DÉCADA DE 1950
A década de 1950 é conhecida como o período dos “anos dourados”. Os anos 50 foram marcados por grandes avanços científicos, tecnológicos e mudanças culturais e comportamentais. Foi a década em que começaram as transmissões de televisão, provocando uma grande mudança nos meios de comunicação. Esta época também foi considerada a “idade de ouro” do cinema. No campo da política internacional, os conflitos entre os blocos capitalista e socialista (Guerra Fria) ganhavam cada vez mais força.

Essa década moldaram nossos gostos, estilos de vida, cultura e política de hoje, além de terem apresentado alguns dos momentos mais dramáticos e críticos da história. pelo nascimento do rock n’ roll, pela ascensão de Hollywood e da TV e pelas descobertas científicas que moldaram as décadas que viriam e até os dias de hoje.
ESPORTES
1950
– A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) organiza o primeiro Campeonato Mundial de Formula 1.
– 16 de junho Inauguração do estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã.
– 24 de junho – Realização da IV Copa do Mundo de Futebol no Brasil.
– 16 de julho – O Uruguai vence por 2 a 1 o Brasil e torna-se Bicampeão do Mundo,
1951
– Em fevereiro, começam os primeiros Jogos Pan-Americanos. O evento esportivo ocorre na Argentina.
1952
– Jogos da XV Olimpíada foram os Jogos Olímpicos realizados em Helsinque, Finlândia,
1954
– Em 4 de julho, na Copa do Mundo disputada na Suíça, a Alemanha Ocidental conquistou seu primeiro título da competição
1955
– Em março, começam o segundo jogos Pan Americanos, o evento esportivo ocorre no México
1956
– 27 de novembro: Adhemar Ferreira da Silva conquista a medalha de ouro na prova do salto triplo dos Jogos Olímpicos de Verão de Melbourne e torna-se o primeiro atleta brasileiro bicampeão olímpico.
1958
– A Copa do Mundo FIFA de 1958 foi a sexta edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que ocorreu de 10 de junho até 29 de junho de 1958. O evento foi sediado na Suécia
– Em 29 de junho de 1958, o Brasil torna-se, pela primeira na história, campeão da Copa do Mundo de Futebol. O evento ocorreu na Suécia.
1959
– Em Agosto, começam o terceiro jogos Pan Americanos, o evento esportivo ocorre no Estados Unidos.
– 23 de agosto: Começa o primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol com os clubes campeões estaduais nas cidades do país.

INVENÇÕES NA DÉCADA
– Super cola
O Dr. Harry Coover descobriu o cianoacrilato, o que hoje conhecemos como “super cola”, Ele e o Dr. Fred Joyner redescobriram o material em 1951. Em 1958, a Eastman Company apresentou o produto como “Composto 910”, mas mais tarde mudou seu nome para Super Cola.
– Cartão de crédito
Frank McNamara lançou o primeiro cartão de crédito em 1950. O primeiro nome foi Diner’s Club e era usado apenas em restaurantes. Em 1958, a American Express se tornou o primeiro cartão de crédito de uso geral.
– Controle remoto de televisão sem fio
O engenheiro Eugene Polley inventou o “Flash-Matic”, em 1955. Foi o primeiro controle remoto de televisão sem fio, sendo essencialmente uma lanterna com um feixe concentrado, de acordo com o site Electronic House.
– Contraceptivos orais
Gregory Pincus começou a pesquisar a concepção e a contracepção em 1930. Em 1951, Pincus conheceu Margaret Sanger, uma especialista no assunto, que o ajudou a garantir uma pequena bolsa na Planned Parenthood para criar um contraceptivo oral hormonal. Em 1955, Pincus e seu parceiro de pesquisa Dr. John Rock anunciaram em uma conferência médica que eles haviam criado o primeiro contraceptivo oral.
– Bambolê
Em 1958, Arthur “Spud” Melin e Richard Knerr of Wham-O começaram a comercializar o bambolê de plástico nos Estados Unidos. Eles não conseguiram patentear a sua invenção, uma vez que um projeto semelhante havia sido usado há séculos. No entanto, eles conseguiram registrar uma marca com o nome de “Hula-Hoop”.
– Rádio portátil transistorizado
1955 indústria japonesa Sony lança o primeiro rádio portátil transistorizado produzido em massa.
– A caixa preta
Em 1953, ao investigar a queda do primeiro avião a jato The Comet, o australiano David Warren argumentou que seria útil se os dados de voz da cabine de pilotagem fossem gravados. Em 1957, a indústria de voo começou a reconhecer o valor da invenção de Warren. Atualmente, a caixa preta é um equipamento padrão em aviões de todo o mundo.

– Corretivo
A secretária e artista Bette Nesmith Graham inventou o corretivo depois de perceber como os erros tipográficos eram caros para os negócios. Ela misturou o primeiro lote no liquidificador da sua própria cozinha. Graham fundou sua própria empresa em 1956, para vender o que ela originalmente chamou de “Mistake Out”.
– Enceradeira
No Brasil, as enceradeiras começaram a ser produzidas nos anos 50. A Arno, por exemplo, apresentou o seu modelo em 1953 (foto), um dos três primeiros lançamentos da empresa, que incluíam uma panela e um liqüidificador. A máquina era um trambolho pesado e pouco prático.
– Boneca Barbie
9 de março de 1959 a boneca Barbie é lançada pela Mattel.
CIENCIA E TECNOLOGIA
– Descobertas científicas como o ADN (Ácido Desoxirribonucleico, ou DNA)
– A primeira vacina de poliomielite, desenvolvida por Jonas Salk, foi introduzida para o público em 1955.
– O primeiro transplante de órgão foi feito em Boston e Paris em 1954.
– Em 8 de março, um coração artificial é utilizado pela primeira vez em um ser humano, no Hospital Pennsylvania, da Filadélfia, nos Estados Unidos.
– Em 1954 Astrônomos anunciam, em 27 de dezembro, que a observação de 800 galáxias mostra que o universo nasceu de uma gigantesca explosão cósmica — chamada de Big Bang — que teria ocorrido há 5,5 bilhões de anos
– A Comissão de Energia Atômica dos Estados Unidos anuncia, no dia 16 de novembro, que a bomba H está pronta para ser usada.

– Criação da NASA em 20 de julho de 1958.
– 1957 A União Soviética anuncia, em 4 de outubro, que lançou com sucesso em órbita ao redor da Terra o primeiro satélite fabricado pelo homem, o Sputnik1.
– 1955 Em 26 de novembro, a então União Soviética, confirma que possui a bomba de hidrogênio
– A União Soviética lança, no dia 3 de novembro, seu segundo satélite espacial, desta vez tripulado por uma cadela chamada Laika.
POLITÍCA E PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS
PRESIDENTES DA DÉCADA DE 50
Eurico Gaspar Dutra
8 de novembro até 31 de janeiro de 1951(5 anos)
Getúlio Vargas
31 de janeiro de 1951 até 24 de agosto de 1954 (3 anos e 205 dias)
Café Filho
24 de agosto de 1954 até 8 de novembro de 1955 (1 ano e 76 dias)
Carlos Luz
8 de novembro de 1955 até 11 de novembro de 1955 (3 dias)
Nereu Ramos
11 de novembro de 1955 até 31 de janeiro de 1956 (81 dias)
Juscelino Kubitschek
31 de janeiro de 1956 até 31 de janeiro de 1961(5 anos)
– A política nos anos de 1950 fica marcada pelos conflitos entre os blocos capitalista e socialista. São exemplos: a Guerra Fria (1947-1991),
– 1951, em 19 de janeiro: Inaugurada pelo presidente brasileiro Eurico Gaspar Dutra Rodovia Presidente Dutra ligando São Paulo e Rio de Janeiro.
–1951 No Brasil, o Congresso Nacional aprova, no dia 17 de julho, a lei que considera crime qualquer ato de racismo e pode punir com prisão os infratores.
– Em 1951 No dia 20 de outubro, mais de cinco mil pessoas presenciam a abertura da 1°Bienal de Artes de São Paulo, num pavilhão no parque Trianon.
– 1952 1 de Fevereiro — Inaugurado o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro-Galeão
– Em 6 de fevereiro de 1952, Elizabeth II torna-se rainha da Inglaterra.
– 1952 Getúlio Vargas sanciona lei de monopólio do petróleo brasileiro, criando a Petrobras, no dia 3 de outubro.
– No ano de 1953, ocorre a Greve dos 300 Mil Em São Paulo.a maior parte dos trabalhadores paulistas realizou uma greve geral contra a carestia, que ficou conhecida como Greve dos 300 mil
– 1954, No Brasil, o Presidente Getúlio Vargas comete suicídio , com um tiro no coração, em seu quarto, no Palácio do Catete, na cidade do Rio de Janeiro, então capital federal.
– 1956, em 30 de maio: Conflito entre polícia e estudantes no Rio de Janeiro, durante campanha da UNE contra o aumento da passagem de bondes na cidade.
– Final da década, o ditador Fulgencio Batista é deposto pela Revolução Cubana e Cuba se torna uma nação socialista, a Revolução Cubana (1959).
– 1959: começa a Guerra do Vietnã
– Brasília foi construída em 41 meses, começando em 1957 e terminando em 1960.
AUTOMÓVEIS
Os carros da década de 1950 são os mais clássicos e poderosos já conduzidos. A indústria automobilística estava começando um novo conceito, “o carro esportivo”. A principal característica foi a popularidade dos conversíveis “hardtop”, mas o design ficava mais moderno e a aceleração mais surpreendente a cada ano.
PUBLICIDADE
Jornal e Revista
Propaganda na Televisão
GIBIS
REVISTAS
IMPRENSA
A imprensa brasileira passa por uma ocasião de liberdade, visto que os jornais não dependiam mais tanto do Estado ou dos poderosos políticos como ocorria anteriormente. Começaram a existir um número grande de jornais em circulação e assim começaram os movimentos de jornalismo, como o jornalismo político, o jornalismo moderno e o jornalismo popular.
MODA
A moda dos anos 50 trouxe o avanço do feminismo aliado ao grande mercado consumidor e explosão industrial trouxe características únicas para o estilo de vida, será durante os anos 50, que a alta-costura e a indústria de cosmética irão se desenvolver sem precedentes.
LIVROS
RÁDIO
A década de 50 é marcada por transformações que mexem com as estruturas do rádio: a chegada da televisão, trazida para o Brasil, traz um esvaziamento momentâneo nas emissoras de rádio. Artistas, técnicos e outros profissionais migram para a TV, em busca de novas oportunidades profissionais. Na tentativa de compor o espaço que havia ficado vazio, as rádios incluem em suas programações músicas, programas de humor, entre outros.
Já no final da década de 50 e começo da década de 60 surgem as primeiras experimentações de rádio FM no Brasil, fato esse que culmina para a segmentação do rádio, ou seja, as emissoras voltadas para determinado público.
O programa de humor da “PRK-30” no rádio dos anos 1950
Trecho da radionovela O direito de nascer (Rádio Nacional – Anos 1950)
Tancredo e Trancado em 1954
Este foi um programa humorístico criado para os domingos da Rádio Nacional. Era um dos quadros mais apreciados da programação noturna. Tancredo era interpretado por Brandão Filho e Trancado por Apolo Correia. Mais tarde, Brandão Filho foi substituído pelo cômico Zé Trindade.
BALANÇA MAIS NÃO CAI
foi um programa humorístico brasileiro criado por Max Nunes e Paulo Gracindo na Rádio Nacional do Rio de Janeiro na década de 1950 .
Propaganda nas rádios
TELEVISÃO
A televisão no Brasil começou em 18 de setembro de 1950, trazida por Assis Chateaubriand que fundou o primeiro canal de televisão no país, a TV Tupi. A televisão teve seus primeiros anos marcados pela fase de aprendizagem, tanto técnica quanto artisticamente.
1950 Em 18/09: O Dia da Inauguração da PRF-3-TV
19/09: Estreia o primeiro telejornal da TV Brasileira: Imagens do Dia. Possuía texto e reportagens de Rui Rezende e cinegrafia de Paulo Salomão.
20/09: No jornal do dia, anunciava-se a programação que iria ao ar a partir das 20 h, o final da noite era recheado de desenhos animados.
15/10: É realizada a primeira transmissão esportiva diretamente do estádio do Pacaembu em São Paulo, com o jogo São Paulo x Palmeiras. Por defeito técnico, somente o segundo tempo foi transmitido.
27/10: Vai ao ar o primeiro teleteatro da TV: A Vida por um Fio, com adaptação de texto e direção de Cassiano Gabus Mendes e estrelado por Lia de Aguiar.

1951: Dramaturgia na TV
– Neste ano, Madalena Nicol torna-se a primeira profissional de teatro a se apresentar na televisão Começavam a ser fabricados no Brasil os primeiros televisores, mas ainda dependentes de componentes importados.
– O período é marcado pelo início do Grande Teatro das Segundas Feiras, com peças teatrais interpretadas por Madalena NIcol, Procópio Ferreira, Maria Della Costa, entre outros.
– A TV Tupi também inicia um programa infantil chamado Clube do Papai Noel, com apresentação de Homero Silva.
– Em 21 de dezembro, vai ao ar o capítulo inicial da primeira novela brasileira: Sua Vida me Pertence, com Walter Forster (autor, diretor e galã da novela), Lia de Aguiar e Vida Alves.

– A novela teve 15 capítulos, sendo dois veiculados por semana. Nela, acontece o primeiro beijo frente às câmaras com Forster e Vida Alves.
– Aos poucos, a televisão ganha mais importância e sua programação deixa de ser noturna e começa às 17h30 com conteúdos dedicados a mulheres e crianças.
– Instala-se no Rio de Janeiro, então capital do país, uma nova emissora com uma antena fixada no topo do Pão de Açúcar, inaugurando-se assim a outra emissora da TV Tupi.
1952: TV de Vanguarda
– Em 17 de agosto de 1952, a TV Tupi levava ao ar o primeiro “TV de Vanguarda”, um grande teleteatro com cerca de duas horas de duração e que trazia para a telinha os grandes dramas da dramaturgia universal e nacional. Exibido quinzenalmente, no horário nobre do domingo, o programa se transformou em um grande sucesso.
– A TV Paulista (Canal 5) é finalmente inaugurada pelo grupo empresarial liderado por Luiz F. Souza Meirelles e Nestor Bressane Filho.
– Ela torna-se a segunda televisão de São Paulo. Adaptou a obra Helena, de Machado de Assis, como uma telenovela exibida na estreia.
– Na sua programação havia espaço para o telejornal diário apresentado por Roberto Corte Real, além de programas infantis, musicais e humorísticos.
– A Tupi também apostou no teleteatro infanto-juvenil Fábulas Animadas e com o seriado de sucesso Sítio do Pica-Pau Amarelo, baseado na obra de Monteiro Lobato.
1953: Jornalismo, testemunha ocular da história
– Foi em 17 de junho que o noticiário Repórter Esso entrou ao vivo pela primeira vez nos televisores brasileiros. O jornal é considerado o programa noticioso mais conhecido desta primeira década da televisão brasileira.
– A TV Paulista, por sua vez, colocou o circo dentro dos estúdios e levou ao ar o programa circense Circo do Arrelia.
– Diferente das emissoras anteriores, a TV Record, canal 7, é inaugurada em 27 de setembro já instalada em um edifício próprio para sua emissora.
– No lançamento houve shows de Dorival Caymmi, Elizeth Cardoso e Inezita Barroso.
1954: Audiência
– Na Tupi, estreia o musical teatralizado Música e Fantasia e o seriado de aventuras Falcão Negro, interpretado por José Parisi.
– Na TV Record, estreia o seriado Capitão 7, interpretado por Ayres Campos, e dirigido por Alvaro Moya. O programa ficou no ar por seis anos.
– Os levantamentos demonstram haver mais de 120 mil aparelhos de TV nesse eixo pesquisado.
– Talvez O Céu é o Limite seja o programa avô de muitos programas de perguntas e respostas na televisão Brasileira. Estreado pela TV Tupi, ele era apresentado como um programa educativo no qual convidados ganhavam prêmios em dinheiro dependendo das respostas a determinadas perguntas.
1956: Futebol “100 quilômetros a frente”
– Pela primeira vez em SP, as três emissoras de TV reunidas (Tupi, Paulista e Record) arrecadavam mais dinheiro publicitário que as 13 emissoras do rádio paulistas juntas.
– A primeira transmissão de longa distância foi feita pela TV Record que transmitiu de Campinas para São Paulo um jogo de futebol com o slogan “100 quilômetros a frente”.
– A política industrial de Juscelino Kubitschek fomentou a produção de aparelhos receptores de TV totalmente brasileiros, permitindo o barateamento do equipamento.
1957: Enlatados e videoteipes
– A partir desse ano, torna-se comum o uso de séries cinematográficas importadas dos Estados Unidos.
– Já existiam 10 emissoras de televisão no Brasil, que passavam a trocar a programação mais intelectualizada por shows populares e humorismo.
– A TV Tupi estreia o programa TV de Comédia, exibindo teleteatros dirigidos por Geraldo Vietri.
– A cantora Maysa estreia um programa na TV Record, sendo uma das primeiras intérpretes a fazer sucesso pela TV e não pelo rádio.
– Ocorre a interiorização das transmissões para outras cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.
– A TV Rio importa um aparelho de videoteipe e grava o programa Chico Anísio Show.
– Mais emissoras começam a marcar presença. Inaugura-se a TV Rádio Clube de Pernambuco, em Recife, e a TV Alterosa, em Belo Horizonte.
1958: É playback?
– Em vez de shows totalmente ao vivo, o playback passa a reproduzir arranjos de orquestras para auxiliar cantores nos shows musicais. Assim, as grandes orquestras começam a sumir das frequências televisivas..
1959: Rin-Tin-Tin, ator canino
– O final da década é marcada pela instalação da estrutura da TV Excelsior (canal 9) em São Paulo, que será inaugurada no ano seguinte.
– A TV Excelsior será a grande concorrente da TV Tupi, inclusive estimulando a migração de artistas de uma emissora a outra.
-Neste ano, A TV Tupi lança Rin-Tin-Tin, primeiro seriado estrangeiro dublado em português.
– A televisão já era assunto comum nos espaços públicos.
Fonte:
https://agenciabrasil.ebc.com.br/
Publicado em 18/09/2020 – 11:13 Por Leyberson Pedrosa e Luiz Cláudio Ferreira
TEATRO DE REVISTA
Nas décadas de 50, tempos boêmios do Rio de Janeiro, existia um lugar que reunia grande parte da sociedade da época. A Praça Tiradentes se fez famosa por abrigar os Teatros de Revista e seus importantes espetáculos,
Muitos artistas descobertos no Teatro de Revista foram aproveitados na televisão, que era a novidade da época. Entre eles estão: Dercy Gonçalves, Oscarito, Henriqueta Brieba, Grande Otelo, Agildo Ribeiro, Dorinha Duval, Leila Diniz e Marília Pêra.
CINEMA
Estúdio Vera Cruz
Em 1949 foi criado o estúdio Vera Cruz, baseado nos moldes do cinema americano, em que os produtores buscavam realizar produções mais sofisticadas. Mazzaropi foi o artista de maior sucesso do estúdio.
A Vera Cruz representou um marco na industrialização da cinematografia nacional. Nessa época, tem destaque o filme O Cangaceiro (1953), o primeiro filme brasileiro a ganhar o festival de Cannes.
Além disso, em 1954, quando a Vera Cruz faliu, surge o primeiro filme brasileiro a cores: Destino em Apuros, de Ernesto Remani.
Atlântida Cinematográfica
Foi uma companhia cinematográfica brasileira fundada em 1941 no Rio de Janeiro, tiveram seu auge nos anos 50. Produziu um total de 66 filmes até 1962, quando cessaram suas atividades.
Filmes de maior sucesso na época eram as populares “chanchadas” misturavam humor a números musicais, sobretudo carnavalescos. Havia também paródias de filmes norte-americanos famosos, despontaram os conhecidos cômicos Oscarito, Ankito, Grande Otelo, Mazzaropi, Zezé Macedo, Dercy Gonçalves,etc.
FILMES QUE FIZERAM SUCESSO N DÉCADA
O cinema desta década apresenta uma grande variedade de estilos. Em razão da popularização da televisão, os estúdios buscaram novos atrativos para trazer o público de volta às salas de exibição.
MÚSICA
– Em 5 de agosto de 1955, falece a cantora Carmen Miranda. Depois de voltar para casa em Beverly Hills, Hollywood, chegando de um cansativo dia de apresentações em uma emissora de TV ao lado de Jimmy Durante, Carmen Miranda morre de colapso cardíaco em seu quarto, sozinha, por volta de 1h30 da manhã.
– Finalmente, é nessa década que surge o rock’n’roll nos Estados Unidos. A repercussão mundial esteve nas vozes de cantores como Elvis Presley, que começa a fazer sucesso em 1956 e outros, como Chuck Berry, Chubby Cheker e Bill Haley.
– Para a maioria dos críticos, a Bossa Nova se iniciou oficialmente em 1958, com um compacto simples do violonista baiano João Gilberto. Um ano depois, o músico lançou seu primeiro LP, “Chega de saudade”
MÚSICAS QUE MARCARAM OS ANOS 50