Carlos Braz é agitador cultural e historiador. Idealizador do Festival Freakshow e toca na banda Iguanas.

MINUTO ROCK

17

 

Radiohead

 Gigante dócil

Por Carlos Braz

Radiohead é uma banda inglesa, nascida durante a era grunge. No entanto, conseguiram se desvincular tanto do grunge, quanto da Britpop, para, em 1997, tornar-se uma das gigantes dos anos 90. Na década seguinte, a banda se reinventou, mantendo-se como uma das maiores bandas do mundo.

A banda surgiu em Oxford, em 1991. Formada por Thom Yorke(vocal/guitarra), Ed O’Brien (guitarra), Phil Selway (bateria), Jonny Greenwood (guitarra/teclados) e Colin Greenwood (baixo). Todos já tocavam juntos desde 1985, em uma banda chamada On Friday. Em 1991, decidiram formar a Radiohead. Em 1992, lançaram Drill, um EP com 4 músicas. O trabalho não conseguiu atrair a atenção da imprensa inglesa. No entanto, com o lançamento do primeiro álbum, Pablo Honey, em 1993, a música Creep se tornou um sucesso mundial. Creep era muito parecida com a fórmula do grunge, estilo musical que dominou o início dos anos 90, por isso, inicialmente, a banda foi associada ao estilo.

O álbum The Bends foi lançado em 1995, contendo as excelentes músicas, My Iron Lung, Fake Plastic Trees, Street Spirit, Just e High and Dry. O disco teve ótima aceitação da crítica especializada. Alcançou o sucesso em diversos países. Embora tenha sido lançado no auge do movimento Britpop, uma tentativa de resposta inglesa ao movimento grunge, a banda repudiava o movimento do Reino Unido.

Em 1997, Ok Computer, terceiro álbum, foi aclamado pela crítica como um dos melhores e mais inovadores álbuns de rock dos anos 90. Por isso, o álbum rendeu à banda um Grammy na categoria Melhor Performance de Rock Alternativo.

Enquanto isso, no Brasil, a banda era praticamente desconhecida. Em 1997, a internet ainda não havia se popularizado e poucos tinham acesso à rede. A MTV era o principal meio de acesso às novidades musicais, porém, o canal só era aberto nas capitais. No restante do país, apenas quem possuía antena parabólica ou TV por assinatura conseguia acesso ao canal musical. Contudo, em 1998, foi lançado na TV aberta, um emocionante vídeo de uma campanha sobre a Síndrome de Down. O comercial contava a história duas crianças, dois meninos, um deles era o Carlinhos, e a música de fundo era Fake Plastic Trees, do segundo álbum do Radiohead. Instantaneamente, a música se tornou um hit no Brasil. As pessoas iam às lojas procurando pelo CD com a “música do Carlinhos”, o que fez com que a gravadora colocasse um adesivo na capa do álbum The Bends, informando que o CD trazia a música “Fake Plastic Trees” do comercial do Carlinhos.

Após o sucesso mundial do álbum Ok Computer, o Radiohead levou três anos para lançar um novo trabalho. Em 2000, a banda surpreendeu a todos com o álbum Kid A, um disco com uma mudança radical, abandonando um som baseado em guitarras, para flertar com a música eletrônica e o jazz, trilhando um caminho de experimentalismo. O disco dividiu opinião dos fãs e críticos. Alguns aclamaram o trabalho, outros classificaram o trabalho de indecifrável e anti-rock.

Em 2001, foi lançado o álbum Amnesic, uma continuação do Kid A.

Em 2003, a banda lançou o álbum Hail To the Thief, No qual o experimentalismo predominava, assim como nos dois álbuns anteriores. No entanto, faixas como 2+2=5 e a excelente There There traziam de volta o uso das guitarras.

Em 2007, já com a internet popularizada, a banda foi pioneira ao lançar um álbum para download, onde as pessoas escolhiam o quanto queriam pagar pelo disco In Rainbows.

Os dois últimos lançamentos da banda foram, The King of Limbs, em 2011, e A Moon Shaped Pool, em 2016. Embora a banda tenha três guitarristas, o instrumento nunca voltou a ser utilizado como nos três primeiros álbuns, exceto, nas apresentações ao vivo.

Em 11 de maio de 2018, a banda voltou a ganhar destaque no Brasil. A música Weird Fishes / Arpeggi, de 2007, foi utilizada na cena final da novela O Outro Lado do Paraíso, da Rede Globo, o que fez com que o Radiohead fosse imediatamente para o Trending Topics (assuntos mais comentados) do Twitter.

Com ou sem guitarras, Radiohead continua sendo uma banda gigante.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite seu nome