Inverno

O inverno é a estação do ano conceitualmente conhecida pela redução das temperaturas, embora os seus efeitos ocorram de diferentes formas nas diferentes áreas.

Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena em Geografia Física

O inverno é uma das quatro estações, sendo comumente caracterizado por ser a época do ano em que se apresentam as menores temperaturas. Os seus efeitos, no entanto, são mais intensamente sentidos nas áreas de maiores latitudes, ou seja, nas faixas do globo mais afastadas da Linha do Equador.

O início do inverno acontece no dia 21 de junho para o hemisfério sul, estendendo-se até por volta do dia 23 de setembro. Já no hemisfério norte, o inverno vai do dia 22 de dezembro até o dia 21 de março. Culturalmente, o inverno associa-se ao natal justamente pela influência dos países do norte, haja vista que, no território brasileiro, essa data comemorativa ocorre durante o verão.

A origem do inverno está associada ao período do ano conhecido como solstício, que se manifesta quando dias e noites possuem durações diferentes em razão da desigual iluminação dos hemisférios pela radiação solar. Assim, enquanto é inverno em um dos hemisférios da Terra (menor incidência de luz), é verão no outro. Para diferenciar, desse modo, os dois períodos do ano em que os solstícios ocorrem, eles foram classificados em solstícios de verão e de inverno.

Do ponto de vista oficial, a data de início do inverno é marcada para o momento do ano em que o solstício está no seu ápice, ou seja, o dia em que a noite é mais longa e o dia é mais curto. Dessa forma, no decorrer dessa estação, as noites vão ficando gradativamente mais curtas e a iluminação solar vai aumentando até a ocorrência do equinócio de primavera.

Se considerarmos apenas as características do inverno no Brasil, podemos verificar que o nosso território não costuma apresentar aqueles ambientes tipicamente associados a essa estação, como a neve. Isso ocorre pela posição geográfica do país, pela grande diferenciação latitudinal e pelos maiores efeitos da tropicalidade sobre o clima. A queda das temperaturas ocorre em maior grau na região Sul e em algumas áreas do Sudeste, ao passo que no Centro-Oeste o clima torna-se mais seco e um pouco mais frio nos dois primeiros meses dessa estação. Mais ao Norte e Nordeste do país, os efeitos são menos perceptíveis.

Curiosidades sobre o inverno:
  • É a época do ano com os dias mais curtos e temperaturas mais baixas.
  • A maioria das árvores e plantas crescem a um ritmo muito reduzido durante o inverno uma vez que perdem as folhas e consequentemente não conseguem fazer fotossíntese.
  • No hemisfério norte, é durante o inverno que a terra se encontra mais próxima do sol. Apesar de parecer contra intuitivo, esta é uma realidade. No entanto, devido ao eixo de inclinação da terra em relação ao sol, os raios solares tem mais dificuldade em penetrar a atmosfera terrestre, daí esta ser a estação mais fria do ano.
  • As temperaturas sentidas durante o inverno variam conforme a localização do país. Regra geral, quanto mais próximo dos pólos mais baixa é a temperatura.
  • No hemisfério norte, (por exemplo Portugal) os meses mais frios são Dezembro, Janeiro e Fevereiro. No entanto, no hemisfério sul (por exemplo Brasil) os meses mais frios são Junho, Julho e Agosto.
  • A temperatura mais baixa de sempre foi registada na estação de Vostok na Antártida a 21 de Julho de 1983. Estavam -89.2°C nesse dia.
  • A temperatura mais baixa de sempre já registada em Portugal foi −16 °C. Ocorreu em Penhas da Saúde (Covilhã) a 16 de Janeiro de 1945 e 5 de Fevereiro de 1954.
  • A cor do pelo de alguns animais muda durante os meses de inverno. Por exemplo, o pêlo da Raposa do Ártico muda para branco durante o inverno para se camuflar melhor na neve. (Leia também: 10 animais que usam camuflagem).
  • Nas regiões mais frias, alguns animais hibernam enquanto outros migram para zonas com climas mais amenos. Um bom exemplo é o urso polar que hiberna durante o inverno, podendo o seu ritmo cardíaco reduzir para apenas 8 batimentos por minuto e consegue sobreviver até 100 dias sem se alimentar.
  • Algumas regiões do nosso planeta encontram-se constantemente cobertas por gelo. Os locais mais próximos do pólo Norte e pólo Sul são os melhores exemplos. Aí as temperaturas são inferiores a 0°C durante todo o ano.
  • A utilização de roupas de cor escura durante o inverno é benéfico, uma vez que tem uma maior capacidade de absorver o calor. Por outro lado, a roupa clara reflecte o calor, fazendo com que sintamos mais frio.
  • Para manter o corpo quente é preferível utilizar várias camadas de roupa fina em vez de poucas camadas de roupa grossa.
  • O nosso corpo em condições normais mantém a temperatura corporal próxima dos 37 °C, por isso quando sentimos frio os nossos músculos começam a mover-se involuntariamente de forma a gerar calor e manter essa temperatura. É por isso que trememos quando estamos com frio.
  • É durante o inverno que os fenómenos naturais da aurora boreal e aurora austral podem ser observados.

 

 

 

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite seu nome