Saudades de dar uma voltinha em um museu, né minha filha?
Apesar da nossa vida cultural estar agitada, com lives, filmes, muita música, teatro e humor online, hoje eu trouxe para vocês uma nova forma de consumir cultura – um tanto quanto interessante – que são os museus virtuais.
É possível fazer uma viagem pela cultura e conhecer os principais museus do mundo, sem sair do conforto do seu sofá.
1- Louvre
O museu mais famoso e requisitado do mundo pode ser visitado online e está disponível em francês, inglês, espanhol e outras línguas.
https://www.louvre.fr/en
2- Metropolitan Museum of Art – Nova York
O Metropolitan é um dos maiores e mais completos museus da cidade de Nova York. Queridinho entre os turista e visita quase certeira para quem vai a primeira vez à cidade, o MET vale horas de passeio pessoalmente e também online. No site do museu há vídeos disponíveis que mostram o Metropolitan em 360º, com direito a ótima trilha sonora.
Ainda é possível passear pelos corredores do museu através de um tour 360
https://www.metmuseum.org/art/online-features/met-360-project
3 – Art Institute of Chicago, Chicago – Estados Unidos
Eternizado nas cenas do filme “Curtindo a Vida Adoidado”, o Art Institute of Chicago é um dos mais impressionantes museus da cidade e tem um dos melhores acervos do mundo, especialmente do período impressionista. São mais de 300 mil peças guardadas pelos dois leões de bronze que encantam os visitantes na entrada do prédio.
https://www.artic.edu/
4 – Pinacoteca, São Paulo – Brasil
Um dos mais belos museus da cidade de São Paulo, a Pinacoteca é um deleite para os olhos. O antigo prédio Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX, já seria o suficiente para merecer o passeio virtual. No entanto, a Pinacoteca vai bem além e apresenta um belíssimo acervo, que começou com apenas 26 quadros e hoje conta com mais de 9.000 obras de arte.Você poderá conferir detalhes de diversas obras online e também visitar os corredores do museu através do Google Arts & Culture, com destaque para a obra Mestiço, de Candido Portinari.
http://pinacoteca.org.br/pinadecasa/
5- Museu do Vaticano, Roma – Itália
O Museu do Vaticano é capaz de dar uma canseira até nos turistas mais atletas, a começar pelas longas filas e corredores que levam a obras de arte reunidas por séculos da história. Virtualmente será bem mais tranquilo visitar os suntuosos salões que formam o museu e ainda ver com calma cada detalhe da sempre disputada Capela Sistina, que tem parte da obra executada por Michelangelo. Entre as obras de arte do Museu do Vaticano, podem ser vistos trabalhos de Rafael, Leonardo Da Vinci, Caravaggio e outros. Diversas obras, capelas e edificações podem ser visitadas em vídeos e em fotos 360º.
O museu virtual está disponível em inglês, francês, italiano, alemão e espanhol.
http://www.museivaticani.va/content/museivaticani/en.html
6 – Museu Nacional de Antropologia, Cidade do México – México
Maior estrela da Cidade do México, o Museu Nacional de Antropologia é uma das mais populares atrações da cidade. A fama não é à toa. O museu tem um acervo realmente espetacular e único.
Os maiores destaques do museu estão na sala dos povos mexicas (como os mexicanos se referem aos astecas).
https://www.mna.inah.gob.mx/
7 – Newseum, Washington DC – Estados Unidos
Uma celebração à luta pela liberdade de imprensa, o Newseum conta a história dos fatos mais importantes dos Estados Unidos e do mundo através das notícias. De maneira interativa e absolutamente emocionante, o museu busca detalhar coberturas e fatos relevantes para a humanidade. A cada sessão você irá se surpreender com o poder da notícia. Em tempos de Coronavirus e fake news, é sempre bom lembrar que a informação é uma das melhores armas. No site do Newseum você poderá conferir todos os dias a primeira página de mais de 800 jornais em todo o mundo; participar de aulas, discussões e seminários; e se aprofundar nos temas mais importantes da história com textos e vídeos.
https://airandspace.si.edu/
8 – MASP, São Paulo – Brasil
Principal museu de São Paulo, o MASP marca o coração da Avenida Paulista. Com projeto da arquiteta Lina Bo Bardi, o prédio do MASP é famoso pelos quatro pilares vermelhos que apoiam o grande vão livre de 74 metros. Virtualmente você poderá conhecer o acervo do museu, acessar galerias e detalhes das peças em exposição. O passeio pelos corredores pode ser feito pelo Google Arts & Culture.
https://masp.org.br/eventos/emcasa