https://www.tudosobreparis.com/
MUSEU DE LOUVRE
Inaugurado a finais do século XVIII, o Museu do Louvre é o museu mais importante da França e um dos mais visitados do mundo. Atualmente recebe mais de oito milhões de visitantes a cada ano.
Formado a partir das coleções da monarquia francesa e das espoliações realizadas durante o Império Napoleônico, o Museu do Louvre abriu as suas portas em 1793 mostrando um novo modelo de museu, que passava das mãos das classes dirigentes ao desfrute do público geral.
Arquitetura do edifício
O Museu do Louvre está instalado no Palácio do Louvre, uma fortaleza do século XII que foi ampliada e reformada em diversas ocasiões. Antes de que se tornasse um museu, alguns monarcas como Carlos V e Felipe II utilizaram o palácio como residência real onde acumulavam suas coleções artísticas.
Depois da transferência da residência real ao Palácio de Versalhes, o impressionante edifício de 160.000 metros quadrados deu início ao seu processo de transformação a um dos museus mais importantes do mundo.
Em 1989 foi construída a pirâmide de cristal, rompendo a monotonia dos grandes blocos cinzas do museu e que atualmente serve como porta de acesso.
As exposições
A coleção do Louvre compreende cerca de 300.000 obras anteriores a 1948, das quais são expostas aproximadamente 35.000.
A imensa coleção está organizada de forma temática em diferentes áreas: antiguidades orientais, antiguidades egípcias, antiguidades gregas, romanas e etruscas, história do Louvre e o Louvre medieval, pintura, escultura, objetos de arte, artes gráficas e arte do Islã.
Entre as pinturas mais importantes do museu vale a pena destacar as seguintes:
-
Monalisa de Leonardo da Vinci.
-
A Liberdade Guiando o Povo de Delacroix.
-
As Bodas de Caná de Veronese.
Entre as esculturas, as obras mais destacadas são:
-
Venus de Milo da Antiga Grécia.
-
O escriba sentado do Antigo Egito.
-
Vitória de Samotrácia do período Helenístico da Antiga Grécia.
Um museu de grande nome e extensão
O Louvre é enorme e os amantes da arte podem passar vários dias passeando por ele. Para ter uma ideia geral e ver as obras mais destacadas, é necessário dedicar pelo menos uma manhã completa para percorrer o museu.
Se você se interessa pela arte e quer conhecer a fundo as obras do Louvre, o museu coloca à disposição de seus visitantes um audioguia com comentáriossobre cada obra dessa galeria. Você pode fazer o download em seu celular ou no Nintendo 3DS.
Embora o Museu do Louvre seja muito importante a nível mundial, para as pessoas que não são muito interessadas em arte ele pode acabar se tornando um passeio cansativo devido às suas enormes dimensões, além do calor e das aglomerações.
Curiosidades sobre o Museu do Louvre
Antônia Caroline de Chagas
O Museu do Louvre é o maior e mais visitado museu do mundo. Lar de milhares de obras de arte, o famoso museu é protagonista de várias curiosidades. Hoje trouxemos uma lista de curiosidades e coisas que você provavelmente não sabia sobre o Louvre. Vem que eu te conto!
-
O museu tem 72.735 m2e abriga 38 mil obras de artes expostas. Sim, expostas, pois há outras 422 mil que não estão em exposição e sim guardadas no local.
-
O museu tem sua própria brigada de incêndio, com 48 bombeiros à disposição 24 horas por dia.
-
São 2290 funcionários ao todo, 1200 são seguranças.
-
Seriam necessários 100 dias para ver todas as obras do museu.
-
O Louvre recebe cerca de 15 mil visitantes por dia.
-
Ele começou a ser construído no século 16, para ser um palácio. Ele foi ganhando novas estruturas a cada rei que assumia o poder.
-
O quadro mais famoso exposto no museu é a Mona Lisa, é claro. O quadro tem sua própria estrutura à prova de balas e é escoltado por dois seguranças.
-
Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas tomaram Paris e transformaram o Louvre em um depósito para as obras de artes que eles roubavam dos judeus.
-
A famosa pirâmide de vidro é um símbolo muito conhecido do museu. Mas ela não foi bem aceita quando foi inaugurada, em 1989. A pirâmide foi criticada por seu design moderno contrastar demais com a estrutura renascentista do museu.
-
É no Louvre que se encontra o Código de Hammurabi.
-
Nas quartas e quintas-feira o museu fica aberto até às 21:45, uma boa pedida para quem quer visitar o local sem ter que enfrentar enormes filas.
-
Na mesma sala em que está exposta a Mona Lisa, se encontra a maior pintura exposta no museu: As Bodas de Caná, com 6 metros de largura e 9 metros de altura.