Gil & Jorge: Ogum, Xangô
“Gil & Jorge: Ogum, Xangô” é um álbum duplo gravado e lançado em 1975 pelos músicos brasileiros Jorge Ben Jor e Gilberto Gil, através da gravadora Philips Records, sendo o sétimo álbum de estúdio de Gil e o décimo segundo de Jorge. O álbum é famoso pelo seu experimentalismo (das 9 faixas do LP, 4 têm mais de 10 minutos) e pelo improviso dos dois artistas que interagem entre si durante todo o disco. Contém apenas quatro canções inéditas (“Meu Glorioso São Cristóvão”, “Jurubeba”, “Filhos de Gandhi” e “Sarro”), sendo o resto composto por regravações: “Nega”, que apareceu no álbum auto intitulado de 1971, e “Essa É pra Tocar no Rádio”, que seria lançada dali alguns meses no disco Refazenda, pelo lado de Gil; e “Quem Mandou (Pé na Estrada)”, lançada por Wilson Simonal em 1973, “Taj Mahal” e “Morre o Burro, Fica o Homem”, lançadas no álbum Ben de 1972.
O álbum foi relançado em CD em 1992, pela Verve Records.
O álbum é, hoje, visto como um disco contendo excelente música, contendo performances de Gil e Jorge nos seus picos de criatividade, e como sendo um álbum experimental e minimalista ao mesmo tempo (contendo performances primariamente acústicas, com exceção de baixo elétrico em algumas faixas), sendo considerado por John Bush do Allmusic como altamente ritmico e com ligações a antigas tradições populares brasileiras.
Músicos
• Jorge Ben Jor – Voz e violão
• Gilberto Gil – Voz e violão
• Wagner Dias – Baixo
• Djalma Corrêa – Percussão
Ficha Técnica
• Produção: Paulinho Tapajós e Perinho Albuquerque
• Direção de arte: Jorge Vianna
• Capa: Aldo Luiz e Rogério Duarte
• Fotos: João Castrioto
• Assistentes de gravação: Ary Cavalhães, Luís Cláudio Coutinho, João Moreira, Paulinho Chocolate, Jairo Gualberto
Remasterização:
• Responsável: Joaquim Figueira
• Engenheiro: Luigi Hoffer
• Textos: Gerald Seligman
Quando não é preciso provar mais nada, fazer o que der na telha é a melhor das escolhas.
Em meados dos anos 1970, já não restavam mais dúvidas da importância de Gilberto Gil e Jorge Ben. Oito anos depois da última grande revolução da MPB, o baiano que ajudou a universalizar a música feita no Brasil e o carioca que modificou o jeito de tocar violão gravariam mais uma vez seus nomes na arte, criando uma obra-prima impregnada de uma espontaneidade até hoje inigualável.
Há muito tempo os músicos se conheciam. A admiração era mútua, evidente até para quem não os conhecia a fundo. Suas carreiras se encontravam de tempos em tempos, como no programa Divino, Maravilhoso, no qual ambos se apresentavam, ou na versão de “País Tropical” presente no LP psicodélico de Gal, onde Gil e Caetano participam nos vocais.
Quando o australiano Robert Stigwood, dono da gravadora RSO Records e produtor de filmes e peças como “Saturday Night Fever” e “Jesus Christ Superstar”, decidiu passar as férias na cidade maravilhosa com ninguém menos que o guitarrista Eric Clapton, a parceria começou se desenhar de verdade.
André Midani (falecido recentemente) recebeu um telefonema do empresário informando sobre a viagem. Por camaradagem, Midani quis recepcioná-los organizando um jantar em sua própria casa. Para isso, o presidente da Philips convidou um time de primeira para passar a noite juntos: Rita Lee, Erasmo Carlos, Caetano Veloso, Gil, Jorge, Nelson Motta e Armando Pittigliani foram algum dos nomes que apareceram. No final das contas, até Cat Stevens acabou indo à casa do homem.
O ambiente não poderia ser melhor. Com tanta gente interessante num lugar só, era inevitável que algo especial acontecesse. E assim foi. Em meio à celebração e bom humor, alguém sugeriu fazer um som. Pittigliani foi buscar um tambor de percussão e não demorou para que uma roda de música fosse armada.
O resultado foi uma jam session para ninguém botar defeito. Eric, com uma bela guitarra branca, dedilhava livremente seus licks blueseiros enquanto Cat seguia o ritmo com seu violão folk. De repente, Gil e Jorge, tomados por alguma epifania exclusivamente deles, roubaram a cena.
Primeiro Cat Stevens disse “Não sou guitarrista para enfrentar isso” e abandonou o navio. Reconhecendo que seu blues não cabia naquela salada sonora, Clapton largou mão da batalha para ficar observando aqueles dois monstros se desafiando, frente a frente, encharcados de suor. E quem esteve presente diz que o que se seguiu ao longo da noite foi sem sombra de dúvida um dos pontos altos da música brasileira.
Gil e Jorge compunham uma complexa jam band de dois membros capaz de fazer a cabeça de qualquer bom entendedor.
A batalha resultou em empate técnico e numa plateia igualmente talentosa extasiada por ter visto algo tão encantador, sobretudo o próprio Midani, que pediu aos dois que entrassem no estúdio para repetir aquilo que acabara de presenciar. Poucos dias depois, supervisionados por Paulinho Tapajós e Perinho Albuquerque, gravariam o mítico “Gil & Jorge Ogum Xangô”.
Poucas pessoas estiveram envolvidas no projeto, a ideia era justamente apontar as atenções para aquelas duas figuras carismáticas e deixar que a criatividade falasse mais alto que a lógica. Para dar liga à receita, incluíram no time somente o baixista Luís Wagner e o percussionista Djalma Correa.
Com pouco ensaio e num curto período, gravaram o LP em tomadas enormes, algumas chegando a mais de dez, quase quinze minutos. Nos estúdios da Philips, os músicos buscaram repetir a magia daquela noite, travando outra vez um dialogo desvairado, com uma fluência permitida somente a eles.
Para quem não os ouviu na lendária festa, o resultado é único. Os mestres se fundem, duelam, brincam: Gil vira Jorge, Jorge vira Gil – Ogum, Xangô, harmonia e melodia.
Por mais que Midani julgasse estritamente necessário que o trabalho saísse, aquele álbum duplo com apenas nove músicas obteve pouca repercussão no mercado, o que já era de se esperar. Em LP, “Gil & Jorge” nunca fora reeditado.
Porém, a crítica foi generosa com o resultado, ao julgar que aquela uma hora e meia de música era pura e irretocável. De fato, a despretensão que faz deste disco mágico e único na discografia brasileira.
Ainda que impopular nas vendagens, “Gil & Jorge” se transformou em um clássico cult, sendo reconhecido até pelo público internacional como um dos pontos altos da música brasileira. Depois disso, tanto o baiano quanto o carioca passariam a buscar em suas carreiras uma trilha mais sóbria e popular: Gil revisitaria suas origens nordestinas e Jorge abraçaria de vez a guitarra elétrica.
Gil & Jorge – Ogum, Xangô (1975)