https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal

YELLOW SUBMARINE

É o décimo primeiro álbum de estúdio da banda inglesa de rock The Beatles, lançado em 13 de Janeiro de 1969, nos Estados Unidos, e em 17 de Janeiro de 1969, no Reino Unido. Foi comercializado como banda sonora para o filme de animação de mesmo nome, que estreou em Londres em Julho de 1968. O álbum contém seis músicas dos Beatles, incluindo quatro novas canções e Yellow Submarine, lançado anteriormente, e All You Need Is Love. As restantes músicas do álbum são uma re-gravação da banda sonora orquestral do filme pelo produtor da banda, George Martin.

O projeto foi considerado como uma obrigação contratual dos Beatles, que foram convidados a compor quatro novas canções para o filme. Algumas músicas foram escritas e gravadas especialmente para a banda sonora, enquanto outras eram faixas inéditas de outros projetos. O álbum foi publicado dois meses depois do disco duplo (também conhecido como o White Album) e, portanto, não foi visto pela banda como um trabalho significativo. Yellow Submarine tem recebido críticas distintas por parte dos críticos musicais, alguns dos quais consideram que ficou aquém do elevado padrão geralmente associado aos Beatles. Alcançou o Top 5 no Reino Unido e nos Estados Unidos, e foi relançado em CD por várias vezes.

O álbum surgiu a partir obrigações contratuais, as quais estabeleciam que os Beatles tinham que apresentar novas canções para a banda sonora do filme de animação Yellow Submarine a United Artists‘ . Tendo terminado recentemente o seu álbum Sgt. pepper’s Lonely Hearts Club Band em Abril de 1967, o grupo mostrou pouco entusiasmo para este projeto. Juntamente com a música do filme de televisão Magical Mystery Tour,

a banda sonora de Yellow Submarine fez parte de um período em que o autor Ian MacDonald, mais tarde descreveu como “um regime contínuo de poucas gravações … ele tinha um trabalho de qualidade sobre ele – uma intrínseca falta de tensão, que era obrigado a colorir o material resultante.”

Lançamento

O filme estreou em Londres, em Julho de 1968, altura em que os Beatles estavam ocupados a preparar o seu álbum de estúdio homónimo, The Beatles, comummente designado por “o Álbum Branco”. Os Beatles estavam entusiasmados com o filme e, após o seu lançamento, surgiam com mais regularidade para o promover.Tendo o seu lançamento sido adiado para que entrasse em conflito com o lançamento de The Beatles, e para permitir a re-gravação das contribuições de Martin, Yellow Submarine foi lançado pela Apple Records em 13 de Janeiro de 1969, nos EUA, e em 17 de Janeiro Reino Unido. O álbum foi comercializado em estéreo apenas nos EUA, enquanto no Reino Unido estavam disponíveis as gravações tanto em estéreo como em mono, embora a versão mono fosse uma combinação de dois canais estéreo sobrepostos para resultar em mono) em vez de uma mistura específica. Dado que All You Need Is Love foi lançada à pressa em single, acabou por não passar uma uma mistura estéreo. Embora a faixa tenha sido lançada no LP Magical Mystery Tour nos EUA, só em 29 de Outubro de 1968 é que foi feita uma versão estéreo para o álbum. Nos EUA, versões de 8 canais em cartucho incluíram Lucy in the Sky with Diamonds como música extra de música no lado dois.

Desenho da capa

O desenho da capa inclui um esboço dos Beatles tal como eles surgem nos cartazes promocionais, criado por Heinz Edelman. O mesmo modelo foi utilizado nas capas dos Reino Unido e EUA, embora na capa do primeiro surjam as palavras Nothing is reall (extraído de Strawberry Fields Forever), logo abaixo do título do álbum, ao contrário da versão americana não.

Na parte de trás da capa, o álbum do Reino Unido continha uma análise ao Álbum Branco escrito por Tony Palmer para The Observer. A revisão era introduzida por algumas notas pel assessor de imprensa da Apple Derek Taylor. A capa do álbum comercializado nos EUA continha uma biografia fictícia ilustrada escrita por Dan Davis do Sgt. pepper’s Lonely Hearts Club Band, em que a batalha do grupo com os Blue Meanies era comparada a três outras lutas épicas na história do mundo de língua inglesa: a luta de Beowulf para salvar a Sala do Hidromel de Heorot; a assinatura de João de Inglaterra da Carta Magna; e a redacção da Declaração de Independência por Thomas Jefferson.

Músicas

Das faixas inéditas, a primeira a ser gravada foi Only a Northern Song de George Harrison, em Fevereiro de 1967, que foi rejeitada para ser incluída em Sgt. Pepper. O grupo acrescentou sonorizações nesta faixa base em Abril, imediatamente depois de terminar as misturas estéreo para aquele álbum. Entre os sons adicionados durante o que o historiador dos Beatles Mark Lewisohn descreve como “uma curiosa sessão”, foram trombeta, glockenspiel e vozes. «The Beatles ‘Only a Northern Song’» As letras de Harrison refletem o seu descontentamento em ser apenas um compositor contratado pela editora dos Beatlesy, a Northern Songs.

All Together Now foi gravado numa única sessão, em 12 de Maio de 1967, especificamente para o projeto do filme. O título veio de uma frase que Paul McCartney ouviu em criança, que convidava todos a cantar canções de music hall. Mais tarde, descreveu a canção como “um desperdício”.

A banda gravou It’s All Too Much de Harrison no final de Maio de 1967, no De Lane Lea Studios no centro de Londres. Inspirado pela experiência do consumo de LSD, e originalmente com mais de oito minutos de duração, a canção reflete a filosofia do Verão do Amor de 1967, e faz uso extensivo de feedback da guitarra . Tal como com o tema mais tarde gravado All you need is Love, a faixa inclui citações musicais e líricas citações de outras obras – neste caso, a passagem da trombeta em Prince of Denmark’s March de Jeremias Clarke, e de uma letra de Sorrow, um êxito de 1966 de Merseys.

Hey Bulldog de John Lennon foi gravado em 11 de Fevereiro de 1968, e evoluiu a partir de uma intenção inicial de gravar um filme promocional para o single Lady Madonna. Tal como All Together Now, o tema foi especificamente gravado com a banda sonora do filme em mente. O final da música inclui uma jam session após o ponto onde estava concebido um fade-out no final da mistura, a qual foi mantida na versão final. Lennon, mais tarde, descreveu a canção como “uma gravação com boa sonoridade que não significa nada”.

 

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite seu nome