Carlos Braz é agitador cultural e historiador. Idealizador do Festival Freakshow e toca na banda Iguanas.

09

MINUTO ROCK

 

Trio Verde
Por Carlos Braz

Billie Joe Armstrong e Mike Dirnt já eram amigos desde os 10 anos de idade quando, em 1986, com 15 anos, decidiram formar uma banda, à qual deram o nome de Sweet Children. Em 1988, o baterista Al Sobrante entraria para a banda. Em 1989, mudaram o nome para Green Day. Lançaram o álbum 39/Smooth (1990) e Kerplunk (1991), ambos pela Lookout! Records, conceituada gravadora do cenário punk de Berkeley, Califórnia. Com as boas vendas dos discos, a banda tornou-se a mais produtiva da Lookout! Records, chamando a atenção de grandes gravadoras. Em 1994, assinou com a Reprise Records e lançou o aclamado Dookie.

O álbum caiu como uma bomba na efervescente cena rock dos anos 90. Vendeu milhões e atingiu posições e popularidade jamais sonhadas por uma banda de origem punk. Ao mesmo tempo, o sucesso alcançado serviu para que a banda fosse acusada de “vendida”. A projeção do Green Day, junto com bandas como Offspring, serviu para o renascimento do punk, trazendo atenção para bandas do estilo, novas e antigas.

Músicas como “Longview”, Welcome to Paradise”, “When I Come Around”, “She” e “Basket Case”, tiveram sucesso absoluto, projetanto a banda mundialmente e   vendendo mais de 20 milhões de cópias.

De 1994 a 1996, a banda cresceu em vendas e popularidade. No entanto, com o lançamento de Nimrod, em 1997, as vendas caíram. O álbum conseguiu apenas certificado de ouro, enquanto os dois anteriores conseguiram platina dupla.

Em 2003, a banda entrou em estúdio para gravar as músicas do álbum, previamente intitulado “Cigarettes and Valentines”. Contudo, após finalizar 20 canções, as fitas master foram roubadas. O Green Day decidiu não tentar recriar as músicas perdidas. Optaram por recomeçar do zero. Insatisfeitos e desiludidos com a situação dos Estados Unidos, naquela época, devido à Guerra do Iraque e ao trauma dos atentados do 11 de setembro de 2001, criaram American Idiot. É um álbum conceitual, uma verdadeira ópera rock, que marcou o amadurecimento da banda.

Lançado em 2004, American Idiot, assim como Dookie, foi aclamado pela crítica. Ganhou o Grammy de melhor Álbum Rock em 2005. Vendeu mais de 16 milhões de cópias, colocando o nome da banda entre as maiores da história do rock. Green Day foi alçada à categoria das bandas de arena, tocando para estádios lotados.

American Idiot foi adaptado para um musical e estreou na Broadoway em 2010. Em 2015, a banda foi nomeada e entrou para o Hall da Fama do Rock’n”Roll. Em 2009, lançaram o álbum 21st Century Breakdown. Em 2012, após lançar a trilogia, Uno!, Dos!, Tré!, Billie Joe Armstrong teve uma crise nervosa e encerrou a tour de divulgação. O álbum mais recente é de 2016, o equilibrado, Revolution Radio.

 

Discografia

 

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite seu nome