Como saborear um whisky

O whisky é uma das bebidas alcoólicas mais emblemáticas e apreciadas em todo o mundo. Saiba como saborear um copo de whisky e delicie-se ao máximo na degustação dos seus aromas principais.

O whisky é uma bebida espirituosa muito forte e não deve ser ingerida de um só trago como nos filmes de cowboys de John Wayne. Todos os amantes de um bom whisky, seja ele um whisky americano ou escocês, devem apreciar calmamente esta bebida, de modo a admirar o seu sabor e a prolongá-lo até à última gota.

Para saborear corretamente um copo de whisky e distinguir uma marca das demais, é obrigatório que um bom apreciador siga algumas regras de degustação específicas. São elas:

A escolha do copo:

É necessário escolher um copo que seja adequado para cheirar e provar o whisky. Um copo de Xerez, conhecido como “copita” é o ideal, pois a sua forma permite retirar todo o aroma que um whisky tem. Caso não tenha acesso a este copo, deve optar por escolher um que tenha um pé fino, como um copo de vinho ou aqueles que são usados nos aperitivos.

Não é aconselhável a utilização de copos de balão para saborear um whisky, uma vez que estes são aquecidos pelo calor da palma da mão, o que volatiliza o álcool e esconde os seus aromas principais.

A preparação do copo:

Um dos aspetos mais importantes na degustação de um whisky passa pela preparação do copo onde a bebida vai ser servida. Despeje um pouco de uísque no copo e deixe-o repousar durante alguns momentos à temperatura ambiente. Em seguida, agite o copo para que o líquido se espalhe em todas as direções interiores do vidro e depois despeje-o. Deve certificar-se que o lábio do vidro fica sempre limpo.

A dosagem do whisky:

Todas as destilarias indicam que a dose recomendada para a prova de um whisky não deve exceder os 28 mililitros. Nesta fase, é fundamental pegar sempre no copo de whisky pelo seu pé, para não adulterar o sabor puro da bebida.

O cheirar do Whisky:

Um bom apreciador deve assimilar o aroma do whisky antes de o provar, pois essa é a forma correta de estudar a sua cor, o seu caráter e a sua pureza. Deve fazê-lo em três passos:

  1. Colocar o nariz dentro do copo de whisky e inspirar todo o vapor de álcool que nele esteja contido. Em seguida, deve posicionar o copo contra a luz e observar se a cor se mantém igual ou se a sua gradação é alterada.

  2. Aguardar cerca de dois/três segundos e agitar o copo em todas as direções para analisar o estado da cor.

  3. Colocar o copo de whisky junto ao nariz e, à medida que for inspirando, deve rodar o copo de uma narina para a outra. Assim saberá se o whisky tem caráter, se é puro e conhecerá a sua essência.

O adicionar de água:

Ao acrescentar água a um determinado whisky está a fazer com que o volume de álcool desça 35%. Dessa forma, está a “abrir” o whisky e a torná-lo mais acessível ao seu paladar.

A idade é um fator muito importante que determina o paladar de um whisky e os mais novos (12 anos ou menos) precisam de água para adocicar o seu sabor; para aqueles que são mais velhos (15 anos ou mais) a água não deve ser adicionada pois retira o aroma principal do whisky.

Também não deve utilizar água com gás, nem gelo, pois assim retirará o sabor original do respetivo whisky.

A prova do whisky: Este é o momento mais ansiado e é aquele que determina o sabor final de um determinado whisky. Com um pequeno gole, deixe o whisky repousar na boca e mantenha-o preso durante um período de 20 ou 30 segundos. Esse é o tempo ideal para ficar a conhecer toda a pureza da bebida e assim conseguirá apreciar e retirar todos os seus sabores principais. Deve provar sempre um whisky duas vezes para desbloquear e descobrir todos os seus sabores.

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite seu nome