Carlos Braz é agitador cultural e historiador. Idealizador do Festival Freakshow e toca na banda Iguanas.

MINUTO ROCK

18

 

The Breeders

Por Carlos Braz

The Breeders é uma banda norte-americana formada por ícones do rock alternativo. Em meados dos anos 80, as irmãs gêmeas, Kim Deal e Kelley Deal, formaram a The Breeders. No Entanto, o projeto foi interrompido quando Kim Deal atendeu a um anúncio para participar da banda Pixies.  Em 1988, já consagrada como baixista, Kim Deal decidiu retomar sua banda inicial, convidando Tanya Donelly, do Throwing Muses, para seu projeto paralelo. Junto com o baterista Mickey Bones e a violonista Carrie Bradley gravaram uma demo e enviaram à gravadora 4AD Records, o que lhes garantiu um contrato em 1989.

Em 1990, O baterista Britt Walford e a baixista Josephine Wiggs, da Perfect Disaster, foram adicionados à banda. Kim Deal assumiu a guitarra. Lançaram o primeiro álbum, Pod, produzido por Steve Albini.  O disco foi gravado em apenas uma semana. Embora não tenha sido um grande sucesso comercial, chamou a atenção da crítica especializada, como do The New York Times. No entanto, o baterista Britt Walford e a guitarrista Tania Donelly deixaram a banda devido a diferentes pontos de vista.

Em 1992, lançaram o EP Safari. Kim Deal deixou a banda Pixies. Kelley Deal, Irmã gêmea de Kim Deal, voltou para a banda como guitarrista. Na bateria entrou Jim MacPherson.

Em 1993, lançaram o segundo álbum, Last Splash. A música Cannonball sintetizava todos os elementos do rock alternativo. O single colocou a banda nas paradas dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França e Austrália. A banda foi convidada para fazer a abertura dos shows do Nirvana. O álbum vendeu mais de um milhão de cópias nos Estados Unidos, ganhando certificado de disco de platina.

Em 1995, Kelley Deal deixou a banda devido a problemas com uso de drogas. Kim Deal formou outro projeto paralelo, The Amps. Após o processo de reabilitação, Kelley formou o The Kelley Deal 6000. The Breeders levaria quase  10 anos para lançar um novo álbum de estúdio. Em 2002, finalmente, a banda lançou o álbum Title TK. Durante a turnê de divulgação do disco a banda veio ao Brasil pela primeira vez e tocaram no Curitiba Pop Festival em 2003.

Em 2004, a banda Pixies voltou com a formação original, resultando numa bem-sucedida turnê mundial. Mesmo com o ritmo acelerado de shows do Pixies, Deal manteve o The Breeders. Em 2008, o álbum Mountain Battles foi lançado.

Em 2013, pela segunda vez, Kim Deal anunciou que deixaria o Pixies. No mesmo ano, a gravadora 4AD lançou Last Splash LSXX, edição de luxo em comemoração aos 20 anos do álbum. The Breeders saiu em turnê mundial, tocando o álbum na íntegra.

Em 2018, dez anos após Mountain Battles, a banda lançou seu mais recente álbum de estúdio All Nerve.  A banda segue fazendo turnês e lançado álbuns esporadicamente, sem dar a mínima para a crítica ou para o funcionamento do mercado musical.

1 Comentário

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite seu nome