Ângela Rô Rô

Cantora, compositora e pianista, iniciou a carreira em casas noturnas do Rio de Janeiro, onde cantava e se acompanhava. O apelido Rô Rô veio por causa da voz grossa e rouca.

Influenciada por cantoras como Maysa e musas do jazz norte-americano como Ella Fitzgerald, foi para Londres na época do regime militar, onde cantou em pubs e trabalhou em restaurantes.

De volta ao Brasil, gravou seu primeiro disco em 1979, com “Amor, Meu Grande Amor” (com Ana Terra), seu primeiro grande sucesso, e “Tola Foi Você”. Era um disco bastante romântico, com clima bluseiro, algo incomum na época. Em, 80, gravou o LP “Só Nos Resta Viver”, cuja faixa-título de sua autoria é sucesso até hoje.

Só Nos Resta Viver – Wikipédia, a enciclopédia livre

“Escândalo”, seu terceiro LP, trazia o título na capa como uma manchete de jornal, parodiando as notícias escandalosas que saíram na imprensa por conta de seu rompimento com a cantora Zizi Possi. A faixa-título de Caetano era um blues que traduzia perfeitamente aquele momento da cantora.

Escândalo! – Wikipédia, a enciclopédia livre

Em 82, Angela estourou com “Simples Carinho” (João Donato/ Abel Silva). No ano seguinte, Maria Bethânia voltou a gravar uma música de sua autoria, “Fogueira” (a primeira fora “Gota de Sangue”, no LP “Mel” (79).

Em 84, fez sucesso com o fox “A Vida É Mesmo Assim” e no ano seguinte, com “Mônica”, feita sobre a morte de uma estudante assassinada pelo namorado.

Ficheiro:Capa de Angela Ro Ro.jpg

Conhecida por seu temperamento irreverente, por suas “doses a mais” de bebida e por ter sido a primeira cantora brasileira a trazer a público (e às letras de suas canções) sua homossexualidade, Ângela acabou ficando uma artista maldita, gravando desde então apenas dois discos (“Prova de Amor”, em 88

Lp - Angela Ro Ro - Prova De Amor - 1988 - Estúdio Eldorado | Mercado Livre

e “Nosso Amor ao Armagedom – Ao Vivo”, em 93), e participando dos Songbooks, produzidos por Almir Chediak. As músicas mais marcantes de seu repertório são baladas de amor, blues e jazz.

Nosso Amor Ao Armagedon (Ao Vivo) - YouTube

Em 2000, Ângela Ro Ro retoma sua carreira, com o CD “Acertei no milênio”, que traz nove canções inéditas e quatro releituras de clássicos da MPB. Destaque para a romântica “A Princesa E O Mar”, além de “All of Me” (composta em 1931 e gravada por Billie HolidayFrank Sinatra, Ella Fitzgerald, entre outros), uma versão elétrica de Don’t Let Me Be Misunderstood (clássico nas interpretações de The Animals) e a bela Gota D’Água (composta por Chico Buarque para a peça homônima) em ritmo de blues.

Angela Ro Ro – Acertei No Milênio (2000, CD) - Discogs

Ângela Ro Ro – Amor meu grande amor clip oficial

Ângela Ro Ro – Ne me quitte pas

Ângela Rô Rô – “Demais” (TV Manchete, 1984)

Só nos resta viver – Angela Ro Ro – Ao vivo

 

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite seu nome