https://aventurasnahistoria.uol.com.br/

Como surgiu a pizza?

A pizza como conhecemos nasceu em Nápoles, mas a ideia tem uma longa história

Por Lucas Vasconcellos

Por volta de 7 mil anos atrás, na Mesopotâmia, vivia-se o Neolítico, a última Idade da Pedra. E pedras usavam-se para triturar o trigo. À farinha que surgia, misturava-se água, criando uma massa – então assada sobre pedras quentes. O produto final era um disco, não muito diferente do pão sírio, da tortilha de trigo mexicana ou do roti indiano.

Quanto mais esse tipo de pão era assado, e espalhado entre outras civilizações da época, mais criativos os padeiros ficavam. Até que “em algum lugar no mundo antigo alguém teve a ideia de usar o pão como um prato, cobrindo-o com molho ou pedaços de alimentos”, diz Carol Helstosky, da Universidade de Denver, em seu livro Pizaa: Uma História Global.

O próximo passo rumo à pizza que conhecemos hoje se deu na Grécia antiga, quando o pão com função de prato foi assado com temperos e mel. A cada povo que atingia, a massa recebia novas coberturas. Os romanos, por exemplo, colocavam sobre ela uma mistura de queijos, mel e folhas de louro.

O porto de Nápoles serviu de entrada na Itália, pelas mãos dos turcos, no século 11. Por ser barata, era consumida por camponeses. Também foi ali que apareceu o termo “pizza”, com origem no germânico bizzo – algo como “mordida”, “bocado”. Ou talvez direto do grego pitta, como eles ainda hoje chamam o pão sírio (cuja origem é grega).

pizza sendo servida, Pizza, comida / bebida, comida, pizzas, queijo, mussarela, fast food, fatia, assado

Apesar do surgimento grego, Nápoles é considerada o berço da pizza que conhecemos hoje em dia, tanto em sabor quanto em aparência. O tomate, que chegou à Europa, vindo da América, no século 16, foi ignorado por mais de um século, porque se acreditava ser venenoso. Foi em Nápoles, em 1692, que foi parar pela primeira vez num livro de receitas.

Pizza, Pizzaria, Alimentos, Italiano, Cozinha

A pizza deixou de ser exclusividade das ruas em 1830 com o restaurante Antica Pizzeria Port’Alba, ainda em funcionamento. Em 1889, o rei Humberto I e a rainha Marghuerita, durante uma visita a Nápoles, viram pessoas comendo pizza. Atendendo a um pedido da rainha para uma pizza especial, Pietro Colicchio lembrou das cores da bandeira italiana e fez uma versão com queijo, tomate e manjericão – a margherita, no restaurante Brandi, ainda de portas abertas. A pizza conquistaria a família real e, em breve, o mundo.

pizzaprime-logotipo-2020

Criação da pizza margherita - Pontocom Pizza

Você sabia que se questionam sobre a verdadeira origem da pizza? Apesar de todos acharem que é na Itália no século XVI, há relatos que ela possa ter surgido bem antes de Cristo. Ficou curioso para saber mais sobre esse prato? Então, desvende 10 curiosidades agora.

1. Não se sabe quando a pizza teve origem

Como já adiantamos, a origem da pizza é questionável. A que nós conhecemos, que tem tomate, queijo e outros recheios, surgiu em Nápoles, na Itália, por volta de 1520.

Porém, há relatos que em meados de 6 a.C, os soldados assavam pães arredondados em seus escudos.

2. A primeira pizzaria é de Nápoles

Se a origem da pizza é questionável, a primeira pizzaria existe até hoje em Nápoles, na Itália. A Antica Pizzeria Port’Alba foi fundada em 1830.

3. O tomate veio só depois

Mesmo parecendo pares perfeitos e inseparáveis, o tomate começou a ser usado na pizza somente no século XVI. O motivo é que foi só nessa época que ele se popularizou na Europa.

4. A pizza tem uma precursora

A focaccia é um dos mais antigos pães feitos na Itália. Há boatos que a pizza surgiu através de uma tentativa de adaptar esse prato.

Depois que a pizza surgiu, ela já passou por várias transformações. Já a focaccia permanece intacta.

5. Ela foi a base da alimentação dos italianos

Pensou em comer pizza no café da manhã, no almoço e no jantar? Era assim que os italianos se alimentavam no século XIX. O prato era considerado a base da alimentação deles.

6. Existe um campeonato de pizzas

World Championship Pizza elege os melhores pizzaiolos e padeiros do mundo. Tem até um hall da fama para que os que se destacarem!

7. A pizza de margherita foi criada para uma rainha

A pizza de margherita foi criada pelo pizzaiolo Raffaele Esposito no final do século XIX.

A história conta que o Raffaele teve que criar três versões originais de sabores de pizzas para a rainha Margherita e o rei Umberto I.

Uma delas foi inspirada nas cores da bandeira italiana (verde, branca e vermelha), a margherita. O verde ficou representado pelo manjericão, o branco pelo queijo e o vermelho, pelo tomate.

Pizza, Alimentos, Fast-Food, Muzarella

8. A pizza era um alimento dos plebeus

Quem vê a pizza sendo amplamente consumida em todo o mundo, nem imagina que antigamente ela era um alimento consumido por plebeus.

Por esse motivo, a nobreza não dava a devida importância para o prato. Somente com o Raffaele Esposito que a pizza ganhou o reconhecimento e o paladar dos nobres.

9. Nápoles é o berço da pizza moderna

Em 2009, foi feito um decreto pela União Europeia que reconheceu Nápoles como o berço da pizza moderna.

A batalha durou mais de quatro séculos!

A pizza napolitana, que tem apenas tomate e mussarela de búfala, também tem origem em Nápoles.

pessoa, fatiar, pizza de calabresa, queijo, comida, mussarela, refresco,  crosta, restaurante, mão humana | Pxfuel

10. Já virou até poesia

No século 3 a.C., o historiador romano Marcus Porcius Cato escreveu: Massa lista, rodada, temperada com azeite, ervas e mel e cozida na pedra. Acredita-se que a menção possa ser uma descrição de como era a pizza naquela época.

A pizza, que é tão popular ao redor do mundo, tem muita história para ser contada, não é mesmo?

Compre um combo especial da PIZZARIA PRIMUS, apresente nosso cupom e ganhe  desconto!

11. Você acha que come muita pizza?

Somente nos Estados Unidos, estipula-se que são vendidas 350 fatias de pizza a cada segundo!

12. O dia em que as pessoas mais comem pizza no mundo.

Os sábados são os dias preferidos no mundo inteiro das pessoas pedirem pizza, segundo pesquisa realizada pela ECD Food Service.

5-dicas-para-conseguir-lucrar-com-um-rodizio-de-pizza.jpeg - Blog Nova Safra

12. Os países que mais pedem pizza.

Segundo a mesma pesquisa, o ranking dos países que mais comem pizza fica em primeiro lugar os EUA, pois 95% dos americanos comem pizza regularmente. O segundo lugar fica conosco, os brasileiros consomem cerca de 1,7 milhões de pizzas no ano e para fechar o top 3 temos os franceses, estipulam que um francês come em média 5 quilos de pizza por ano. O ranking segue com a Itália em quarto e em quinto pela Austrália.

13. Um dia só para a pizza.

No dia 10 de julho de 1985 foi realizado um concurso em São Paulo, promovido pelo secretário de turismo da época, Caio Luis de Carvalho, que elegeu as 10 melhores pizzarias da cidade. A repercussão foi tão grande que o então secretário instituiu essa a data para comemorar o dia pelo Brasil.

Pizza, Salsichas, Salsicha

14. “Acabar em pizza”.

A expressão “acabar em pizza” surgiu no Palmeiras, na década de 50. Um dia, houve uma grande discussão entre os diretores do clube, mas após a calorosa reunião, todos foram para uma pizzaria e deixaram a confusão para trás. A explicação foi dada pelo jornalista Eduardo Martins, autor do manual de redação do jornal O Estado de São Paulo.

15. Significado de Pizza.

A palavra “pizza” vem do latim picea, que designa o objeto torrado pelo fogo.

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite seu nome