MINUTO ROCK

Carlos Braz é agitador cultural e historiador. Idealizador do Festival Freakshow e toca na banda Iguanas.

 

O fenômeno Greta Van Fleet

Por Carlos Braz

 

Quem é Greta Van Fleet?

A banda foi formada em 2012, por três irmãos; Josh Kiszka, Jake Kiszka e Sam Kiszka, além do baterista Kyle Hauck, que deixou a banda em outubro de 2013 e foi substituído por Danny Wagner. Vindos de Frankenmuth, uma cidadezinha de 5 mil habitantes, localizada no estado de Michigan, Estados Unidos, rapidamente conseguiram chamar atenção do público, em grande parte devido às suas influências e semelhança com bandas dos anos 70, especialmente, Led Zeppelin.

Em 2013, ainda com o baterista Kyle Hauck, a banda gravou 3 músicas, Standing On, Highway Tune e Could Train. As músicas foram lançadas em 2014 e naquele mesmo ano a faixa Standing On, apareceu no comercial da Chevrolet Equinox. Em 2017, lançaram o EP Black Smoke Rising, a qual o single com a música Highway Tune foi lançado pela Itunes. No mesmo dia a Itunes nomeou a Greta Van Fleet como a banda da semana. A semelhança da música Highway Tune com Led Zeppelin alavancou a divulgação da música. Hoje, o clipe já conta com mais de 36 milhões de visualizações. Ainda em 2017, a banda lançou o segundo EP From the Fires, conseguindo a atenção da mídia em todo mundo. Graças à velocidade da internet, com apenas dois EPs a banda tornou-se a maior promessa da década. Recebeu elogios de ninguém menos que Robert Plant, do Led Zeppelin e de Billy Corgan, do Smashing Pumpkins. Passou a ser onipresente nos grandes festivais europeus e americanos. Graças ao EP From The Fires, banda foi indicada para o Grammy 2019, em 4 categorias: artista revelação, melhor performance rock, melhor música de rock e melhor álbum de rock, vencendo nessa última categoria.

 

Em 2018, foi lançado o primeiro álbum completo, Anthem Of The Peaceful Army, mantendo as influências do hard rock setentista e a semelhança com Led Zeppelin, o que não chega a ser um problema, ou melhor, é um grande diferencial. Principalmente, se levarmos em conta que, em 50 anos de existência do Led Zeppelin, dezenas de bandas foram influenciadas ou tentaram parecer com eles. Mas nenhuma conseguiu soar tão semelhante à banda de Robert Plant quanto a Greta Van Fleet.

O Ciclo do Rock

Se a banda tivesse surgido em outra década, seria apenas mais uma banda de sucesso. No entanto, devido ao atual cenário musical mundial, dominado por músicas programadas em computadores e até celulares, a Greta Van Fleet deixou de ser apenas uma banda de sucesso para se transformar em um fenômeno, uma promessa, uma esperança de renovação, mesmo que, ironicamente, venha com ar de saudosismo. Acontece que, desde o surgimento do rock, o estilo vive de ciclos. Em 1961, críticos já diziam que o estilo musical havia se desgastado, após 6 anos do estouro e impacto inicial. Porém, o fenômeno musical responsável por mudanças em diversas gerações, estava apenas encerrando seu primeiro ciclo. Naquela mesma década seria reinventado por artistas como Bob Dylan, The Beatles, Rolling Stones, The Doors, Pink Floyd, Led Zeppelin, Velvet Undergrond e por bandas de surf music, só pra citar algumas. Aliado ao movimento hippie, o estilo ajudaria a mudar até o comportamento sexual e político da juventude. Deu início aos primeiros grandes festivais; Monterey Pop Festival, 67, e o icônico Woodstock, 69.

Durante os anos 70, o estilo daria origem ao Glam Rock, o Progressivo e o início do Heavy Metal. Mas o Punk Rock foi o verdadeiro divisor de águas, o responsável pela renovação do estilo. Após 1977, as inovações do estilo seriam denominadas de pós punk.

Durante toda a década de 80, o estilo sofreu influências da New Wave e dos sintetizadores, tornando-se cada vez mais pop. No fim da década a música eletrônica era a grande promessa, a Dance Music começava a dominar, fazendo com que algumas bandas como The Soup Dragons e até U2 arriscassem em áreas mais eletrônicas. Afinal, a morte do rock era dada como certa, parecia não ter mais jeito. No entanto, longe dos holofotes, o rock havia sobrevivido no underground durante os anos 80, influenciando uma nova geração de bandas como Mudhoney e Nirvana, ambas lançadas pelo selo independente SUB POP Records, da cidade americana de Seattle. Em 1991, já contratada por uma grande gravadora, o Nirvana colocaria o rock novamente no topo das paradas do mundo, renovando o cenário com o que foi chamado de Grunge. Porém, a morte prematura e trágica de Kurt Cobain, líder da banda, em 1994, interrompeu o processo de expansão do rock alternativo. Desde então, o estilo vem gradativamente perdendo espaço no mundo musical, processo acelerado pelos avanços tecnológicos que levaram a música para um mundo de programação eletrônica, arruinaram a indústria musical e mudaram a forma de seu consumo.

O que é preciso entender é que, Greta Van Fleet não é a salvação do rock, não é a banda mais original que apareceu nos últimos 25 anos. Porém, foi a que trouxe novamente a atenção da mídia e da indústria musical para o rock. Isso traz uma grande chance de renovação ao estilo, não pela Greta Van Fleet, mas por outras bandas que serão descobertas através do espaço aberto por ela.

 

 

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite seu nome