11 MULHERES QUE FAZEM A CULTURA ACONTECER
Volta Redonda, como todos sabem, é uma das cidades do sul do estado que mais produzem e promovem atividades culturais no estado do Rio de Janeiro. Felizmente em Volta Redonda temos uma grande quantidade de mulheres que fazem a cultura acontecer.
Para homenagear as mulheres da nossa cidade, no dia internacional delas, destacaremos 11 que nasceram ou que moraram ou moram na nossa cidade e que divulgam e ajudam a fazer cultura. Por falta de espaço, não conseguimos mencionar todas que se destacam. Agradecemos mais uma vez a essas mulheres maravilhosas e a todas as mulheres, que fazem com que a cidade de Volta redonda seja conhecida como a “CIDADE DA CULTURA, DO TRABALHO E DA ALEGRIA”.
Djanira de Paula
Nome de sucesso no ramo do pilates, Djanira de Paula foi uma das responsáveis por trazer e popularizar o método no Rio de Janeiro, ganhando destaque nacional com seus estudos – que se tornaram referência – e participações em feiras, simpósios e exposições. Em 2005, abriu, com o marido e sócio, Douglas Malharo, o Instituto Pilates Zen, na Tijuca (RJ), que virou referência na área. Muitos não sabem, no entanto, que a professora também é atriz.
Atriz Djanira de Paula
Nascida em Barra Mansa, interior do Rio, iniciou seu mergulho nas artes pela dança, como bailarina. “Como toda bailarina, passei pelo clássico, jazz e jazz moderno. Identifico-me com a dança-teatro e nela, de forma contemporânea, desenvolvi meus espetáculos e performances”, conta.
Palco sobre Rodas
Ela se formou em educação física em Volta Redonda e já cedo sentia a necessidade de compor movimentos, falar através do corpo. Isso a levou ao teatro, que abriu as portas para fazer diversas campanhas publicitárias e peças teatrais. Assim, ela foi construindo a sua carreira de atriz e, em paralelo, foi buscando aprofundamento técnico em cursos de formação. Nas artes cênicas, por exemplo, integrou por cinco anos o “Palco Sobre Rodas”, projeto da Secretaria de Cultura de Volta Redonda baseado no conceito da Lona Cultural do Rio de Janeiro.
Aprendizado
– Trabalhar com um grupo como Palco Sobre Rodas foi um aprendizado incrível e uma grandiosa oportunidade de me colocar artisticamente, não só como atriz, coreografa e bailarina, mas também como apresentadora e locutora. Sem dúvidas, um divisor de águas – ressalta Djanira.
-
WebSérie Meninos que não vão pro Céu
-
Atriz La Bamba O Musical Teatro XP
-
atriz na empresa Atriz Cia Cerne -Musical – O Tirano
-
Cantora Escola Pedro Lima
-
Bailarina Cia Armorial de Dança Contemporânea
-
Movimento na empresa Montagem O Rinoceronte-Ionesco / Dir. Mov e a Dir. Geral é de Camila Amado
-
Atriz – Rotina Websérie na empresa WebSeries
-
Teatro Turno da Noite
-
Clipe musical. Bem Mais Que Isso
-
Teatro O Pequeno Príncepe – Musical
-
Atriz na empresa Artfiore – Treinamento de Atores – Ismael Fiorentin
-
Terapeuta na empresa APGDS – Associação de Praticantes do Método GDS (Brasil)
-
Sócia proprietária e Coordenadora Técnica na empresa Instituto Pilates Zen
-
Trabalhou como Atriz na empresa Quando a Palavra encontra o Corpo dir. Sueli Guerra e Rafaela Amado
-
Trabalhou como Bailarina na empresa Danca moderna e contemporanea – Labam
-
Trabalhou como Atriz, coreógrafa e Bailarina na empresa Palco Sobre Rodas – Teatro e Dança / Comerciais de Rádio e TV
-
Estudou Psicomotricidade na instituição de ensino UniFOA
-
Estudou Educação física na instituição de ensino UniFOA
-
Gerencia Instituto Pilates Zen
Elisa Tolomelli
Elisa Tolomelli é uma produtora com grande respeito no meio cinematográfico. É fundadora da EH!Filmes. É formada em publicidade, mas trabalha em cinema há 25 anos. Tem experiência em muitas etapas da produção cinematográfica: roteiro, direção, produção, distribuição e exibição. Escreveu e produziu “A Menina do Lado” (com Reginaldo Faria), entre outros filmes. Foi a produtora-executiva de grandes sucessos como “Acquaria”, “Mulheres do Brasil”, “Cidade de Deus”, “Sonhos Roubados”, “Central do Brasil”, “Lavoura Arcaica”, “Benjamin”, “Margaret Mee e a Flor da Lua” e “A Hora e a vez de Augusto Matraga”. Produziu o filme “Como Esquecer”, de Malu de Martino, e “A Floresta que se Move”, de Vinícius Coimbra, ambos estrelados por Ana Paula Arósio. Recentemente, produziu os filmes “Berenice Procura”, de Flávia Lacerda e a comédia “Maria do Caritó”, protagonizado por Lilia Cabral, baseado na peça teatral homônima. Ela foi, também, diretora comercial da Riofilme Distribuidora e participou dos lançamentos de “Terra Estrangeira”, “Jenipapo”, “O Menino Maluquinho”, dentre outros.
Na área da educação, produziu e ministrou aulas de Produção Executiva no projeto “Oficinas Itinerantes de Cinema”, patrocinado pela Petrobras, que tinha como objetivo capacitar e reciclar profissionais do cinema fora do eixo Rio – São Paulo. Desde então, ministrou aulas de Produção e Produção Executiva em diversas instituições, inclusive nos programas de pós graduação da Fundação Getulio Vargas (FGV) e Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), ambas no Rio de Janeiro.
Isabel Santos Leal
Izabel Santos Leal, iniciou seus estudos em ballet na Academia Leda luqui, sob orientação da grande bailarina e professora Eleonora Oliose .Em 1984, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde concluiu os estudos de ballet com a renomada Eugênia Feodorova. Formada em Educação física pela UFRJ- Universidade Federal do Rio de Janeiro, cursou a dança na Faculdade da Cidade e é pós-graduada em graduação motora. Possui registro de artista bailarina DRT 52209.
Retornou para Volta Redonda em 1991 onde começou a ministrar aula de ballet . Atualmente, dirige o ,Ballet do GACEMSS,onde minista aulas de ballet clássico,coordena e leciona ballet educação da Secretaria de Educação da Prefeitura de Volta Redonda. Ainda ministra aulas de ballet no colégio Nossa Senhora do Rosário e como educadora Fisíca do UBM- Centro Universitário de Barra Mansa.Possuem em seu currículo premiações nacionais e internacionais como bailarina e coreógrafa.
Marinez Fernandes
Marinêz Fernandes é diretora, atriz de teatro, coreográfica e produtora Cultural de formação. Milita há 20 anos na cultura, esporte, educação, meio ambiente, cidadania e luta pela garantia de Direitos. É Master of Business Administration, em Gerenciamento de Projetos Fundação Getúlio Vargas, Idealizadora e fundadora do Instituto Dagaz, Conselheira de Cultura nos Conselhos Nacional e Estadual do Rio de Janeiro de Políticas Culturais e no Conselho Nacional de CineClubistas.
Atualmente é Gerente de projetos e de captação de recursos do Dagaz atuou como Gerente de Projetos da PMVR, Coordenadora de Artes Cênicas da Fundação CSN, Fundadora do Grupo de Teatro Bambalalão. Tem em Extensão Formação Política e Cidadania (UFF, Cáritas Brasil, FGV), Curso de Gestores e agentes Culturais Fundação CECIERJ; Especialização em História da Arte – PUC-SP Curso de Formação foco na Cultura da Infância e Cultura Popular- Circulo Brincante- Instituto TEAR- RJ, Curso de Gestão;, Representação Conselho Nacional de Politicas Culturais Biênio 2012\2014 Setorial de Teatro Representação Estado do Rio de Janeiro, Parecerista Ministério da Cultura, Gestora Fundo estadual de Cultura Rio de Janeiro . Coordenadora PADEC SEC-RJ /Volta Redonda.
Rachel Mesquita
Rachel Mesquita, nascida em Volta Redonda /RJ , É mestre em Pedagogia do Movimento Humano pela Universidade Gama Filho, Dança Educacional e Metodologia do Ensino Superior, pós-graduada latu sensu em Educação Física Escolar ,é também professora de Educação Física em nível superior nas disciplinas de Dança, Ginástica Olímpica e Estágio Supervisionado, professora em cursos de dança de salão e Educação Física em todo Brasil , América do Sul (alguns países) e na América do Norte (USA/California).
Graduada em Educação Física pela Fundação Oswaldo Aranha,. Foi professora na Universidade Católica de Petrópolis, Estácio de Sá e Gama Filho/RJ ,coreógrafa da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira e do Grêmio Recreativo e Cultural Mangueira do Amanhã, sempre com crianças; coordenadora pedagógica do Curso de Aperfeiçoamento e Reciclagem de Danças de Salão (Cardas), e professora de dança em navios temáticos da empresa Costa.
Presta consultoria a Secretarias de Educação e Culturas/Educação Física em diferentes municípios brasileiros. Mentora, diretora, professora e coreógrafa no Projeto Social Alvinho’s Dance, Grupo de dança de salão infanto juvenil Pés Carioca, na cidade do Rio de Janeiro. Projeto destinado a alunos de todos níveis socio econômico tendo 95% de crianças de baixa renda. Coreógrafa em programas televisivos da Globo (como prestadora de serviço) e em clip de alguns artistas brasileiros, jurada em concursos de dança no Brasil e palestrante em diferentes eventos de dança , navios e empresas.
Regina Vilarinhos
Regina Vilarinhos é gaúcha, poeta, cidadã voltarredondense, filha do Vilarinhos e da Ignez, casal que contribuiu para a história de nossa cidade, com sua ativa participação nos movimentos religiosos. Escreve desde os 16 anos, quando participou da Exposição de Talentos da PMVR em 1998. É licenciada em Letras, pelo UGB/Volta Redonda; publicou o livro independente “A chave e a senha – pequenas porções de poesias de Regina Vilarinhos”, em 2008, na OFF FLIP, Parati.
Finalista entre os “100 melhores poemas do Twitter”, 2010 e 2013, promovido pela FLIPORTO-PE. Finalista do 2º Concurso Carioca de Poesias, em 2005; foi convidada para o Festival de Poesia do Circo Voador, em 2006; apresenta seus poemas desde 2006, na OFF FLIP, circuito paralelo à FLIP Parati; em 2009 e 2011, foi selecionada para a Oficina Literária da FLIP Parati. Participou da mesa redonda na Casa dos Autores, na FLIP 2010, junto com Jean Carlos e Giovana Damaceno, com o tema “Concursos Literários”. Membro da Academia Voltarredondense de Letras.
Coordenou o Projeto Poesia em Volta, com saraus, oficinas poéticas e já se apresentou no Rio de Janeiro(Corujão da Poesia) e Niterói(Um brinde à Poesia). Publica no blog www.reginavilarinhos.blogspot.com
Apresentou o programa Aroma Cultural, no Way Channel, canal 13, às terças-feiras, 20 horas, onde entrevistou artistas e intelectuais do sul fluminense. Foi curadora da I e II Bienal do Livro de Volta Redonda, no espaço Sala dos Escritores. Recebeu o Prêmio Olho Vivo de melhor poeta em 2015.
Sara Bentes
Sara Bentes é cantora, compositora e atriz, premiada internacionalmente, com shows e participações em festivais de arte nos Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Suécia, Turquia, Tailândia e Argentina. Em 2012, em parceria com amigos e com o pai, Sergio Bentes, ela lançou seu primeiro CD, infantil, intitulado “Faz Sempre Sol”; em 2015, lançou seu primeiro CD solo, o “Invisível” (http://play.spotify.com/album/06bs7hff1kjysapn6qowkt?play=trueeutm), com trabalho autoral, parcerias e uma releitura de uma música do compositor Marcelo Camelo;
Sara, dramaturga e atriz registrada com DRT, integra o projeto Teatro Cego; atua ainda na dança, no circo e na literatura – lançou em 2011 seu primeiro livro: “Fotografias Poéticas de um Olhar Viajante”, pelo Clube de Autores, em 2013 o livro de crônicas “Quando Botei a Boca no Mundo” e em 2017 o romance “E não se esqueçam de regar os girassóis”; traz experiência como jornalista, apresentadora e repórter em web-TV e web-rádio; esteve no programa Fantástico – Rede Globo, com o projeto Percepções, uma expedição de 3 meses por 9 países da América do Sul, foi entrevistada na novela América – Rede Globo, cantou no quadro Mulheres que Brilham, do programa Raul Gil – SBT, cantou no programa Todo Seu, de Ronie Von – TV Gazeta, dentre várias outras participações em programas de TV e documentários.
Solange Whehaibe
Solange Whehaibe,cidadã voltarredondense. Natural de Muqui-Espírito Santo, Foi secretária de Educação de Volta Redonda.
Em Volta Redonda é pioneira no ramo livreiro, abriu a Livraria Veredas em 1981, hoje referência no ramo na região, onde é feito lançamento de vários livros, com autores conhecidos e novos. Solange sempre divulgando, apoiando a cultura na nossa cidade.
fundou a Associação Estadual de Livrarias, exercendo a presidência por dois mandatos. Atuou também como integrante da Associação Nacional de Livrarias.
Stael Lima de Oliveira
Stael de Oliveira, Pedagoga, formada pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Volta Redonda. Arte educadora pela Faculdade de Artes de Lorena São Paulo, com especialização em arte educação. Pós-graduando em arteterapia. Autora de aproximadamente 100 textos, entre peças teatrais, tragédias, comédias, contos, esquetes, poemas? Exerce a dramaturgia como forma de expressão.