DECADA DE 30

A década de 1930 foi rica em cultura, cinema e moda. Assim como em conflitos políticos.

O mundo passou por diversas mudanças marcantes nos anos de 1930. Sejam elas na política, no comportamento social, cinema ou música. O fato é que a década marcou a história, e traçou rumos que nos trouxeram até aqui.

Sendo assim, vamos conhecer mais sobre esses anos tão importantes, preparamos um aparato geral dos principais acontecimentos dos anos 30.

ESPORTES

1930

25 de janeiro Fundação do São Paulo Futebol Clube.

13 de Julho é realizada no Uruguai a primeira Copa do Mundo de Futebol. Os donos da casa tornam-se campeões.

1931

01 de Janeiro – Fundação do Esporte Clube Bahia.

1934
27 de Maio
 Realização da II Copa do Mundo de Futebol na Itália.

A seleção italiana torna-se campeã.

1937

É organizado, pela CBD, o 1o Campeonato Inter-regional de futebol no Brasil, vencido pelo Clube Atlético Mineiro.

1938

 4 de Junho – Realização a III Copa do Mundo de Futebol na França.

A Copa do Mundo de Futebol é realizada na França.

A Itália vence a Hungria na final, tornando-se bicampeã mundial.

DESCOBERTAS, ACONTECIMENTOS, CIÊNCIAS E FATOS POLÍTICO MARCARAM A DÉCADA

Em 1º de maio de 1931, é inaugurado em Nova York, o “Empire State”, a construção mais alta do mundo

O Empire State Building é um arranha-céu de 102 andares no centro de Manhattan, Nova York, na Quinta Avenida, entre as ruas 33ª e 34ª Oeste. Ele tem uma altura do telhado de 381 metros, mas com a sua torre de antena incluída, o edifício chega a 443 m de altura.

O Graf Zeppelin sobrevoando a orla do Flamengo, em 25 de maio de 1930

– Fibra sintética criada por Wallace Carothers é nomeada ‘náilon’

A firma Du Pont de Nemours dá o nome de “nylon” (náilon) em 27 de outubro de 1938 à fibra sintética elaborada nos anos 1930 pela equipe de pesquisa chefiada pelo químico Wallace Hume Carothers. … Isto levou à invenção e comercialização do nylon em 1938, o princípio da revolução dos materiais

Breve História do NYLON | Reperio

– O primeiro supermercado da históriaTFG | COMPRAR E CONVIVER: Os mercados públicos como espaços de troca na cidade contemporânea by Carolina Caracciolo Gonçalves - Issuu

 O primeiro supermercado da história foi o ‘King Kullen’, inaugurado em 1930 pelo empresário americano Michael Cullen. A estratégia era simples: ele adaptou um galpão industrial para vender comida e deixou que as pessoas se servissem sozinhas. Além disso, os preços eram bem mais baixos do que os praticados nos antigos armazéns.

– 1930 : Inventado o Microscópio de contraste de fase, por Frits Zernike.

– 1931 : Inventado o Microscópio eletrônico, por Ernst Ruska.

– 1933 : Patenteado o Rádio FM, por Edwin Armstrong.

– 1938 : Inventado o primeiro computador programável do mundo o Z1, por Konrad Zuse.

– 1938 : Otto Hahn descobre a fissão nuclear do urânio

Fissão nuclear: o que é, história, aplicações e muito mais

– Radiografia

Voltei a Estudar

As radiografias foram inventadas por um brasileiro. O médico Manuel de Abreu pesquisou durante muitos anos uma forma de radiografar órgãos do corpo humano. Suas pesquisas deram resultado em 1936, quando criou o sistema que permitia fotografar, por meio de chapas radiográficas, os pulmões. Isso propiciou que o diagnóstico de doenças como a tuberculose fosse muito mais rápido. A técnica foi batizada como abreugrafia.

– Câmbio automático

O Brasileiro José Braz Araripe foi o engenheiro mecânico que inventou o câmbio automático, ele criou o protótipo e o projeto do câmbio em 1932, e vendeu para a General Motors (GM). Em 1938, a montadora produziu o primeiro carro hidramático.

– Cinema 3D

Em 1934 um italiano chegado ao Brasil com seis meses de idade, chamado Sebastião Comparato, criou dois modelos de projetores 3D e os apresentou no Rio de Janeiro. O projeto consistia em um pequeno equipamento que podia ser adaptado a projetores comuns e a uma tela especial. A imagem projetada era refletida por um espelho e o processo criava a sensação de que a imagem estava passando em um espaço vazio, como uma espécie de palco de teatro.

– 1935 : O bioquímico norte americano Wendell Meredith Stanley consegue isolar pela primeira vez um vírus.

– 1936: Na Alemanha, é fabricado o primeiro automóvel Volkswagen.

-1937: foi construída, pelo engenheiro norte-americano Grote Reber, a primeira antena de radiotelescópio.

– 1937: É descoberto o fator RH pelos biólogos Karl Landsteiner e Alexander Wiener.

– Foi em 1935 que o avião estadunidense DC-3 fez seu voo inaugural. O avião era capaz de transportar 21 passageiros e viajava a 250 km por hora.

– Nossa Senhora Aparecida se torna a padroeira do Brasil

decreto foi assinado pelo papa no dia 16 de julho daquele ano e a proclamação oficial se deu no Rio de Janeiro, então Capital Federal, no dia 31 de maio de 1931, perante uma multidão de fiéis, do Presidente da República, Dr. Getúlio Vargas, do Corpo Diplomático, de 25 bispos, do Núncio Apostólico, Dom Aloísio Masela, de autoridades civis e militares.31 de Maio de 1931: Nossa Senhora Aparecida é Proclamada Padroeira do Brasil

Nossa Senhora de Aparecida, a Intercessora Divina e Padroeira do Brasil - greenMe

– 1 de outubro: Presidente Getúlio Vargas assina o decreto, que estabelece o horário de verão em todo o território nacional.

No início do horário de verão, o relógio é adiantado em uma hora.

PRESIDENTES NA DÉCADA DE 30

Washington Luís Washington Luís – Wikipédia, a enciclopédia livre

15 de novembro de 1926 até 24 de outubro de 1930 (3 anos e 343 dias)

Júlio Prestes

Eleito, não assumiu em razão da Revolução de 1930

Segunda República

Governos Provisório e Constitucional
24 de outubro de 1930 a 10 de novembro 1937 (7 anos e 17 dias)

Junta Governativa Provisória de 1930

Augusto Tasso Fragoso, general presidente da junta; José Isaías de Noronha, e João de Deus Mena Barreto. 
 24 de outubro de 1930 até 3 de novembro de 1930 (10 dias)

Getúlio Vargas

3 de novembro de 1930 até 10 de novembro de 1937 (7 anos e 7 dias)

Terceira República

Getúlio Vargas

10 de novembro de 1937 até 29 de outubro de 1945 ( 7 anos e 353 dias)

Acontecimento nacional e internacional

– Entre 1936-1939 nos EUAFranklin Roosevelt dá início ao New Deal, o plano de recuperação econômica após a quebra da bolsa de Nova York, em 1929. Por isso, muitos que foram contemporâneos a esse período, a denominaram a pior década do século XX, já que começou com a Grande Depressão e terminou com a guerra.

1931

– 12 de outubro: O Monumento do Cristo Redentor é inaugurado no Corcovado, no Rio de Janeiro.

1932

– 24 de fevereiro – Presidente Getúlio Vargas aprova o primeiro Código Eleitoral, que institui o voto feminino e cria a Justiça Eleitoral do Brasil

– 21 de março – É assinado  o decreto, que institui a carteira de trabalho.

1934

– 17 de julhoGetúlio Vargas é eleito presidente do Brasil pelo voto indireto da Assembleia Nacional Constituinte na eleição presidencial.

1935

– 22 de julho: Presidente Getúlio Vargas cria o programa de rádioHora do Brasil, transmitido obrigatoriamente para todo o país.

1936

– 16 de outubro: Presidente Getúlio Vargas assina o decreto, que dá a denominação do aviador Alberto Santos Dumont ao aeroporto situado na Ponta do Calabouço, na cidade do Rio de Janeiro, atualmente chamado Aeroporto Santos Dumont, o primeiro aeroporto civil brasileiro.

1937

– 13 de janeiro: Criação do Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro.

– 21 de janeiro: O primeiro poço de petróleo no país é descoberto no estado da Bahia.

– 3 de junho: A primeira demonstração de televisão é realizada no Rio de Janeiro.

 1933

– Chega ao fim, em 5 de dezembro, a “Lei Seca” nos Estados Unidos, após 14 anos de proibição à venda de bebidas alcóolicas

Gatsbe Exchange 5 de dezembro de 1933-The-Night-They-End-Prohibition 8 x 10 Clássico Fotos Antigas Vintage Clássico Raro Encontrar

– Em 1933, na Alemanha, Hitler cria o 3º Reich e começa a perseguir e prender os opositores políticos. O líder nazista ganha amplos poderes na Alemanha ao tornar-se Chanceler.

1933: Hitler assumia o poder na Alemanh 

– Em 1937, no Brasil, ocorre o Golpe do Estado Novo dado por Getúlio Vargas.

    

AUTOMÓVEIS

Entre 1920 e 1939, no estado de São Paulo, o número de carros saltou de 5 mil para 43 mil.

GIBIS

Os super-heróis começaram na década de 1930, mais precisamente, com o Doutor Oculto, criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1935. Contudo, antes que a onda dos heróis arrebatasse as editoras em cheio nos anos 1940.

REVISTAS MAIS LIDAS NA DÉCADA

PUBLICIDADE

JINGLES
Época marcada pelo rádio, que conquista sua regulamentação e, com ela, a propaganda comercial. Surgem os programas patrocinados e as inserções publicitárias tornaram-se mais explicitas, Com o Decreto Lei nº 21.111, de 1º/março/1932, o presidente Getúlio Vargas,

Primeiro Jingle Brasileiro

Pão Bragança , Jingle criado em 1932

PRINCIPAIS JORNAIS

MODA

Na década de 30 redescobriram as formas do corpo da mulher através de uma elegância refinada, sem grandes ousadias.

As saias ficaram longas e os cabelos começaram a crescer. Os vestidos eram justos e retos, além de possuírem uma pequena capa ou um bolero, também bastante usado na época. Em tempos de crise, materiais mais baratos passaram a ser usados em vestidos de noite, como o algodão e a casimira. Na década de 1930, homens e mulheres tinham visual sóbrio, com aparência adulta porém sofisticada.

Pin em My BlogO corte enviesado e os decotes profundos nas costas dos vestidos de noite marcaram os anos 30, que elegeram as costas femininas como o novo foco de atenção.

Aliás, o cinema foi o grande referencial de disseminação dos novos costumes. Hollywood, através de suas estrelas, como Katharine Hepburn e Marlene Dietrich, e de estilistas, como Edith Head e Gilbert Adrian, influenciaram milhares de pessoas.

Atriz Katharine Hepburn valorizava vestidos leves, longos e levemente justos, assim como as calças que a transformaram em ícone da moda.

Alguns modelos novos de roupas surgiram com a popularização da prática de esportes, como o short, maiôs e suéteres.

Assim como o corpo feminino voltou a ser valorizado, os seios também voltaram a ter forma. A mulher então recorreu ao sutiã e a um tipo de cinta ou espartilho flexível. As formas eram marcadas, porém naturais.

 

Um acessório que se tornou moda nos anos 30 foram os óculos escuros. Eles eram muito usados pelos astros do cinema e da música.

Olhar Feminino: História da Moda - Década de 30

A invenção do Nylon em 1938 levou à introdução das roupas de baixo de tricô. Não havia mais o problema das meias engruvinhadas. Um brilho transparente completava a aparência das pernas das mulheres.

Olhar Feminino: História da Moda - Década de 30Nessa época, o termo prêt-à-porter ainda não era usado, mas os passos para o seu surgimento eram dados pela butique, palavra então muito utilizada que significava “já pronto”. Nas butiques surgiram os primeiros produtos em série assinados pelas grandes maisons.

 

Os chapéus eram acessórios chave durante os anos 1930. Pequenos chapéus planos eram usados, deixando a testa à mostra. As mulheres também começaram a  vestir cachecóis em volta das cabeças, segurando os cabelos.

Madame Vintage: Chapéus e Acessórios dos Anos 30

 

A moda se torna menos ousada. Na década de 1930, deu-se uma crise financeira mundial causada pela queda da Bolsa de Valores de Nova York, , que conduziu o mundo para uma situação financeira gravíssima. Muitas pessoas ficaram pobres, empresas faliram e o desemprego imperava. Historicamente, em épocas de crise, a moda se torna menos ousada.

Especial História da Moda Másculina – Os anos 30, Crise e Glamour | Grifei

 Surge a camisa Lacoste, A polo Lacoste foi amplamente divulgada nos anos de 1930,

quem foi rene lacoste, OFF 73%,where to buy!
Rene Lacoste

A MODA NOS ANOS DÉCADA DE 30

LIVROS

Chamada de “Geração de 30”, essa fase foi marcada pela consolidação dos ideais modernistas, apresentados na Semana de 1922.

a literatura brasileira estava vivendo uma fase de maturação, com a concretização e afirmação dos novos valores modernos. Temas nacionais, sociais e históricos foram os preferidos pelos escritores dessa fase.

RÁDIO

No Brasil, o rádio atingiu seu apogeu em 1930, como principal veículo de comunicação em massa, nesse período, iniciou-se a chamada “Era de Ouro do Rádio”, quando ele se popularizou e tornou-se um meio de entretenimento.

Antes disso, o rádio não era explorado para publicidade ou informação como hoje. Na época, o presidente estabeleceu concessões às empresas particulares para o uso do rádio e, em troca, utilizava o meio como propaganda para divulgar seus feitos e enviar mensagens políticas aos ouvintes no programa obrigatório “A hora do Brasil”, que mais tarde tornou-se “A voz do Brasil”.

Todas as rádios disputavam a audiência dos ouvintes caçando e lançando novos artistas em shows de calouros. Assim surgiram grandes nomes da Música Popular Brasileira, como Ary Barroso, Dalva de Oliveira e Orlando Silva.

A ERA DA RÁDIO ANOS 30

CINEMA

A década de 30 é considerada uma das mais produtivas da história do cinema. As salas de exibição se multiplicaram e os filmes estavam em moda. 1939 foi o ano que mais produziu filmes da década. Confira a lista de melhores filmes da década de 30.

NO BRASIL

Foi produzido nessa década em torno de 45 filmes , alguns filmes realizados:

ALGUM DOS MELHORES FILMES DA DÉCADA

MÚSICA

MÚSICA MAIS TOCADAS NOS ANOS 30

Essa lista é baseado nas músicas mais populares tocadas no Brasil na década de 30,em que o rádio dava seus primeiros passos nas grandes capitais, com tema voltado ao lazer e diversão

Alô… Alô – Carmen Miranda e Mário Reis – 1933

Minha palhoça – Silvio Caldas – 1935

O que é que a baiana tem? – Carmen Miranda – 1939

Prà vocè gostar de mim – Carmen Miranda – 1930

As Pastorinhas – Sílvio Caldas – 1938

Cidade maravilhosa – Aurora Miranda e André Filho – 1934

O teu cabelo não nega – Castro Barbosa – 1932

Carinhoso – Orlando Silva – 1937

Tico-Tico no Fubá – Orquestra Colbaz – 1931

Pierrô Apaixonado – Joel & Gaucho – 1936

Linda Morena – Lamartine Babo e Mario Reis – 1933

Sonho de Papel – Carmen Miranda – 1935

Camisa Amarela – Aracy de Almeida – 1939

Na Pavuna – Almirante e Bando de Tangarás – 1930

Camisa Listada – Carmen Miranda – 1938

Na batucada da vida – Carmen Miranda e os Diabos do Céu – 1934

Maringá – Gastão Formenti – 1932

Chão de Estrelas – Sílvio Caldas – 1937

Se Você Jurar – Francisco Alves & Mário Reis – 1931

O Ébrio – Vicente Celestino – 1936

O Orvalho Vem Caindo – Almirante – 1933

Meu moreno – Dircinha Batista – 1935

A Jardineira – Orlando Silva – 1939

Dor de recordar – Francisco Alves – 1930

Se Acaso Você Chegasse – Cyro Monteiro – 1938

Agora é cinza – Mário Reis – 1934

Para me livrar do mal – Francisco Alves – 1932

Periquitinho Verde – Dircinha Batista – 1937

De Papo Pro Ar – Gastão Formenti – 1931

Mágoas de caboclo – Orlando Silva – 1936

É bom parar – Francisco Alves – 1936

Não tem tradução – Francisco Alves – 1933

Foi Ela – Francisco Alves – 1935

No rancho fundo – Silvio Caldas – 1939

Dá Nela – Francisco Alves – 1930

Na Baixa do Sapateiro – Carmem Miranda – 1938

Nada de novo na frente ocidental – Francisco Alves – 1934

Andorinha preta – Breno Ferreira – 1932

Coração Materno – Vicente Celestino – 1937

Com Que Roupa? – Noel Rosa – 1931

No tabuleiro da baiana – Carmen Miranda e Luiz Barbosa – 1936

Boas Festas – Carlos Galhardo – 1933

Feitiço da Vila – João Petra de Barros – 1935

Aquarela do Brasil – Francisco Alves – 1939

Deixa essa mulher chorar – Mário Reis e Francisco Alves – 1930

Touradas em Madri – Almirante – 1938

Tenho Raiva de Quem Sabe – Mário Reis e Diabos Do Ceu – 1934

A.E.I.O.U – Lamartine Babo e Noel Rosa – 1932

Lábios que beijei – Orlando Silva – 1937

Maria boa – Bando da Lua – 1936

Feitio De Oração – Castro Barbosa e Francisco Alves – 1933

Joujoux e Balangandãs – Mário Reis & Maria Clara De Araújo – 1939

Já É Demais – Mário Reis – 1930

Feitiço Da Vila – Aracy de Almeida – 1938

Mamãe eu quero – Jararaca – 1937

Tarzan – Almirante – 1936

Chegou a Hora da Fogueira – Carmen Miranda e Mario Reis – 1933

Adeus Saudade – Mario Reis – 1935

Deusa Da Minha Rua – Silvio Caldas – 1939

Yáyá, Yôyô – Carmen Miranda – 1930

A mulher que ficou na taça – Francisco Alves – 1934

São Coisas Nossas – Noel Rosa – 1932

Sonhei que ra feliz – Carmen Miranda & Zaíra de Oliveira – 1931

Favela – Francisco Alves – 1936

Filosofia – Mário Reis – 1933

Deixa a lua sossegada – Almirante – 1935

Sertaneja – Orlando Silva – 1939

Singin’ In The Rain – Cliff Edwards – 1930

Yes! Nós Temos Bananas – Almirante – 1938

Isto é lá com Santo Antonio – Carmen Miranda e Mario Reis – 1934

Mulher Indigesta – Noel Rosa e os Setes Diabos – 1932

The Peanut Vendor – Don Azpiazu – 1931

Palpite infeliz – Aracy de Almeida – 1936

Eu queria um retratinho de você – Mário Reis e Os Diabos do Céu – 1933

Adeus Batucada – Mário Reis – 1935

Alvorada – Trio de Ouro – 1939

Linda lourinha – Silvio Caldas – 1934

Uma jura que fiz – Mário Reis – 1932

Rosa – Orlando Silva – 1937

Nem é bom falar – Francisco Alves – 1931

Pela Primeira Vez – Orlando Silva – 1936

Moreninha da praia – Almirante – 1933

Uva de caminhão – Carmen Miranda – 1939

Bola preta – Bando da Lua – 1938

Uma andorinha só não faz verão – Mário Reis – 1934

Samba de Fato – Patrício Teixeira – 1932

Lig lig lé – Castro Barbosa – 1937

Reminiscencias – Aracy Cortes – 1931

MELHORES MÚSICAS INTERNACIONAIS

ASSISTAM AGORA UM PEQUENO RESUMO DA DÉCADA DE 30

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite seu nome