Famosas Pinturas De Renoir 

Pierre-Auguste Renoir foi um artista impressionista francês que nasceu em 1841 e morreu em 1919. Ele combinou as tradições de cenas ao ar livre de prazer como representadas pelos gostos de Watteau e o Nu clássico com a estética progressista do impressionismo. Vamos agora levá-lo através de alguns dos seus quadros mais famosos, e à medida que você avançar, vai aprender mais sobre este artista fascinante.

O baile no Moulin de la Galette, 1876

A obra mais famosa de Renoir foi pintada em 1876 e é amplamente considerada uma obra-prima do impressionismo. Realizada no Musée d’Orsay em Paris, esta pintura foi exibida na primeira exposição impressionista já realizada. Ele retrata uma tarde de domingo no Moulin de la Galette, em Montmartre, que era frequentado por muitos foliões parisienses. A pintura dá uma ideia do vigor da vida parisiense, com casais dançando e garotas e garotos conversando em primeiro plano.

O balanço, 1876

Pintada como um companheiro para o Moulin de la Galetta, esta pintura também está no Musée d’Orsay parisiense. Ela descreve uma única cena em vez de um panorama de foliões. Um homem parece estar posicionando uma jovem em um balanço, enquanto uma criança olha, e outro homem olha para eles do fundo. Curiosamente, as pessoas retratadas nessa pintura eram relacionadas a Renoir ou aos indivíduos retratados na própria pintura, tornando-a uma das pinturas mais interessantes de Renoir.

Almoço dos Barqueiros, 1880-1881

Quando chegou a hora da quarta exposição impressionista, a ser realizada em 1878, Renoir se recusou a participar. Isso porque ele começou a se inspirar nas fontes clássicas e, como resultado, suas figuras se tornaram mais definidas, e seu trabalho em geral tornou-se mais estruturado. Esta pintura é uma das primeiras obras de Renoir para refletir essas mudanças. Ela representa os clientes na Maison Fournaise, um restaurante em uma ilha no Sena que era popular entre os artistas. Na pintura, você pode ver o colecionador Charles Ephrussi, o pintor Gustave Caillebotte, o poeta Jules Laforgue e a futura esposa de Renoir, Aline Charigot. Agora é parte da Coleção Phillips em Washington DC.

As Duas Irmãs, 1881

Embora Renoir tenha chamado essa pintura de “As Duas Irmãs”, ela também é conhecida como “No Terraço”, e isso porque seu primeiro proprietário decidiu se referir a ela dessa maneira. O colecionador Charles Ephrussi também era dono da pintura, mas foi vendido para oInstituto de Arte de Chicago em 1833, onde tem estado desde então. Este trabalho também reflete o movimento de Renoir em direção a figuras mais precisamente representadas e sólidas. As duas garotas que podem ser vistas na pintura estão sentadas com o Sena atrás delas.

Dança em Bougival, 1883

Durante suas viagens pela Itália em 1881, Renoir estudou as obras de antigos mestres e pintores clássicos. Isso o levou a afastar-se do impressionismo em seu retorno, tornando-se mais contido em seu estilo e enfatizando os contornos das figuras. Bourgival era um subúrbio parisiense sinônimo de relaxamento e dança. Os modelos no centro dessa pintura são o amigo de Renoir, Paul Lhote, e Suzanne Valandon, que na verdade trabalhou para o pintor por muitos anos. A pintura, que agora está em exposição no Museu de Belas Artes de Boston, foi uma das três pinturas com um par de dançarinos pintados para Paul Duran-Ruel em 1883.

Nu deitado, 1883

Os nus se tornaram um assunto central nos trabalhos posteriores de Renoir. Esta pintura é notável por sua representação nítida e clara do corpo nu combinado com a paisagem impressionista indistinta no fundo. Ele serve como evidência clara para os movimentos clássicos e renascentistas que influenciaram seu trabalho. O trabalho de Renoir na década de 1880 é conhecido como “Período Ingres”, devido às suas frequentes referências ao grande neoclassicista Ingres. “Nu deitado” está em exibição no Museu Metropolitano de Arte, em Nova York.

As Banhistas, 1884-1887

Renoir teve problemas de saúde na última parte de sua vida, mas isso não o impediu de trabalhar. Ele se mudou para a costa do Mediterrâneo e começou a pintar nus femininos mais uma vez. Esta pintura em particular é dominada por dois nus no centro, com mais banhistas nus ao fundo. Renoir não quis incluir nada do mundo moderno neste trabalho, e é de fato uma pintura atemporal. O artista presenteou-o ao estado francês em 1923.

Os Guarda-chuvas, 1881-1886

Aqui você pode observar uma típica rua parisiense durante uma chuva torrencial. É famosa principalmente porque mostra o talento artístico de Renoir durante dois pontos diferentes de sua carreira. Ele começou a trabalhar em 1881 usando tons vibrantes e pinceladas rápidas, que são normalmente usadas por artistas impressionistas. Depois de um tempo, ele parou de pintá-lo, mas voltou a usá-lo novamente em 1885. Dessa vez, porém, Renoir resolveu finalizá-lo de maneira mais clássica e linear.

La Parisienne, 1874

Originalmente desprezada pelos críticos de arte, esta brilhante obra de arte é agora considerada uma das pinturas mais aclamadas de Renoir. A modelo da pintura é uma famosa atriz do teatro Odéon, chamadaHenriette Henriot. Ela pode ser encontrada no Museu Nacional de Gales e é de longe uma das obras de arte mais populares de lá.

Madame Georges Charpentier e suas filhas, 1878

Georges Charpentier era um rico editor e amante de arte, e por isso ele contratou Renoir para pintar uma imagem de sua esposa e filhas (e do cachorro da família) para serem exibidos no Salão em uma exposição de 1879. Esta comissão acabou por ser um trabalho inovador para Renoir, uma vez que acabou por trazer-lhe muita publicidade, atenção e elogios da crítica.

Diana, a Caçadora, 1867

Um dos trabalhos anteriores de Renoir, aqui podemos ver uma representação da deusa romana Diana sendo retratada por Lise Tréhot, amante de Renoir que modelou com bom gosto para esta pintura. Esta representação nua de fato lembra um amor do realismo, mas também consegue atingir um sentimento clássico atemporal que é muitas vezes carente de obras de realismo.

 

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