DIA MUNDIAL DO ROCK E CURIOSIDADES SOBRE AS CIDADES DO ROCK
Dia Mundial do Rock. A Roda Mundo vai te mostrar algumas curiosidades sobre as principais cidades do mundo onde o rock and roll é eternizado dia após dia!
HISTÓRIA DO DIA MUNDIAL DO ROCK
Mesmo sendo conhecida como o Dia Mundial do Rock, essa data só é reconhecida no Brasil.. Para ser mais exata, no dia 13 de julho. O Dia Mundial do Rock começou a ser celebrado em meados dos anos 90.
A data celebra o Live Aid, um megaevento de rock que aconteceu em no dia 13 de julho 1985. O Live Aid foi um show simultâneo em Londres, Inglaterra, Filadélfia e EUA. O objetivo principal do evento era o fim da fome na Etiópia. Grandes artistas do rock and roll fizera parte do evento, como Queen, Mick Jagger, David Bowie, Madonna, U2, Paul McCartney e tantos outros. O Live 8 é uma versão do Live Aid. Com show nos países integrantes do G8 e da África do Sul. Por acaso, ele coincidiu com o 20° aniversário do Live Aid.
A celebração e implementação do Dia Mundial do Rock no Brasil contou com duas rádios paulistanas que dedicavam parte de sua programação ao estilo de música. Os ouvintes gostaram da ideia e após alguns anos, essa data passou a ser popular em todo o país.
Em outros lugares do mundo, essa comemoração não tem uma data específica ou alguma homenagem.
CIDADES ROCK AND ROLL
LONDRES – O PALCO DO ROCK
Londres é uma das cidades mais importantes para a história do rock mundial. O Wembley Stadium reuniu no Live Aid em um só palco U2, Bowie, Queen, The Who, Paul McCartney e os sobreviventes do Led Zeppelin.
Em Londres você encontra o Hard Rock Café. O primeiro restaurante temático dedicado ao rock ‘n roll. Ele foi fundado em 14 de junho de 1971 por dois jovens americanos e tem mais de 191 unidades espalhadas pelo mundo.
A capital britânica foi à raiz de nomes como Rolling Stones, David Bowie, Queen, The Who, Sex Pistols e The Police. Em Londres, você encontra monumentos históricos do rock como a casa de Freddie Mercury e a famosa Abbey Road Studios. A Abbey Road é a rua pelo qual os Beatles atravessaram em uma sessão de fotografia. A cena (ou fotografia) estampou um dos mais famosos álbuns do grupo.
O ritmo de Londres também serviu de inspiração para diversas músicas. Músicos e grupos como The Kinks, Elton John, David Bowie, Electric Light Orchestra, Madness, The Jam, The Small Faces, Led Zeppelin, Iron Maiden e entre outros se inspiraram no estilo britânico.
SEATTLE – ROCK ALTERNATIVO
Seattle, no estado de Washington, é a terra natal do guitarrista Jimi Hendrix e do movimento grunge. O grunge é um sub gênero do rock alternativo. Bandas como Alice in Chains e Pearl Jam fizeram parte desse movimento.
Em Seattle fica o famoso bar e café The Crocodile, que já recebe grupos locais de rock. Bandas como R.E.M e Mudhoney também já tocaram lá.
O Museum of Pop Culture abriga o Experience Music Project. Um anfiteatro criado para homenagear Jimi Hendrix em forma de guitarra quebrada que acomoda exposições itinerantes. Incluindo uma dedicada ao ícone do rock Kurt Cobain.
Estátua-de-Bronze-
Um dos lugares mais importantes de Seattle é o Seattle Center International Fountain. Em 10 de abril de 1994, Courtney Love fez a leitura da carta de suicídio de Kurt Cobain para milhares de fãs do Nirvana. No mesmo lugar também ocorreu à vigília pela morte de Layne Staley do Alice in Chains.
Seattle-Center-International-Fountain-Dia-Mundial-do-Rock
Seattle também foi casa de exposições marcantes como a exposição Nirvana: Taking Punk to the Masses e Jimi Hendrix: An Evolution of Soun. No Greenwood Memorial Park, em Renton, você pode visitar o túmulo de Hendrix.
MEMPHIS – TERRA NATAL DO REI DO ROCK
Memphis, a cidade mais populosa do estado do Tennessee, é a terra natal do Rei do Rock: Elvis Presley. Mesmo sendo nascido em Tupelo, foi em Memphis que Elvis deu início a sua carreira.
A mansão onde Elvis Presley viveu e está enterrado, Graceland, é a segunda residência mais visitada dos EUA depois da Casa Branca. O lugar foi transformado em um museu para homenagear o ídolo e também é considerado Patrimônio Histórico dos EUA.
Em Memphis você vai encontrar diversas referências ao rock e principalmente a Elvis. São imagens estampando máquinas de jukebox, balcões de bares e restaurantes.
Quando estiver em Memphis, não deixe de visitar o RocknSoul Museum e o Sun Studio. Muitos dizem que foram nesses lugares que aconteceu o nascimento do rock para o mundo.
Em Memphis você também encontra a famosa fábrica de guitarras Gibson e o Retail Center.
LIVERPOOL – O LAR DOS BEATLES
No início dos anos 60, a cidade inglesa de Liverpool ficou mundialmente conhecida por causa de quatro jovens: John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. A cidade apresentou para o mundo uma das mais famosas bandas de rock que já existiram: os The Beatles.
Por toda Liverpool você encontra lugares marcantes sobre as histórias dos Beatles. Um dos lugares mais famosos é a Cavern Club. O Cavern Club foi o lugar onde os Beatles tocaram pela primeira vez. E após a fama tocaram mais de 250 vezes. Em 1973, o Cavern Club original foi demolido, mas do outro lado da rua, ele foi recriado com os mesmos tijolos. A rua Penny Lane e o jardim Strawberry Field deram o nome a canções do grupo.
Em Liverpool também fica o The Beatles Story Museum, que homenageia a banda.
HANNOVER – ROCK’N’ROLL ALEMÃO
A cidade alemã Hannover é mundialmente conhecida por ser um lugar com diversas feiras e exposições internacionais e principalmente por ser o lar da banda Scorpions. A banda Scorpions é considerada a maior banda de rock’n’roll da Alemanha.
A banda surgiu em Hannover na década de 60. Sua influência na cidade é tão grande que o time de hóquei de gelo foi rebatizado de Hannover Scorpions.
Quando você estiver em Hannover um lugar obrigatório é o Helmkehof. Uma arena de eventos que abrigou muitos ensaios da banda.
NOVA YORK – FESTIVAL WOODSTOCK
A cidade de Nova York se orgulha de ser o local de nascimento de bandas de rock mundialmente conhecidas como Ramones, Kiss e Velvet Underground, New York Dolls, Blondie e Sonic Youth.
Nova York abriga alguns marcos da história do rock. Como os antigos apartamentos de Joey Ramone e Iggy Pop e o mural em homenagem póstuma a Joe Stummer.
O Central Park, um dos parques mais famosos do mundo, te um setor chamado Stawberry Fields. O centro do setor abriga um mosaico formando à palavra Imagine. O lugar é tributo à memória de John Lennon, que viveu e morreu próximo ao parque.
Nova York tem a famosa vila Bethel. Uma vila no Condado de Sullivan que ganhou fama no mundo todo após ser o local onde aconteceu o Festival de Woodstock. A fazenda de Max Yasgur recebeu cerca de 400.00 mil pessoas para celebrar três dias de música e paz.
A trilha sonora do Festival de Woodstock foram Joe Cocker, Janis Joplin, Creedence Clearwater Revival, The Who e Jimi Hendrix. Quem tiver mais curiosidade sobre o festival pode visitar o Museum de Bethel Woolds.