Paulo Gustavo

Por Laura Aidar

Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros (1978-2021) foi um ator, humorista e apresentador brasileiro.

Nascido em 30 de outubro de 1978 em Niterói (RJ), ganhou enorme reconhecimento com sua personagem Dona Hermínia, uma mãe e dona de casa, protagonista dos três filmes da série Minha Mãe é Uma Peça.

O primeiro longa-metragem da trilogia alcançou um recorde de público, sendo o filme mais assistido em 2013, ano se seu lançamento.

Assumidamente homossexual, Paulo tratou assuntos relevantes como a valorização da população LGBTQIA+ de maneira leve e bem humorada, levando o debate para milhares de pessoas.

Aos 42 anos, em 4 de maio de 2021 Paulo Gustavo faleceu, vítima de COVID-19.

Paulo Gustavo foi ator, apresentador, humorista e criador de Minha Mãe É Uma Peça - JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO

Formação e Carreira

Em 2005 Paulo Gustavo se formou profissionalmente como ator na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL). Teve como colegas atores como Fábio Porchat e Marcus Majella, dentre outros.

O primeiro momento de destaque na carreira de Paulo Gustavo foi quando participou da peça Surto, em 2004, quando ainda era estudante. Foi nessa peça que nasceu a personagem Dona Hermínia.

No ano seguinte passa a integrar a peça Infraturas, e concilia participações em programas de TV.

Em 2006 surge o monólogo Minha Mãe é Uma Peça, no qual desenvolve ainda mais sua personagem mais famosa. Por conta do sucesso, a peça se transformou em filme em 2013 e ganhou mais dois longas-metragens em 2016 e 2019.

Paulo Gustavo ganhará série na Globo como Dona Hermínia - Guia Gay São Paulo

Foi por conta da interpretação de Dona Hermínia que Paulo Gustavo recebeu o Prêmio Shell de melhor ator.

Além disso, participou do espetáculo Hiperativo, em 2010 e foi apresentador do programa de TV 220 Volts, em 2011.

220 Volts (série de televisão) – Wikipédia, a enciclopédia livre

Em 2013 esteve no sitcom Vai que Cola;

Vai que Cola – Wikipédia, a enciclopédia livre

em 2014 estreou o reality show Paulo Gustavo na Estrada 

Assistir Paulo Gustavo na Estrada | Canais Globo

e em 2017 passa a integrar o elenco de A Vila,

A Vila (1ª Temporada) - 7 de Agosto de 2017 | Filmow

todos programas do canal Multishow.

Um ano depois trabalha no filme Minha Vida em Marte, ao lado de Mônica Martelli,

Minha Vida em Marte': saiba mais sobre a longa amizade de Paulo Gustavo e  Mônica Martelli | Famosos | Gshow

Seu último trabalho foi o especial de fim de ano 220 Volts, exibido em dezembro de 2020.

Vida pessoal

Muito ligado à família, Paulo Gustavo nasceu em Niterói, onde viveu a maior parte de sua vida. Se assumiu gay ainda na adolescência e em 2015 se casou com o dermatologista Thales Bretas, indo morar no Rio de Janeiro.

Viúvo diz que Paulo Gustavo era julgado na comunidade LGBT e expõe tudo em  rede nacional
Marido de Paulo Gustavo, Thales Bretas faz desabafo (Imagem: Reprodução / Instagram)

Em 2019 nasceram Gael e Romeu, filhos do casal, gerados por barrigas de aluguel.

Paulo Gustavo encanta web com vídeo fofo do filho imitando animais

Paulo Gustavo era dono de uma fortuna e realizava doações com frequência para ajudar os necessitados. Segundo Padre Júlio Lancelotti, que atua diretamente em ações de caridade, Paulo doou 1,5 milhão para a construção de um hospital para tratar doentes de câncer.

Adoecimento e morte

Atingido pela COVID-19, Paulo Gustavo teve complicações e em 13 de março de 2021 precisou ser internado. Cerca de um mês depois seu estado de saúde se agravou.

Recebeu tratamento médico sofisticado com oxigenação por membrana extracorporal (ECMO), que auxilia na respiração, quando o pulmão já está muito comprometido.

Apesar de uma aparente melhora, no dia 4 de maio teve uma embolia pulmonar, vindo a falecer às 21h12 e se juntando às milhares de vítimas da COVID-19 no país.

https://s.ebiografia.com/img/logo.png

Em homenagem a Paulo Gustavo, Rio de Janeiro ganha Dia | Geral

SEMPRE EXISTIRÁ UM POUCO DO
PAULO EM CADA UM DE NÓS,

seja a Dona Hermínia, aquela mãe que tanto se dedica aos seus filhos, seja o
Aníbal, aquele melhor amigo que a gente leva pra vida toda e tantos outros, que
marcaram e continuarão marcando o mundo do teatro, do cinema, da TV…

O mundo da arte. O Paulo não merece o mundo, o Paulo sempre teve o mundo,
ele é brilhante e vai continuar brilhando em nossos corações, seu legado é
irredutível, sua trajetória é perfeita. Paulo Gustavo, pra sempre te amaremos,
nosso muitíssimo obrigado.

Texto do site: https://paulogustavo.com/

Paulo Gustavo - AdoroCinemaFILANTROPIA

Em 5 de maio, um dia após a morte do ator, em publicação no InstagramSusana Garcia, uma das melhores amigas de Paulo Gustavo e diretora de seus filmes, lamentou a morte de um dos seus melhores amigos e revelou que o ator realizou doações e ajudas financeiras a pessoas com quem ele trabalhou e foram afetadas pela pandemia de Covid-19, além de ter doado R$ 500 mil durante a crise de oxigênio em Manaus, capital do Amazonas, ocorrida em meados de janeiro de 2021.[37] Conforme o texto de Susana, ele depositou R$ 1 mil por três meses a quase 120 trabalhadores que atuaram em suas produções. Ao longo do cenário pandêmico, Paulo conversou com sua equipe por e-mail para acompanhar aqueles que precisassem de alguma forma de ajuda. “E as pessoas foram tão corretas, que várias falaram que estavam conseguindo segurar e que não precisavam. Mas a maioria recebeu essa ajuda”, escreveu a amiga.[37]

Em 6 de maio, Padre Júlio Lancellotti, pároco da paróquia de São Miguel Arcanjo no bairro da Mooca, na cidade de São Paulo, revelou nas redes sociais que o ator havia doado 1,5 milhão de reais para a construção de um centro de tratamento de câncer. Segundo informou o padre, o ator doou os valores para as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). “Muita gente não sabe, mas o ator Paulo Gustavo era grande benemérito das Osid.[38] Nas redes sociais, a entidade também lamentou a morte de Paulo Gustavo: “Com um coração grandioso, ele amou os pobres e doentes de Dulce, deixando suas pegadas na casa do Anjo Bom e sua presença nos corações dos acolhidos por ela. Nunca esqueceremos de vossa dedicação aos pacientes da instituição, exemplificada na unidade que construíste para atendimento às pessoas em tratamento de câncer. Nunca esqueceremos do carinho para com nosso profissionais, ao prover os recursos necessários para a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e testes para diagnóstico da Covid-19; entre inúmeras outras ações solidárias.”, diz parte da postagem.[39]

Enquanto essa vacina tão esperada não chega para todo mundo, é bom lembrar que contra o preconceito, contra a intolerância, a mentira, a tristeza, já existe vacina, é o afeto. É o amor. Então, diga o quanto você ama quem você ama. Mas não fica só na declaração, não, ame na prática, na ação. Amar é ação. Amar é arte. Muito amor, gente. Até logo.

                                   Paulo Gustavo em 220 Volts – Especial de Natal (2020)

 https://pt.wikipedia.org/static/images/mobile/copyright/wikipedia-wordmark-fr.svg

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite seu nome