Carlos Braz é agitador cultural e historiador. Idealizador do Festival Freakshow e toca na banda Iguanas.
03
WEEZER
O Triunfo dos Nerds
Há 25 anos era lançado o primeiro álbum do Weezer. Uma capa azul com apenas o nome da banda e os integrantes vestindo roupas de nerds. Algo totalmente contrário ao estilo desleixado, rasgado e sujo do Grunge, que marcou o início dos anos 90. Porém, a referência nerd estava mais ligada ao visual, pois as influências da banda eram claramente do rock alternativo de bandas como Nirvana, Pixies e Sonic Youth.
O disco que não trazia um título na capa, ficou conhecido como Blue Album. Também é o mais bem-sucedido lançamento da banda. Na época vendou mais de 1 milhão de cópias. Hoje, soma mais de 6 milhões de cópias vendidas no mundo. O álbum é um clássico dos anos 90, contendo músicas como: Buddy Holly, No One Else, Say It Ain’t So, In the Garage, My Name Is Jonas, In the Garage e Only in Dreams.
Em 1996, dois anos após o premiado Blue Album, lançaram Pinkerton, outro álbum fundamental. No entanto, bem menos comercial que o primeiro, menos lapidado, mas igualmente genial. Contém os sucessos; The Good Life, Pink Triangle, Across the Sea, Tired of Sex e El Scorcho.
Em 1997, a banda entra em hiato, voltando em 2001 com o Green Album, que, assim como o primeiro, traz apenas o nome da banda e uma foto dos integrantes numa capa verde. As músicas Island in the Sun, Hash Pipe e Photograph elevam as vendas do disco e atingem um novo público.
Maldroit é o quarto álbum da banda. Foi lançado em 2002. A banda começa a perder a mão para grandes composições. As vendas diminuem.
Em 2005, lançam Make Believe, produzido pelo consagrado Rick Rubin. Traz a belíssima Perfect Situation e a divertida Beverly Hills. As vendas voltam a subir. Na turnê do álbum, a banda faz uma discreta passagem pelo Brasil, numa única apresentação no extinto festival Curitiba Pop Festival.
De 2008 a 2019 a banda lançou mais 9 álbuns, mas perdeu a inspiração e a genialidade do início da carreira, o que não impediu o crescimento da popularidade. Em 2019, a banda lançou o Black Album e, logo em seguida, o Teal, álbum de covers de sucessos dos anos 80.
A banda tocará no festival Rock In Rio em setembro de 2019.
Curiosidades sobre o Weezer
-
A formação atual da banda inclui Rivers Cuomo, Patrick Wilson, Brian Bell e Scott Shriner.
-
A banda já vendeu mais de 9,2 milhões de álbuns nos Estados Unidos e mais de 17 milhões de álbuns em todo o mundo.
-
Weezer é a banda favorita de Bill Gates, o nerd mais famoso e rico do mundo.
-
O single “The Good Life”, do álbum “Pinkerton”, foi escrito depois que Cuomo fez uma cirurgia corretiva nas pernas.
-
Em 1995, Cuomo fez uma cirurgia em sua perna direita, pois uma delas era maior que a outra. Para a reabilitação a perna foi engessada por 13 meses.
-
Na turnê do Blue Album, durante uma parada em Cambridge, Rivers Cuomo se inscreveu na Universidade de Harvard. Ele foi aceito como aluno do segundo semestre e cursou semestres em 1995, 1996, 1997, 2004 e 2006.
-
Rivers Cuomo possui um patrimônio líquido de 35 milhões de dólares.
-
Desde 2003, Rivers Cuomo pratica meditação Vipassana 2 horas por dia.
Discografia
-
Weezer (The Blue Album)(1994)
-
Pinkerton(1996)
-
Weezer (The Green Album)(2001)
-
Maladroit(2002)
-
Make Believe(2005)
-
Weezer (The Red Album)(2008)
-
Raditude(2009)
-
Hurley(2010)
-
Death to False Metal(2010)
-
Everything Will Be Alright in the End(2014)
-
Weezer (The White Album)(2016)
-
Pacific Daydream(2017)
-
Weezer (The Teal Album)(2019)
-
Weezer (The Black Album)(2019)