https://catracalivre.com.br/

Programação infantil: atividades para divertir os pequenos na quarentena

Atualizado: 22/05/2020 – 19:0221/05/2020 – 18:21
Por: Redação

O período de quarentena não está fácil, não é mesmo? Principalmente para as crianças, que sempre querem brincadeiras novas. Para ajudar a entreter os pequenos e dar aquela chacoalhada nos ânimos, a Agenda Catraca Livre preparou uma lista com uma intensa programação infantil para eles curtirem muito em casa

Crédito: IStock | Halfpoint

Temos dicas maravilhosas para driblar o tédios dos pequeninos!

São muitas opções para deixar todo mundo bem ocupado ao longo do dia: tem peças de teatro, atividades para colorir, cursos, audiobooks e mais!

  • Música

Beatles para Crianças: a banda queridinha dos rockeiros e rockeiras está bem empenhada na missão de entreter as famílias na quarentena, com rica programação infantil. O grupo publica conteúdo novo nas redes sociais todos os dias, às 14h, no Instagram @beatlesparacriancas. E na fanpage do Facebook, os artistas ensinam a fazer instrumentos musicais, contam histórias sobre o rock e, aos sábados, fazem lives cantando.

 @beatlesparacriancas

Teatro Mágico: para derreter os corações dos pequenos – e das mães e pais  😉 -, o Fernando Anitelli realiza lives no Instagram @oteatromagico diariamente, às 11h. A ideia é preencher os dias com muita poesia e positividade, ajudando todo mundo a enfrentar a barra do coronavírus de um jeito mais leve.

  • Aprender sobre o Coronavírus

Com a pandemia de Covid-19, houve uma mudança muito brusca na vida de todo mundo, sobretudo dos nossos pequenos. É fundamental explicar para seu filho ou filha o que está acontecendo e por que é tão importante ficar em casa e reforçar os hábitos de higiene pessoal.

Para te ajudar nessa tarefa, a turminha do Show da Luna preparou um material didático bem lúdico sobre a doença (clique aqui para baixá-lo).

  • Desenhos

Hello Kitty & Amigos: a gatinha mais fofinha de todos os tempos estreou uma nova série de animação que pode ser conferida neste canal do YouTube. Na história, Hello Kitty é a apresentadora de um reality show de gastronomia e seus amigos – o gatinho Chococat, o sapo Keroppi e a pinguim Badtz-Marusão –  são os competidores. Descubra quais receitas deliciosas eles vão preparar!

TV Rá Tim Bum:  a criançada vai se divertir e aprender bastante com vários programas infantis de qualidade na plataforma de streaming TV Rá Tim Bum Play, feita pelo canal pago da TV Cultura. Lá estão disponíveis séries como Cocoricó, Eu e o Quarteto, Rubra e as Criaturas, Sidney, O Papel das Histórias, DJ Cão e a Loja de Discos e vários outros.

Crédito: Reprodução A turminha do Júlio vai animar a quarentena da criançada na plataforma de streaming TV Rá Tim Bum Play

Apesar de paga, a plataforma de streaming tem um período de 30 dias grátis. Depois dessa degustação, o serviço sobe para R$8,90 pelos três meses seguintes e depois disso vai para R$14,90 por mês.

Turma da Mônica está preocupada em manter as pessoas em casa e saudáveis durante essa quarentena. Por isso, o canal do YouTube desse pessoal maravilhoso se dedicou a uma programação infantil cheia de conteúdos bacanas para entreter as crianças.

Anota aí: duas vezes por semana, os conteúdos da Mônica Clássica e da Turma da Mônica Toy ganham novas montagens na forma de maratonas temáticas. E olha que vários personagens ganham espaço nesses conteúdos, como Chico Bento, Zé Lelé, Xaveco Franjinha, Milena e o Jotalhão. É só apertar o play e se divertir!

Ainda é possível navegar por outros conteúdos gratuitos.

Tem mais dica dessa turminha! Até dia 25 de abril, 188 gibis históricos da Turma da Mônica estão disponíveis gratuitamente! Para acessar, basta acessar o aplicativo Banca da Mônica, que está disponível em iOS e Android.

  • Podcasts

Que tal introduzir na programação infantil de casa os podcasts, que chegaram para ficar! Há muitas opções bem bacanas voltadas especialmente aos pequenos. Alguns, inclusive, são feitos por crianças. Legal, né? Se liga nessas dicas!

“Coisa de Criança”: a ideia aqui é explicar como as coisas funcionam de um jeito bem divertido. A primeira temporada abordou os fenômenos da natureza, como raios e trovões. E quem comanda o podcast são as próprias crianças!

https://open.spotify.com/episode/59fnhEaoTZZd082lprZurZ?si=8gLjI580StauVrz2oZUuNQ&t=14666

“Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes”: as maravilhosas escritoras Elena Favilli e Francesca Cavallo se dedicam a uma louvável missão: contar a história de mulheres inspiradoras como Frida Kahlo, Harriet Tubman. E as narrações são feitas por outras manas incríveis, como a Jout Jout e a Daniela Mercury. Esse podcast é voltado a um público um pouquinho mais velho, mas vale super a pena conhecer, não?

https://open.spotify.com/show/7vvhCa1egAohzQ5VmbPBVF?si=8gLjI580StauVrz2oZUuNQ&t=0

“E se…Podcast”: outra boa pedida para os curiosos é esse podcast, dedicado a responder dúvidas incomuns, como “e se os dragões existissem”? E o melhor: quem responde tudo são o Bruno (de 8 anos) e a Luiza (de 5 anos).

https://open.spotify.com/show/2lqVWnU0mQ3eBuQHnLJgdu?si=d1S3e4WmSy-wJx7bk3is1A&t=0

  • Contação de histórias

Diversos artistas estão fazendo contações de histórias nesse período de quarentena. É uma mais legal que a outra! Se liga nas dicas:

Camila Genaro: diariamente, às 15h, Camila presenteia a criançada com histórias contadas ao vivo em sua página no Instagem @camila.genaro. Se perdeu alguma contação, alguns vídeos ficam disponíveis na fanpage  da Camila Genaro no Facebook.

https://www.facebook.com/camilagss

Eliane Correia: criadora da página Mais um Ponto, Mais um Conto, Eliane conta uma história por dia até o fim da quarentena. Você acompanha tudo pelo canal dela no YouTube ou pela página do Facebook.

Karina Giannecchini: a atriz, que também é integrante do bloco Sainha de Chita, tem contado histórias de segunda e quinta, às 17h, por meio de lives em sua página do Instagram @kgianne. Para acompanhar seu trabalho, também dá para seguir a fanpage Histórias da Ká.

https://www.instagram.com/tv/B-HmjTHp1Os/?utm_source=ig_embed

Samara Rosa: bonequeira e contadora de histórias, Samara tem feito lives às 16h na página @samaracontadora. Em seu perfil, há muitas dicas de livros com protagonismo negro. Também dá para acompanhar o trabalho dela na fanpage Samara Contadora.

Crédito: Samaracontadora/ FacebookSamara Rosa privilegia histórias com protagonismo negro

@samaracontadora.

Contação de histórias com interpretação em Libras: para estimular a imaginação dos pequenos e ainda promover a inclusão, a editora Evoluir tem realizado lives todas às quintas, às 15h, no Instagram @evoluir.educacao.

https://www.facebook.com/thayame.porto

As narrativas abordam qualidade de vida, cidadania e sustentabilidade. Quem se encarrega da contação é Thayame Porto, da Cia Passarinho Contou. A interpretação em Libras é feita pela Beatriz Crittelli Amado.

  • Teatro

Também é possível incluir na programação infantil vários espetáculos teatrais!

Companhia O Grito: o premiado espetáculo “O Gigante Adamastor” está disponível na íntegra para todos e todas que quiserem ver – e rever! A peça é baseada no Canto V de “Os Lusíadas”, de Luiz Vaz de Camões, e mescla linguagem de teatro e circo.  A adaptação infantil foi feita pela escritora Heloísa Prieto.

Cia. Le Plat du Jour: no canal do Youtube estão adaptações de contos de fadas, como “Cinderela lá lá lá”, em que uma gata borralheira é super antenada com o mundo da moda, “Rapunzel”, que apresenta trilha sonora de Toquinho, “Os 3 Porquinhos”, contado por dois açougueiros bem doidinhos, e “João e Maria”, em que as aves Bicudinha e Bicudona falam sobre a floresta em que vivem, que sofre com o desmatamento.

  • Literatura

Stories Audible: esse período de isolamento pode ser ótimo para treinar novos idiomas, não? Por isso, a Stories Audible disponibilizou diversos audiolivros infantis com contos em seis idiomas. São histórias em inglês, francês, alemão, espanhol, italiano e japonês que podem ser transmitidas pelo desktop, notebook, celular ou até mesmo o tablet. É só escolher a favorita e apertar o play.

Auti Books: a editora disponibilizou audiolivros gratuitamente para a criançada. Entre as opções estão “Ali Babá e os 40 ladrões”, “O Pequeno Polegar” e “Pinóquio”. Para acessar, basta entrar neste link.

https://giphy.com/gifs/baby-transparent-cute-etDOSJyrz04Sc?utm_source=iframe&utm_medium=embed&utm_campaign=Embeds&utm_term=https%3A%2F%2Fcatracalivre.com.br%2Fagenda%2Fprogramacao-infantil-online-quarentena-coronavirus-brasi

DarkSide: semanalmente, a editora DarkSide, conhecida por suas obras sombrias, libera atividades gratuitas para as crianças se divertirem nesses dias de isolamento social.

Tem ilustrações para colorir, caça-palavras, jogos de cartas e mais. Dá tanto para eles se divertirem sozinhos quanto para virar uma atividade em família. Para saber sempre das novidades, basta acompanhar o blog da editora.

Crédito: Darksidebooks/ FacebookDarkSide tem liberado atividades semanais para a criançada

  • Cursos e brincadeiras

Centro Cultural Light: esse museu irado do Rio de Janeiro, onde é possível aprender bastante sobre a história da energia elétrica, comemora 26 anos de existência em 2020 e preparou uma série de atividades divertidas para os pequenos.

Crédito: @centroculturallight/FacebookDá para aprender bastante sobre a eletricidade nesta programação linda do Centro Cultural Light

programação pode ser conferida neste link aqui e  inclui jogos online sobre eletricidade (quebra-cabeça, jogo dos erros, casa inteligente, entre outros), atividades manuais (como construir uma lanterna de sucata, um alarme luminoso e uma pilha de limão), uma websérie bem divertida e até a peça de teatro “Cinco Semanas em um Balão” (assista abaixo).

Além disso, na página @centroculturallight no Instagram, tem mais dicas de brincadeiras, como o jogo da contação, e outros conteúdos feitos especialmente para a molecada.

https://www.instagram.com/centroculturallight/channel/?utm_source=ig_embed

DinoMundi: e se existisse uma colônia de férias online perfeita para entreter a criançada durante esse período de isolamento social? Desenvolvida pela Immplay, empresa especializada em tecnologia para brinquedos, os pequenos agora tem mais uma opção de diversão!

Crédito: @Dinomundiworld/ FacebookNada como uma colônia de férias virtual, não é mesmo?

Inspirada naqueles acampamentos de verão maravilhosos eternizados em filmes que todo mundo já sonhou em ir, a Colônia de Férias disponibiliza diariamente, das 8h30 às 18h, inúmeras atividades lúdicas. Para participar, basta se cadastrar aqui.

A ideia é ser algo divertido para a família inteira. Tudo começa cedinho, com um café da manhã seguido por meia hora de exercícios – mas é para todo mundo participar, tá? Depois, entre às 9h20 e às 11h, os pequenos podem desvendar grandes mistérios na Floresta da Tijuca, explorando temas como tecnologia, matemática, arte e ciências, com especialistas em cada um dos assuntos.

https://www.facebook.com/watch/Dinomundiworld/

Para a hora do almoço, tem um montão de receitas para a família cozinhar junto. Há uma pausa e os recrutas podem voltar a ativa às 14h, no momento de desenvolver o “projeto do dia”, que será elaborado física ou virtualmente, estimulando a criatividade e resolução de problemas, além de aplicar os conceitos apresentados durante as aulas da manhã.

Mas o aprendizado ainda não acabou! Às 16h, as crianças aprendem inglês com o Ursinho Snow. Em seguida, o Menino Dinossauro dá uma aula sobre as diferentes espécies dos gigantes que habitaram a Terra há muitos milênios. E quem completar todas as tarefas ganha um prêmio.

Faber-Castell: para quem ama desenhar, a empresa liberou sua plataforma de cursos online. Basta preencher um login e se inscrever. São muitas opções para soltar a criatividade (para crianças e adultos!): Galáxias em Aquarela, Monstros Incríveis, Lettering, Desenho realista, entre outras. Para acessar, clique neste link.

https://giphy.com/gifs/drawing-draw-rat-3o6ZtdCeyBpLQ1J2aA?utm_source=iframe&utm_medium=embed&utm_campaign=Embeds&utm_term=https%3A%2F%2Fcatracalivre.com.br%2Fagenda%2Fprogramacao-infantil-online-quarentena-coronavirus-brasil%2F

Happy Code: a rede de escolas de programação, maker e robótica desenvolveu uma proposta diferentona para a quarentena. A ideia é tirar as crianças e adolescentes da frente do computador. Para isso, criou a plataforma Despluga Aí com várias atividades offline para estimular estimular o raciocínio lógico e as habilidades manuais.

Um dos jogos é o do “algoritmo”, em que o aluno deve seguir instruções de um algoritmo para criar um origami. Até o fim do isolamento social, a plataforma será atualizada com novas brincadeiras.

 

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite seu nome