteceu na greve dos operários em 1988.

– Memorial Zumbi dos Palmares

Foi inaugurado em 1° de junho 1990 e é formado por um anfiteatro e um salão de exposições.Localizado na Vila Santa Cecília, em frente a biblioteca Getúlio Vargas, o memorial ocupa o espaço de uma praça.

– Memorial Getúlio Vargas

Foi inaugurado em 26 de dezembro 1992 para abrigar a Biblioteca Pública Municipal Raul de Leoni, a Exposição Permanente Getúlio Vargas e o espaço Memória de Volta Redonda.

Espaço das Artes Zélia Arbex

Inaugurado em dezembro de 2004, esse espaço é destinado a exposições de artes plásticas e outras manifestações culturais, com um espaço de 200 metros quadrados, todo em vidro e estrutura metálica, se divide em três galerias de artes.

FOTOS DIVERSAS DE VOLTA REDONDA

Antiga delegacia de Volta Redonda, no bairro aterrado
Antiga delegacia, que atualmente é o 6ª Ciretran
Construção do Viaduto Nossa Senhora das Graças
Construção do Viaduto Nossa Senhora das Graças
Construção do Viaduto Heitor Franco
Entrada da Fazenda santa Cecília, perto da antiga pedreira
Rustico – Antigas moradias temporária para moradores do Bairro conforto. Esses barracões temporários  foram reformados e passaram a ser moradias permanentes no Bairro do Rustico
Avenida Nossa Senhora do amparo em 1962/Voldac
Fazenda Três Poços
Hangar do Aero Clube
Rua 14 na vila
Vista aérea sobre a rua 14
Foto aérea da Avenida Sávio Gama, onde se vê o início do bairro Niterói e Limoeiro
Vista aérea do bairro Laranjal
Vista aérea do bairro Laranjal
Vista aérea do Bairro Laranjal
Vila Sta. Cecília
Vista aérea do Kart e Aero Clube
Bairro Acampamento Central
Avenida Paulo de Frontin
Rua 14, na Vila Santa Cecília (Na esquerda onde era o Mollica e no final da direita onde é hoje a casa Bahia)
Rua 33, na Vila Sta. Cecília
Av. Paulo de Frontin, na direita, a construção do edifício redonda.
Campo de futebol, onde hoje é o recreio dos Trabalhadores

 

Construção do Cine 9 de Abril
Vista aérea do escritório central

Ponte sobre o rio Brandão na Rua 33 na Vila Sta. Cecília
Praça Brasil
Armazém do arraial de Sto. Antonio(Bairro Niterói)
Acampamento Central
Rua 33
Rua 33

 

Ponte antiga no Jardim dos inocentes na Vila Sta. Cecília
Casas na Vila Santa Cecília

Conjunto da época

Apartamentos atrás do Hospital da CSN
Rua 14 na Vila Santa Cecília
Bairro Rustico

Concha Acústica do Recreio dos trabalhadores
Avenida do Retiro
Hospital da CSN

Rua 33
Rua São João
Rua São João
Rua 33
Estação Ferroviaria
Avenida Paulo de Frontin.
Rua 16, na Vila Sta. Cecília

Hospita CSN
Hospital da CSN, no Jardim Paraíba.
Rua 42, na Vila Sta. Cecília

 

Bairro Laranjal
Avenida Amaral Peixoto.

Vila Santa Cecília
Bairro Laranjal

 

Escola Técnica a direita.

 

Terreno do Palácio 17 de julho.
Rua A. Barreiro( (rua do restaurante popular)

Vista aérea do Escritório Central
Rua 14 na vila Sta. Cecília.

 

Construção do viaduto da Ponte Alta.
Vila dos Índios no Bairro Sessenta.
Farmácia da CSN
Av. Paulo de Frontin.
Construção da Ponte Niterói-Aterrado em 1948
Acampamento central.
Rua São João.
Antiga Rodoviária (Na vila Sta. Cecília ,no prédio onde está a lojas Americanas)
Rua 14 na Vila Sta. Cecília
Mercado construído pela CSN, para os funcionários da , na Rua 4 no Bairro conforto.
Arraial de Santo Antonio ,Hoje bairro Niterói.
Usina de açucar.
Fazenda do Retiro, onde é hoje a fundação Beatriz Gama.
Primeiro hotel da enfermeiras na rua 33, n° 52
Hotel das enfermeira( ao lado do hospital da CSN)

 

Jardim Paraíba.
Bairro Monte Castelo.
Lojas Americana, na rua 16
Rua 33, na Vila Sta. Cecília.
Início do bairro Conforto

 

Escritório central da CSN na Av. Amaral Peixoto.
Escritório central central na Av. Amaral Peixoto, em outro angulo.

 

Lojas Americanas
Armazém de secos e molhados no Arraial de Sto. Antônio em torno de 1905

 

Avenida Beira Rio, no fundo a ponte Niterói/aterrado.

Fazenda Volta Redonda (boate Casarão
Fonte:
– Agradecimento especial para BRUNO BASTOS, que forneceu a maiorias das fotos, aqui publicada.
– www.vrantiga.com
– Volta Redonda: seu povo, sua história, seu espaço.
Teixeira, Nelita Maria da Silva.
– Volta Redonda-Através de 220 anos de História
J.B. de Athayde
– Volta Redonda A cidade do aço
J.B. de Athayde
– Volta Redonda A campanha emancipacionista
J.B. de Athayde
– Instituto de Pesquisa e Planejamento
Urbano de Volta Redonda
– Diversos.

FILMES SOBRE VOLTA REDONDA

História de Volta Redonda – FILME 2 (A Greve de 1984)

História de Volta Redonda – FILME 3 (A Greve de 1988)

História de Volta Redonda – FILME 4 (Acidente e morte de Juarez Antunes)

Assim é Volta  Redonda – parte 1

Assim é Volta Redonda-parte 2

Assim é Volta Redonda- parte 3

1988 uma greve corações e mentes

45 Comentários

  1. Muito bom! Fiquei emocionada, porque é sempre bom reavivar nossas memórias. Um acervo espetacular.

  2. A história da nossa cidade, contada e ilustrada com fidelidade e maestria por Moacir Carvalho De Castro Filho, Moa, para que nós e as nossas futuras gerações se interem da importância de Volta Redonda para o país e para o mundo. Parabéns ao Moacir Carvalho, nosso amigo Moa, pela excelente iniciatiativa. O presente e o futuro da cidade agradecem por restaurar e preservar a sua memória.

  3. Fiquei impressionado com a matéria.
    Ingressei na PMVR em agosto/68 e lembro- me muito bem dessa época.
    Parabéns aos envolvidos.
    Sem palavras para enaltecer esse brilhante trabalho.

  4. Amei conhecer melhor a cidade onde nasci! Meu pai chegou em um trem vindo de Minas Gerais, aos 14 anos para trabalhar como ajudante de obra na construção da CSN, e se aposentou após 35 anos como Superintende de Alto-Forno, cargo que meu irmão mais velho assumiu, algum tempo depois! Tenho muitas boas lembranças dos anos em que vivi e tenho um enorme orgulho de ser cria dessa Cidade assim como todos da minha família e amigos que vivem em Volta Redonda!

  5. Gostei do vídeo, pena que meu pai já se foi no ano passado com 95 anos ,veio de trem de Minas pra cá com 18 anos, casou e trouxe minha mãe. Nasci aqui, trabalhei na csn mas fui demitida em 97. Amo V.R.

  6. Excelente documentário sobre Volta Redonda!!Não nasci aqui,mas há 70 anos,vivo aqui e tenho muito carinho por ela!!!Minha família e eu,somos agradecidos,por essa acolhida!!!Nossa vida,foi aqui construída!!!👏👏👏👏❤😘

  7. Parabéns e muito obrigado pela preservação de material de tamanha importância cultural para nós, amantes desta maravilhosa cidade.
    Dedicação assim é difícil de se achar.

    Forte abraço Moacir.

    João Ferraz

  8. Belo trabalho Moa…parabéns…não sou de VR mas gostei muito de ler essa matéria muito bem elaborada por vc…
    Muitas curiosidades e informações legais..bjs

  9. Vocês teem ou conseguem foto antigas da Igreja Nossa Senhora da Conceição e Da Igreja Sagrado Coração da Rua 207?
    Estamos montando páginas sobre esta Igrejas e queríamos buscar o 8nicio da história..
    Obrigado!

  10. Moacir
    Parabéns pelo trabalho , muito conciso e didático ,apenas ressaltar algumas datas erradas e fotos sem data ,inclusive tem foto minha ai do VRantiga , mas ficou muito bom mesmo.
    abs
    Nardini

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite seu nome