(Foto: Stock Photos)

https://revistacasaejardim.globo.com/

12 coisas que você não sabia sobre a cerveja

Confira uma lista com os fatos mais intrigantes sobre a bebida alcoólica mais popular do mundo

Por Aline Melo com Stéphanie Durante

Você pode até saber qual o copo mais adequado para cada tipo de cerveja ou o rótulo perfeito para harmonizar aquele prato, mas ainda não sabe tudo que há para conhecer sobre a cerveja. Com tantos apreciadores ao redor do mundo, é natural que a bebida envolva muitos fatos curiosos. Confira a seguir

1.O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de cervejas no mundo, mas é apenas o 24º em consumo per capita, com um total de 14 bilhões de litros por ano. Ainda assim, 99% dos lares são atendidos pela indústria cervejeira, que vê cada 1 real investido no setor se transformar em R$ 2,50.

Cerveja, Elogios, Pôr Do Sol, Luz Solar, Garrafas
(Foto: Stock Photos)

2. A República Tcheca é a maior consumidora de cerveja do mundo, com 148 litros per capita ao ano, seguida por Áustria, Alemanha, Estônia e Polônia. O reinado não é de se estranhar, já que por lá a cerveja custa menos que uma Coca-Cola, por exemplo. Este alto consumo coloca a cerveja no patamar de bebida alcoólica mais popular do mundo. Estimativas de 2016 sugerem que foram consumidos cerca de 190 bilhões de litros no mundo todo.

178 imagens de Caneca chopp, Caneca chopp fotografias de stock | Depositphotos
(Foto: Stock Photos)

3. A Bélgica é o país com a maior variedade de cervejas no planeta, com mais de 1.500 rótulos diferentes. A maioria deles se enquadra na família Ale, também conhecidas como cervejas de alta fermentação. Esse processo cria bebidas com aromas de frutas e especiarias, bem mais perfumadas que as larger

(Foto: Stock Photos)

4. No antigo Egito, as mulheres usavam a espuma da cerveja para hidratar e cuidar da pele. Ainda hoje, é comum encontrar quem recomende um banho de cerveja para hidratar e conferir volume aos fios, principalmente, cacheados. Apesar da técnica ter bons resultados, os cabeleireiros não recomendam o uso da cerveja para este fim, já que o cheiro é bem desagradável.

Cerveja, Malte, Bebida, Alcoólico, Polegares Para Cima
(Foto: Stock Photos)

5. Um copo de cerveja do tipo Pilsen possui cerca de 70 calorias, enquanto a mesma quantidade de suco de laranja chega a 180 calorias. Mas nem pense em usar isto como desculpa durante o jantar! A verdade é que o álcool presente na cerveja acaba por sobrecarregar o fígado, alterando a relação direta entre calorias e ganho de peso. Fora que, dificilmente, você irá parar no primeiro copo…

Cerveja, Vidro, Ale, Fermentado, Copo De Cerveja
(Foto: Stock Photos)

6. Durante a Idade Média, os monges tiveram um papel fundamental para o melhoramento das receitas de cerveja. E eles não só produziam! Por ser uma bebida encorpada, ela era consumida em grandes quantidades durante os tradicionais jejuns.

Qual a cerveja certa? . Bom de Copo
(Foto: Stock Photos)

7. No Brasil, o setor cervejeiro está perto de atingir a meta lixo zero em seus processos produtivos. Os maiores fabricantes já registram índice de pelo menos 90% na reciclagem dos resíduos gerados pela produção.

(Foto: Stock Photos)

8. Os primeiros registros de fabricação de cerveja têm cerca de 8 mil anos, remetendo aos sumérios. Já as provas arqueológicas mais antigas são da Mesopotâmia. Em 2010, a cerveja consumível mais antiga do mundo foi encontrada em um naufrágio do Mar Báltico. Acredita-se que o navio tenha percorrido os oceanos há 200 anos.

Seu destino é ser star: descubra o que fazer na Califórnia (EUA)
(Foto: Stock Photos)

9. Esqueça a vodca ou o whisky! Alega-se que a maior ressaca do mundo teve como culpada a cerveja. Mais precisamente, 28 litros de cerveja. O escocês que consumiu tudo isso em uma só noite teria ficado de ressaca por 4 semanas. Já imaginou?

Powerful Ideas: Beer Waste Makes Fuel | Live Science
(Foto: Stock Photos)

10. Pode não parecer a melhor ideia no quesito organização do espaço, mas a cerveja não deve ser armazenada na horizontal, sob o risco de que a tampa seja oxidada e o sabor da bebida alterado. É por essa razão também que a cerveja deve ser apreciada em copos: Quando se bebe a cerveja direto na garrafa, a boca entra em contato com os vestígios de metal deixados pela tampa e isso interfere no sabor.

Cerveja, Cerveja Artesanal, Cervejaria, Álcool
(Foto: Stock Photos)

11. O marrom das garrafas de cerveja pode parecer sem graça, mas tem razão de ser. A cor ajuda a proteger o líquido dos raios ultravioletas, preservando o sabor e o aroma da bebida. Após a Segunda Guerra Mundial, surgiram garrafas verdes, que sinalizam a qualidade da cerveja, produzidas com um lúpulo diferenciado. Mais caras, a cor da garrafa ainda tornaria essas cervejas mais propícias a estragarem com o tempo.

12. Uma loirinha pode parecer a melhor visão do mundo no final de um longo dia, mas não se deixe enganar pelo copo gelado! Aspectos como a espuma e as bolhas devem ser levados em consideração, pois indicam a qualidade da cerveja. Uma cerveja sem espuma pode ser culpa de um erro de fabricação, enquanto bolhas maiores indicam a má qualidade da marca – ou que o copo não foi limpo corretamente.

*Fontes: Anuário 2016 CervBrasil (Associação Brasileira da Indústria da Cerveja), Guia de Cervejas Especias CluBeer e OpaBier

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite seu nome