Carlos Braz é agitador cultural e historiador. Idealizador do Festival Freakshow e toca na banda Iguanas.
07
MINUTO ROCK
Interpol
Por Carlos Braz
No início dos anos 2000 aconteceu um revival da sonoridade dos anos 80.
Uma das bandas pioneiras e de maior destaque deste movimento foi a Interpol.
O grupo, vindo da cena independente de Nova York, é dono de um som peculiar, com emulações e texturas que remetem ao post-punk dos anos 80. A postura blasé da banda completa seu estilo único e instigante.
Em 2002, assinaram com a Matador Records, cultuado selo independente, para lançar o primeiro álbum, Turn on the Bright Lights. A sonoridade do álbum foi imediatamente associada a um revival post-punk, trazendo comparações com bandas dos anos 80, especialmente, Joy Division. Músicas como “NYC”,“PDA”, “Obstacle 1” e “Say Hello to the Angels” garantiram o sucesso do álbum e os elogios da crítica especializada, inclusive do semanário inglês NME. Além da aclamação da crítica, o álbum ocupou posições privilegiadas nas paradas americanas e britânicas.
Antics, o segundo álbum, foi lançado em 2004. O disco não só repetiu o sucesso e as boas vendas do primeiro, como teve o mérito de colocar três músicas no Top 40 da parada britânica: “Slow Hands”, “C’mere” e “Evil”; esta, com destaque para o baixo marcante do brilhante baixista Carlos Dengler. O álbum ganhou certificado de disco de ouro no Reino Unido e Estados Unidos.
Para divulgar Antics, a banda fez uma turnê de 18 meses, incluindo a abertura de shows para bandas gigantes como U2 e The Cure.
Em 2006, a banda deixou o selo independente Matador Records para assinar com a Capitol Records. Em 2007, lançou o terceiro álbum, Our Love to Admire.
A banda passou a se apresentar em grandes festivais dos Estados Unidos e Europa. Em 2008, fez suas primeiras apresentações no Brasil.
Em 2010, lançou o homônimo quarto álbum. O disco foi o último com a participação do baixista e fundador da banda Carlos Dengler.
Em 2014, foi lançado o álbum El Pintor, já sem a participação do baixista Carlos Dengler. As linhas de baixo foram gravadas pelo guitarrista e vocalista Paul Banks. O lançamento mais recente da banda foi o álbum Marauder (2019).
A banda se apresentou no Brasil, pela segunda vez, no Planeta Terra Festival, em 2011. Voltando para outras apresentações, no festival Lollapalooza, de 2015 e 2019.