https://areademulher.r7.com/wp-content/themes/ss/dist/image/logo-dark.png 

A BELEZA NÃO TEM TOM DE PELE.

Cores de pele – Tipos, exemplos e cuidados necessários para cada cor

ós sabemos quNe existem inúmeras cores de pele. Afinal, você sabe identificar qual é a sua? E seu subtom? Se ainda não, vamos lhe ajudar.

Certamente, cada mulher tem sua beleza intrínseca. Sobretudo, podemos destacar que cada mulher possui sua beleza própria, assim como características diferentes das demais. Dentre essas diferenças, nós do Área de Mulher iremos especificar hoje quais são as cores de pele mais comuns.

Inclusive, você sabe identificar o seu tom e o seu subtom de pele? Ou então, você sabe escolher a base ideal para a sua cor de pele?

Caso você tenha dúvidas sobre esse assunto, com certeza, nós iremos lhe ajudar. Confira agora, tipos de pele, tons de pele, subtons e ainda como comprar a base ideal para cada um deles.

Por que existem inúmeras cores de pele?

Fonte: Patrícia Sachs

A priori, essa diversidade de cores de pele se dá justamente por conta da melanina. Você sabe o que é isso?

Sobretudo, a melanina é o pigmento responsável pela coloração da nossa pele. Inclusive, ela pode ser encontrada dentro da nossa derme e epiderme.

Aliás, ela não só define a nossa cor de pele, como também ajuda a definir os tons dos nossos cabelos e olhos. Assim sendo, é importante destacar que a melanina é um polímero. Porém, esse polímero só existe a partir do aminoácido tirosina.

Para você entender melhor, uma pessoa albina, por exemplo, possui a deficiência desse aminoácido. Portanto, quando a pessoa tem a ausência de tirosina no organismo, ocorre a ausência de cor de pele, o que deixa com um aspecto mais pálido e branco.

Aliás, vale destacar que a cor da pele é também determinada geneticamente. Porém, ela pode variar ao longo da sua vida, e também da variação do aminoácido no seu organismo.

Categorias da melanina

Fonte: Pt Med Book

Sobretudo, a melanina é dividida em três categorias, inclusive, cada uma possui sua cor diferente. Aliás, essas cores são responsáveis por mesclar e dar o tom final para a nossa pele.

Basicamente, os tons e subtons da nossa pele só existem por causa da presença e da quantidade de cada uma das 3 melaninas presentes na nossa pele e nos cabelos. São elas:

  1. Eumelanina: pigmentos azulados.

  2. Feomelanina: pigmentos amarelados.

  3. Tricosiderina: pigmentos avermelhados (mais característico em quem possui cabelos ruivos naturais).

O que é o tom de pele?

Fonte: Patrícia Sachs

Primeiramente, o tom de pele consiste na altura do tom que a pele possui. Ou seja, ela vai do claro ao escuro, como a cor branca ou preta.

Sobretudo, é importante destacar que existem inúmeras variações existentes. E isso se dá por conta da miscigenação de raças, etnias e povos.

Por isso, podemos encontrar cores de pele branca, morena clara, morena moderada, morena escura, negra e outras. Enfim, para finalizar, é importante que você saiba que o tom de pele pode variar entre claro, médio ou escuro.

O que é o subtom?

Fonte: Patrícia Sachs

Agora, que já explicamos para você o que é o tom, chegou a hora de explicar o que é o subtom de pele. Basicamente, o subtom de pele é a cor de fundo da pele de cada pessoa. Ou seja, define se a pele é amarelada, azulada, neutra, esverdeada ou outras.

Sobretudo, ela pode variar em peles brancas, entre rosado ou amarelado. Já, em peles negras, pode variar entre azulado ou avermelhado.

Assim, podemos destacar que os 4 principais subtons:

  1. Frio: Mais azulado

  2. Neutro: Equilíbrio entre azul, amarelo e vermelho

  3. Quente: Mais amarelado

  4. Oliva: Mais amarelado e azulado. Inclusive, pode dar um aspecto mais esverdeado ao tom.

Tipos de cores de pele, de acordo com Fitz Patrick

Fonte: Pinterest

Agora, iremos lhe mostrar a categorização do fototipo de pele, o qual foi estudado pelo dermatologista e diretor do departamento de Dermatologia da Escola de Medicina de Harvard, Thomas B. Fitzpatrick.

Para categorizar, ele foi de acordo com a capacidade que cada pessoa tem de bronzear sob exposição solar. Ele levou em conta também a sensibilidade e a tendência de ficar com a pele vermelha sob os raios solares.

Confira agora essa categorização.

Tipo I

Fonte: Pt Med Book

Pele muito clara, sempre queima e nunca bronzeia.

Tipo II

Fonte: Pt Med Book

Pele clara, sempre queima e algumas vezes bronzeia.

Tipo III

Fonte: Pt Med Book

Pele menos clara, algumas vezes queima e sempre bronzeia.

Tipo IV

Fonte: Pt Med Book

Pele morena clara, raramente queima e sempre bronzeia.

Tipo V

Fonte: Pt Med Book

Pele morena escura, nunca queima e sempre bronzeia

Tipo VI

Fonte: Pt Med Book

Pele negra, nunca queima e sempre bronzeia.

Pele branca

Tom rosado

Fonte: Biography

A priori, sabe aquela pessoa bem branquinha, que normalmente tem uma bochecha bem rosada? Pois é, essas pessoas têm o tom rosado. Inclusive, as pessoas que têm esse tom de pele normalmente tem origem inglesa, francesa ou alemã.

Sobretudo, as características que mais aparecem nas pessoas com esse tom de pele são os cabelos pretos, castanhos escuros, castanhos ou loiros acinzentados. Além do mais, é comum também encontrar nessas pessoas olhos azuis, azuis esverdeados ou azuis turquesa. Certamente, também bochechas rosadas e com sardas.

Tom amarelado

Fonte: Stars insider

Primeiramente, esse tom de pele é bem comum em nós, brasileiras. Inclusive, quase 90% da população possui esse tom de pele.

Aliás, isso ocorre justamente por conta da miscigenação, da mistura de raças em nosso DNA. Por isso, aqui não é tão comum encontrar tons de pele rosado.

Assim sendo, esse tom de pele normalmente se bronzeia com mais facilidade. Além do mais, as características mais marcantes dessas pessoas são os cabelos loiros escuros, marrons dourados, castanhos e ruivos. Já os olhos geralmente são marrons, verdes, castanhos, com alguns tons de laranja, amarelo ou mel.

Pele negra

Tom azulado

Fonte: Stars insider

Primeiramente, é importante destacar que esse tom de pele, normalmente, é encontrado em descendentes de negros puros. Ou seja, pessoas que não têm nenhuma mistura de raças. Inclusive, esse tom de pele tende para a cor mais fria.

Sobretudo, as principais características de pessoas com esse tom de pele são cabelos castanhos e mais escuros. Já os olhos, normalmente, variam entre marrom, castanho e cores mais escuras.

Tom avermelhado

Fonte: Observatório da televisão

Basicamente, esse tom possui uma pigmentação mais avermelhado, e é mais comum de se encontrar em mulheres negras. Sobretudo, as mulheres que possuem esse tom de pele, normalmente, são descendentes de negros e índios.

Dica para escolher a sua base para o rosto

Fonte: Patrícia Sachs

Primeiramente, teste a maquiagem na pele antes de comprar. Assim, se você não tiver tons rosados ou azulados na pele, o que é o caso de grande parte das brasileiras, é preferível que você escolha bases amareladas ou neutras. Pois, elas podem te deixar com um aspecto mais natural.

Inclusive, tome cuidado com os produtos de origem européia. Até porque eles, geralmente, são para peles mais rosadas, que é o mais comum nos países nórdicos.

E agora você entendeu as cores de pele? Sabe diferenciar a sua?

Fontes: Be beauty,

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite seu nome