Carlos Braz é agitador cultural e historiador. Idealizador do Festival Freakshow e toca na banda Iguanas.

MINUTO ROCK

16

 

The Strokes

 Indie para as massas

Por Carlos Braz

A banda The Strokes foi formada em 1998, em Nova York, Estados Unidos. O sucesso veio com o primeiro álbum em 2001. Em 2009, Is This It, álbum de estreia dos Strokes, foi eleito pela revista inglesa NME o melhor disco da década de 2000.

O vocalista Julian Casablancas, e o baixista, Nikolai Fraiture eram amigos desde a infância. O guitarrista Nick Valensi e o baterista Fabrizio Moretti estudavam na mesma escola em Manhattan, onde começaram a tocar juntos. Julian Casablancas, filho do milionário empresário John Casablancas, conheceu o guitarrista Albert Hammond Jr., também americano, no período em que ambos estudaram no Instituto Le Rosey, na Suíça.

Em 2001, a banda lançou o EP Modern Age, pelo selo inglês Rough Trade. O disco, com apenas 3 músicas, Modern Age, Last Nite e Barely Legal, conquistou a imprensa da Europa, que considerou a banda como a salvadora do rock. Imediatamente, as gravadoras começaram a disputar a banda. Ainda em 2001, lançaram o primeiro álbum Is This It.

Com influências que passam por bandas como, Television, Buzzcocks, Pearl Jam, Ramones e, principalmente, Velvet Underground, a banda desenvolveu um estilo entre o rock de garagem e o indie. Estilos que, normalmente, sobrevivem à margem da grande industrial musical. No entanto, surpreendentemente, a banda não só atingiu grande sucesso, como se tornou referência da década de 2000.

Embora a banda Strokes não venha ao Brasil com muita frequência, pelo menos dois integrantes da banda têm fortes laços com o país. O baterista Fabrizio Moretti é brasileiro, carioca da gema. Moretti chegou a formar um projeto paralelo, a banda Little Joy, em parceria com Rodrigo Amarante da banda carioca Los Hermanos. Julian Casablancas, vocalista dos Strokes, é filho de John Casablancas, fundador da Elite Models. O empresário foi casado com a ex-modelo brasileira Aline Vermelinger, e sempre passavam as férias de verão na casa que possuem em Búzios. John Casablancas foi quem descobriu e lançou a supermodelo brasileira Gisele Bundchen.

The Strokes voltará ao Brasil em abril de 2020, como headliner de um dos dias do festival Lollapalooza.

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite seu nome