Elvis Presley

Por Dilva Frazão

Elvis Presley (1935-1977) foi um cantor norte-americano, considerado o maior ídolo do rock’n roll mundial. Entrou para a história musical como o Rei do Rock. Entre suas músicas destacam-se: That’s All Right, Love Me Tender, It’s Now or Never e Kiss Me Quick.

Elvis Aron Presley nasceu em East Tupelo, Mississipi, Estados Unidos no dia 08 de janeiro de 1935. Filho de Vernon Presley e Gladys Presley, nasceu de um parto difícil, de gêmeos, onde seu irmão não sobreviveu.

Em 12 de setembro de 1948, sua família mudou-se para Memphis, Tennessee, onde passou sua infância.

Participava do coro da igreja evangélica local e recebeu influência do blues. Aprendeu a tocar guitarra e participou de concursos de música em sua cidade.

De família pobre, Elvis trabalhou como lanterninha de cinema e como caminhoneiro. Em 1953, concluiu seus estudos secundários.

Início da carreira

Em 1954, Elvis foi contratado pelo produtor musical de rhythm and blues Sam Phillips, então a procura de um cantor branco que cantasse um blue legítimo.

Em 1954 Elvis gravou seu primeiro disco, um compacto com as músicas “That’s all right” e “Blue Moom of Kentucky”. Suas apresentações encantavam as plateias. No dia 2 de outubro fez sua primeira apresentação fora de seu estado, em Atlanta, Geórgia.

Em 1955, foi contratado pela gravadora RCA Victor. Suas novas músicas “Mystery Train” e “Baby Let’s Play House”, logo ocuparam as paradas de sucesso.

Suas apresentações nos programas de rádio e televisão fascinavam o público. Em 1956, Elvis apresentou-se no programa de televisão dos irmãos Dorsey e logo seu álbum “Heartbreak Hotel” alcançou em um ano a marca de nove milhões de cópias vendidas.

Elvis Presley iniciu suas apresentações internacionais, encantando e escandalizando as plateias, com suas roupas estravagantes e sua maneira exagerada de rebolar.

elvis presley

Em 1958, foi convocado para servir o exército. No dia 14 de agosto, morreu sua mãe. Em outubro foi transferido para uma base militar dos Estados Unidos, na Alemanha, onde ficou até março de 1960.

De volta a sua cidade, retornou aos palcos e apresentou-se no programa The Frank Sintra Show.

O sinuoso movimento que executava com os quadris ao dançar, valeu-lhe o apelido de “Elvis the Pelvis”.

Elvis Presley participou de vários filmes, entre eles, “Love de Tender” (1956), “Fun in Acapulco” (1963) e “Viva Las Vegas” (1964).

No dia 1 de maio de 1967 Elvis casou-se com Priscilla Presley, em Las Vegas. No dia 1 de fevereiro de 1969 nasceu Lisa Marie Presley.

elvis presley

Durante os anos 70, Elvis realizou grandes shows e se apresentou em Las Vegas, em várias temporadas.

Elvis gravou novo disco, e as músicas “Suspicious Minds” e “In the Ghrtto”, despontam nas paradas. Com seu rebolado provoca reações histéricas nas plateias adolescentes.

Em janeiro de 1973, separa-se definitivamente de Priscilla Presley.

No auge de sua carreira, apresentou sérios problemas de saúde: estava acima do peso e viciado em remédios controlados evitava aparecer em público. No dia 21 de junho de 1977, Elvis Presley fez seu último show em Los Angeles.

elvis presley

No dia 16 de agosto de 1977 Elvis Presley faleceu em consequência de um ataque cardíaco.

Após sua morte em Memphis, em 16 de agosto de 1977, oito milhões de cópias de seus discos esgotaram-se em apenas cinco dias. Graceland, a suntuosa mansão do cantor na cidade, ainda hoje é local de peregrinação de seus admiradores.

https://www.estadao.com.br/

Confira 7 curiosidades sobre o rei do rock

Irmão gêmeo, tempo no Exército e mais de 700 músicas gravadas fazem parte da história do cantor

Redação, O Estado de S.Paulo
16 de agosto de 2019 | 13h27

No dia 16 de agosto de 1977, a namorada de Elvis Presley, Ginger Alden, encontrou o cantor morto no banheiro de sua suíte. Vítima de um colapso cardíaco – os motivos ainda são tema de controvérsia – o rei do rock saía de cena aos 42 anos.

Elvis Presley morreu em Tennessee, nos Estados Unidos Foto: Larry Morris/The New York Times

Quando partiu, Elvis havia se tornado o primeiro nome planetário produzido pela indústria musical. Ou melhor, ele havia inventado a própria indústria musical. Em celebração ao legado de Elvis, confira 7 curiosidades sobre sua vida e carreira:

Elvis teve um irmão gêmeo

Elvis nasceu na cidade de East Tupelo, no Estado do Mississippi, no dia 8 de janeiro de 1935. Ele tinha um gêmeo univitelino, Jessie Garon, que nasceu morto. Elvis viveu na cidade até completar 13 anos de idade, mudando-se depois, com a família, para Memphis, no Tennessee.

As primeiras músicas gravadas por Elvis foram um presente para sua mãe

Em 1953, quando tinha 18 anos, Elvis pagou para gravar duas músicas em um estúdio: My Happiness e That’s When Your Heartaches Begin. O registro era um presente para a sua mãe.

‘Elvis, the pelvis’

O rebolado eternizado de Elvis, que escandalizava famílias e instituições mais conservadoras, lhe rendeu um apelido inusitado. O rei do rock ficou conhecido como Elvis, the pelvis (Elvis, a pélvis, em português).

Serviço militar

Quando estava no auge de sua carreira, Elvis Presley foi convocado pelas Forças Americanas e precisou servir no Exército por dois anos. Ele passou a maior parte do tempo na Alemanha, onde conheceu Priscilla, que viria a se tornar sua esposa.

Elvis Presley, sua mulher Priscilla e a filha Lisa em 1971. Foto: Acervo Estadão

Elvis teve alguns fracassos

O rei do rock passou por altos e baixos. Em 1956, a temporada de shows de Elvis em Las Vegas foi um fracasso. Em outra temporada na cidade, anos depois, Elvis passou a enfrentar problemas de insônia e abusar de anfetaminas, soníferos e antidepressivos.

Um show histórico

Elvis Presley no International Hotel em Las Vegas, 1969  Foto: Bob Klein

Curiosamente, foi em Las Vegas que Elvis Presley fez um de seus shows mais conhecidos. Há 50 anos, em 1969, o cantor se apresentava no Kerkorian International Hotel, em Las Vegas, para um público repleto de celebridades. Fazia 9 anos que Elvis estava afastado dos palcos – o show marcou seu grande retorno.

Recordes

Em 24 anos de carreira, Elvis Presley gravou mais de 700 músicas. Por muito tempo, figurou no topo das listas de artistas que mais venderam discos – hoje, estima-se que ele tenha vendido ao menos 1, 5 bilhão. Tantos anos depois, ele ainda é capaz de arrastar multidões: todos os anos, milhares de fãs se reúnem no dia de sua morte para fazer uma vigília em sua homenagem.

Milhares de fãs de Elvis Presley se reúnem na tradicional vigília da Elvis Week, em homenagem ao legado do cantor Foto: Jim Weber/Daily Memphian via AP

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite seu nome