DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

Relembre acontecimentos importantes que culminaram na criação da data, que representa a luta pelos direitos femininos, e como esse dia é comemorado na atualidade.

A história do Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher surgiu durante um período da história em que o movimento pelos direitos femininos se tornou uma questão de sobrevivência e dignidade. Décadas antes de o direito ao voto ser conquistado, as trabalhadoras lutavam por melhores condições de trabalho (que eram desumanas) e salários mais justos (elas recebiam muito menos que os homens).

Não havia segurança nas fábricas, acidentes eram comuns e as jornadas eram extremamente longas. A industrialização das cidades trouxe empregos precários e mudou os cenários político e econômico.

O significado do Dia Internacional da Mulher, celebrado em todo o mundo em 8 de março, evoluiu desde aqueles primeiros anos, mas ainda é tão importante em 2021 quanto era em 1911.

Direitos das mulheres no século XIX

A ideia do Dia Internacional da Mulher nasceu durante um período tumultuado da história, quando o mundo estava mudando e as lutas das mulheres por igualdade estavam finalmente sendo ouvidas.

Protestos de mulheres na indústria de vestuário

Em 1857, as trabalhadoras do setor de confecção em Nova York protestavam por melhores salários e condições de trabalho. As mulheres nesta indústria trabalhavam jornadas incrivelmente longas em condições perigosas e desumanas. Elas também recebiam muito menos do que os homens.

Mulheres unem-se para formar um sindicato

Elas realizaram seu primeiro protesto em 8 de março de 1857, mas foram atacadas pela polícia. Este acontecimento levou à criação do primeiro sindicato feminino.

Mulheres operárias e da classe média unem esforços

Os sindicatos femininos cresceram e se desenvolveram nas décadas seguintes e a luta para melhorar as condições de trabalho persistiu. No início do século XX, as jovens trabalhadoras uniram forças com ativistas dos direitos das mulheres de classe média, que também faziam campanha pela igualdade no trabalho e o direito ao voto.

Marcha de 1908

Em março de 1908, 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York para exigir menos horas na jornada de trabalho, melhores salários e direito ao voto.

Dia Nacional da Mulher

Dois meses depois, o Partido Socialista da América declarou que o último domingo de fevereiro se tornaria o Dia Nacional da Mulher. O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos em 28 de fevereiro de 1909.

Conferência Internacional de Mulheres Trabalhadoras

Em 1910, a segunda Conferência Internacional de Mulheres Trabalhadoras foi realizada em Copenhagen, Dinamarca. Dezessete países diferentes e muitos grupos socialistas e feministas de todo o mundo estiveram representados.

Clara Zetkin

Uma ativista alemã chamada Clara Zetkin propôs que deveria haver um Dia Internacional da Mulher que acontecesse em todos os países e todos os anos. Sua ideia foi recebida com aprovação unânime e nasceu o Dia Internacional da Mulher.

O primeiro Dia Internacional da Mulher, 1911

Em 1911, o primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 18 de março. Mais de um milhão de homens e mulheres compareceram a marchas, protestos e campanhas em nações como Estados Unidos, Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.

Incêndio na fábrica Triangle Shirtwaist

Um trágico incidente trouxe mais uma vez à tona a situação precária em que viviam as mulheres trabalhadoras. O incêndio na fábrica Triangle Shirtwaist, em Nova York, em 25 de março, deixou 140 funcionárias mortas.

Uma fábrica exploradora

De fato, a Triangle Shirtwaist era uma fábrica  exploradora. A maioria dos empregados eram adolescentes imigrantes, que trabalhavam 12 horas por dia, sete dias por semana e em péssimas condições. Os donos da empresa não tomaram precauções de segurança e a fábrica estava em um estado perigoso de abandono.

Negligência criminosa

Apenas um dos quatro elevadores do prédio funcionava e uma das duas escadas estava bloqueada, impossibilitando a fuga de todos os empregados quando o incêndio começou.

Tensões aumentam

A Liga Sindical Feminina e o Sindicato Internacional de Trabalhadores em Vestuário Feminino juntaram forças novamente para fazer protestos contra as condições desumanas em que muitas mulheres trabalhavam. Uma marcha fúnebre silenciosa reuniu 100 mil pessoas. O trágico incêndio foi o foco de vários Dias Internacionais da Mulher nos anos seg

A luta se espalha

Com a iminência da Primeira Guerra Mundial, as mulheres na Rússia celebraram seu primeiro Dia Internacional da Mulher em 23 de fevereiro. Elas aproveitaram também para fazer campanha pela paz.

Unidas numa única data

A data escolhida para o Dia Internacional da Mulher nunca havia sido unânime, então foi proposto que fosse realizado anualmente no dia 8 de março em todo o mundo. A data passou a ser celebrada em 8 de março desde 1914.

Primeira Guerra Mundial

Em 1914, mulheres em todo o mundo protestaram contra a guerra no Dia Internacional da Mulher. A Primeira Guerra Mundial fez com que todas as tentativas de reforma social diminuíssem lentamente, mas as mulheres continuaram a fazer suas manifestações em 8 de março todos os anos.

Mulheres russas saem à ruas, 1917

No Dia Internacional da Mulher de 1917, as mulheres russas começaram uma greve em protesto pelas duas milhões de vidas russas perdidas na guerra. Continuaram a greve durante quatro dias até o czar Nicolau II ser forçado a abdicar. O governo provisório que assumiu o poder concedeu às mulheres o direito de voto.

Dia das Nações Unidas pelos Direitos da Mulher e pela Paz Internacional

Em 1977, a Assembleia Geral votou pela implementação de um Dia das Nações Unidas pelos Direitos da Mulher e pela Paz Internacional. Isso deveria ser celebrado por cada país membro das Nações Unidas no dia de sua escolha.

A ONU celebra o Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher foi celebrado pelas Nações Unidas pela primeira vez em 1975. A organização também declarou que 1975 seria o Ano Internacional da Mulher e realizou a primeira Conferência Mundial sobre as Mulheres.

Dia Internacional da Mulher ganha temas anuais

Em 1996, a ONU anunciou seu primeiro tema para o Dia Internacional da Mulher: “Comemorando o passado, planejando para o futuro”. Em 1997, foi “Mulheres na Mesa da Paz”. E, desde 1996, a ONU seleciona um novo tema a cada ano. Em 2021, o tema é “Escolha o Desafio”.

Um século de progresso

Quando comparamos a situação das mulheres hoje com as das que viveram durante o primeiro Dia Internacional da Mulher, a melhora é surpreendente. O Dia Internacional da Mulher agora é comemorado em mais de 100 países ao redor do mundo.

Os problemas que persistem

Mas a luta continua e a realidade feminina ainda precisa progredir bastante. As mulheres ainda não são remuneradas da mesma forma, ainda estão sub-representadas na política e nos negócios, recebem pior educação e saúde e sofrem com mais violência.

https://img-s-msn-com.akamaized.net/tenant/amp/entityid/AAmUJK4.img?h=56&w=193&m=6&q=60&o=f&l=f&f=png

 

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite seu nome